Autor Tópico: Restauração do Ubuntu  (Lida 21036 vezes)

Offline neolibert

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 9
  • Nunca diga que não consegue, sem ao menos tentar
    • Ver perfil
Restauração do Ubuntu
« Online: 03 de Agosto de 2007, 07:18 »
Bem galera é o seguinte, sou novato aqui neste mundo LINUX e estou tentando adquirir conhecimentos na base da tentativa e acerto. O problemas é que com essas tentativas fiz muita "kaka" no UBUNTU. Como por exemplo tentei instalar o Compiz-Fusion, mas foi sem sucesso, agora minha área de trabalho est sem efeito.
Vocês poderiam me informar se existe uma forma de restaurar o linux para que ele volte as configurações iniciais de quando eu instalei?
E mais, existe uma opção tipo do Janela$ em que você pode criar pontos de restauração do sistema?
Intel Pentium 4 3.0 GHZ
Asus P4S800D-X
2.0 GB RAM DDR 400 Kingston
ATI Radeon 9600 Pro 128MB
HDs SATA Seagate 80 / 160GB
Gravador DVD's LG e Samsung
Monitor Lg 19" LCD

Offline jomafras

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.009
  • 17.04 Zesty Zapus
    • Ver perfil
Re: Restauração do Ubuntu
« Resposta #1 Online: 03 de Agosto de 2007, 09:18 »
Tente pelo terminal se tiver jeito ou, então, pelo console de recuperação (Ctrl + Alt + F1):
Código: [Selecionar]
sudo dpkg-reconfigure xserver-xorgQuando chegar no driver da placa de vídeo escolha vesa e, quando terminar a configuração reinicie o computador.
Depois vc desisntala o compiz-fusion e acerta o driver correto da sua placa de video.
O Ubuntu sem dúvida é a melhor Distro.
Pesquise primeiro... só depois abra um tópico.
Canal do YouTube - Blog

arlei

  • Visitante
Re: Restauração do Ubuntu
« Resposta #2 Online: 03 de Agosto de 2007, 10:10 »
Amigos,

aproveitando a dúvida do neolibert irei postar abaixo uma informação que li no blog de nosso colega n3to administrador aqui do fórum:

Citar
"A algum tempo procuro algum programa que possa fazer o mesmo que o Ponto de restauração do Windows ou o Time Machine do Leopard. Bem não é que perdido na madrugada achei. Ele se chama TimeVault ainda é um alpha mas promete, você pode baixa-lo aqui https://launchpad.net/timevault/. Após instalar o TimeVault será pedido para fazer logout do usuario. Após o logout você o encontrará em Aplicações > Ferramentas do Sistema > TimeVault . Abrindo o nautilus você verá em alguns diretórios o desenho de um relógio, isso mostra que o TimeVault criou um ponto de restauração para esse diretório, clicando com o botão direito nesse diretório e abrindo Propriedades você vera uma nova aba com os pontos de restauração para esse diretório. Agora se você apagar um arquivo por engano pode recuperar ele."

Bem, como pode ser visto em suas declarações, trata-se ainda de um alpha, mais pelo visto será muito bem vindo para suprir esta necessidade que seguidamente vejo usuários questionando.

Agora vou informar meu procedimento pessoal com relação a estas questões:

Eu faço uso do programa partimage, que é um aplicativo shell script em dialog que tem como finalidade clonar (criar imagens) de suas partições. Como a principal necessidade nestes casos é clonar a partição do sistema, é necessário que o mesmo seja usado a partir de um live CD, pois a partição a ser clonada não pode estar montada. Eu uso e aconselho o live CD Parted Magic, que tem além desta outras ferramentas úteis, interface gráfica, um ótimo reconhecimento do hardware e apenas poucos megas que o fazem caber em um mini-CD.

Bem como podem ver, com minhas partições clonadas e salvas em um DVD ou outra disco/partição, em caso de algum problema basta restaurar a imagem da partição para ter seu sistema exatamente como era quando foi clonado.

Neste link aqui vcs encontram um ótimo tutorial de como usar o partimage.

T+
Arlei

Offline neolibert

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 9
  • Nunca diga que não consegue, sem ao menos tentar
    • Ver perfil
Re: Restauração do Ubuntu
« Resposta #3 Online: 03 de Agosto de 2007, 10:32 »
Amigos, obrigado pelas dicas. Assim que chegar em casa estarei efetuando os testes.
Ainda estou com algumas duvidas:
Minha placa de vídeo é uma ATI Radeon 9600 pro com 128 MB, mesmo assim no console de recuperação eu devo escolher vesa?
Esta opção de utilizar o console ele restaura tudo ou só a parte gráfica referente ao compiz-fuzion?

Arlei fiquei com uma duvida com relação ao que vc me informou sobre o partimage.
Eu instalei o meu Ubuntu através do Wubi  — Windows Ubuntu Installer 7.04.04. Veja abaixo a descrição dele. Mesmo assim eu conseguiria efetuar a operação do partimage?


