Autor Tópico: Problema urgente com partições  (Lida 12918 vezes)

Offline VB5

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.564
  • Liga dos Dinos
    • Ver perfil
Re: Problema urgente com partições
« Resposta #15 Online: 02 de Agosto de 2007, 23:18 »
Acho que ocorreu algum problema na instalação do Ubuntu, já que partições extendidas não dão boot mesmo em Windows. Portanto algo modificou a tabela criando a 'sda1' Linux (sem boot) e transformando o Windows em partição extendida. A solução ( possível, não garantida!) menos dolorosa que posso ver é eliminar totalmente ( via GParted