Wubi  — Windows Ubuntu Installer 7.04.04
Wubi é uma inovação para os entusiastas do software livre ou para aqueles que sempre quiseram instalar o Linux, mas não sabiam como particionar seu disco rígido. Este pacote é um instalador do Ubuntu, uma das distribuições Linux mais atualizadas e de fácil acesso, dentro do próprio Windows. O Ubuntu é baseado no Debian e na última versão incorporou a tecnologia XGL.

A vantagem deste instalador é que não são necessárias partições. Durante a inicialização (boot) do sistema, você escolhe qual sistema operacional quer usar. O Wubi não fica devendo em nada em performance ao Ubuntu tradicional e apresenta as mesmas funcionalidades. De brinde você ainda ganha dois softwares instalado no pacote: o Mozilla Firefox e o OpenOffice.

Antes de ter medo do Linux, fique tranqüilo: há um prático desinstalador que retira o Ubuntu da sua máquina da mesma maneira que qualquer outro programa. E, falando em instalação, existe um novo instalador incorporado no pacote: o Lupin.

Lupin, um instalador semelhante ao do Windows

Lupin é um mecanismo de instalação muito semelhante ao do Windows, no qual o próprio sistema operacional monta os pacote e os distribui nos diretórios necessários. Isso evita muita dor de cabeça e deixa o Ubuntu acessível ao usuário mais leigo, além de facilitar a vida de quem já conhece o sistema.

O Lupin não contém o instalador, ele usa um arquivo ISO para numa analogia "descompactar" (para os mais puristas o termo correta seria "montar") o conteúdo.

Como Funciona?

Após instalar o Wubi, o programa baixará automaticamente a distribuição Ubuntu, a qual possui cerca de 700 MegaBytes. Assim, ao reiniciar o computador, o usuário poderá escolher entre Windows ou Linux (Ubuntu). Ao selecionar o SO de código-fonte aberto, o sistema se encarregará de instalá-lo automaticamente — o que pode demorar um pouco na primeira vez. Uma vez instalado, basta escolher com qual sistema você deseja entrar no computador quando ele é ligado: Windows ou Ubuntu!
Intel Pentium 4 3.0 GHZ
Asus P4S800D-X
2.0 GB RAM DDR 400 Kingston
ATI Radeon 9600 Pro 128MB
HDs SATA Seagate 80 / 160GB
Gravador DVD's LG e Samsung
Monitor Lg 19" LCD

Offline jomafras

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.009
  • 17.04 Zesty Zapus
    • Ver perfil
Re: Restauração do Ubuntu
« Resposta #4 Online: 03 de Agosto de 2007, 11:07 »
Quanto a colocar o vesa na configuração é pra vc poder entrar sem problema...a sua ATI vc instala depois pelo Gerenciador de Drivers Restritos (ou outro meio que vc achar melhor).
A opção do console tem parte gráfica, teclado, mouse...
Pra consertar alguma kaka do sistema teria que ser com uma dica igual a do arlei...
Quanto ao partimage eu gravei o Live CD aqui seguindo essa dica do arlei a algum tempo...ainda não usei porque meu Ubuntu sempre foi "firme como rocha" e, convive pacificamente com o Janela$...hehehe!!!
O Ubuntu sem dúvida é a melhor Distro.
Pesquise primeiro... só depois abra um tópico.
Canal do YouTube - Blog

arlei

  • Visitante
Re: Restauração do Ubuntu
« Resposta #5 Online: 03 de Agosto de 2007, 12:58 »
Olha neolibert,

eu particularmente não conheço o Wubi, mais pelo que vejo acho que não será possível com o Partimage, pois o mesmo até onde sei não trabalha bem com sistemas de arquivo NTFS, embora funcione perfeitamente com FAT32. Nesta caso imagino ser mais simples ainda, afinal deve bastar vc fazer uma cópia do diretório onde se encontra o Wubi e os sistema instalado.

Agora como disse antes, não conheço o Wubi, portanto não sei se até posso estar escrevendo alguma besteira.

T+
Arlei

Offline neolibert

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 9
  • Nunca diga que não consegue, sem ao menos tentar
    • Ver perfil
Re: Restauração do Ubuntu
« Resposta #6 Online: 04 de Agosto de 2007, 14:44 »
Arlei, mais uma vez obrigado pela ajuda.
Eu instalei aqui o TimeVault, e ele pede para selecionar alguns diretórios.
Quais os diretórios mais importante que devo selecionar para que ele possa criar os pontos de restauração?
Sobre o que você disse: "Abrindo o nautilus você verá em alguns diretórios o desenho de um relógio, isso mostra que o TimeVault criou um ponto de restauração para esse diretório, clicando com o botão direito nesse diretório e abrindo Propriedades você vera uma nova aba com os pontos de restauração para esse diretório." Não consegui observar este ponto, você poderia me ajudar?
Intel Pentium 4 3.0 GHZ
Asus P4S800D-X
2.0 GB RAM DDR 400 Kingston
ATI Radeon 9600 Pro 128MB
HDs SATA Seagate 80 / 160GB
Gravador DVD's LG e Samsung
Monitor Lg 19" LCD

Offline kleber81

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 6
    • Ver perfil
Re: Restauração do Ubuntu
« Resposta #7 Online: 24 de Setembro de 2007, 21:48 »
pow....,

tentei fazer a restauacaum pelo CTRL+ALT+F1..
mas eu nem sei ... como faz ai...
tipo... tah todo zuado o ubuntu... tipo tah sem os botoes de fechar e minizar e tudo mais.. entaum... eh...
como eu faco pra tudo isso voltar ao normal e pro teclado voltar ao padrao PT...
sauhsuhsa..
tentei ver no google.. mas sem acentuacaum fica mais dificil ..
vlw ai..
teh

Offline Marcopolo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 705
  • Ubuntu forever, ever!!
    • Ver perfil
Re: Restauração do Ubuntu
« Resposta #8 Online: 25 de Setembro de 2007, 10:30 »
Amigos,

aproveitando a dúvida do neolibert irei postar abaixo uma informação que li no blog de nosso colega n3to administrador aqui do fórum:

Citar
"A algum tempo procuro algum programa que possa fazer o mesmo que o Ponto de restauração do Windows ou o Time Machine do Leopard. Bem não é que perdido na madrugada achei. Ele se chama TimeVault ainda é um alpha mas promete, você pode baixa-lo aqui https://launchpad.net/timevault/. Após instalar o TimeVault será pedido para fazer logout do usuario. Após o logout você o encontrará em Aplicações > Ferramentas do Sistema > TimeVault . Abrindo o nautilus você verá em alguns diretórios o desenho de um relógio, isso mostra que o TimeVault criou um ponto de restauração para esse diretório, clicando com o botão direito nesse diretório e abrindo Propriedades você vera uma nova aba com os pontos de restauração para esse diretório. Agora se você apagar um arquivo por engano pode recuperar ele."

Bem, como pode ser visto em suas declarações, trata-se ainda de um alpha, mais pelo visto será muito bem vindo para suprir esta necessidade que seguidamente vejo usuários questionando.

Agora vou informar meu procedimento pessoal com relação a estas questões:

Eu faço uso do programa partimage, que é um aplicativo shell script em dialog que tem como finalidade clonar (criar imagens) de suas partições. Como a principal necessidade nestes casos é clonar a partição do sistema, é necessário que o mesmo seja usado a partir de um live CD, pois a partição a ser clonada não pode estar montada. Eu uso e aconselho o live CD Parted Magic, que tem além desta outras ferramentas úteis, interface gráfica, um ótimo reconhecimento do hardware e apenas poucos megas que o fazem caber em um mini-CD.

Bem como podem ver, com minhas partições clonadas e salvas em um DVD ou outra disco/partição, em caso de algum problema basta restaurar a imagem da partição para ter seu sistema exatamente como era quando foi clonado.

Neste link aqui vcs encontram um ótimo tutorial de como usar o partimage.

T+
Arlei

Arlei, vc poderia informar com mais detalhes como usar esse programa de restauração, por favor?
Eu fui lá na aba criada por ele, mas não identifiquei nada que possa ser um ponto de restauração.
Gde abraço,

Marcopolo.
Desktop, Intel Core i7, 64 bits, Win10 e Ubuntu 20.04 LTS, SSD 240 GB, 8 GB. s. Vaio 15S 8GB -SSD 240 GB,Ubuntu 20.04, LTS, Mint Cinnamon. Mini PC Blitz Woif com Ubuntu 22.04 LTS e Mint 20.1

arlei

  • Visitante
Re: Restauração do Ubuntu
« Resposta #9 Online: 25 de Setembro de 2007, 15:19 »
Olá Marcopolo.

Olha, se é sobre o TimeVault que vc esta se referindo infelizmente não poderei ajuda-lo. Eu nunca fiz uso desta ferramenta e como tal não sei como é seu funcionamento.

T+
Arlei

Offline Marcopolo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 705
  • Ubuntu forever, ever!!
    • Ver perfil
Re: Restauração do Ubuntu
« Resposta #10 Online: 25 de Setembro de 2007, 16:35 »
Olá Marcopolo.

Olha, se é sobre o TimeVault que vc esta se referindo infelizmente não poderei ajuda-lo. Eu nunca fiz uso desta ferramenta e como tal não sei como é seu funcionamento.

T+
Arlei

Falow, tchê!
Thanks,
[ ]s,

marcopolo.
Desktop, Intel Core i7, 64 bits, Win10 e Ubuntu 20.04 LTS, SSD 240 GB, 8 GB. s. Vaio 15S 8GB -SSD 240 GB,Ubuntu 20.04, LTS, Mint Cinnamon. Mini PC Blitz Woif com Ubuntu 22.04 LTS e Mint 20.1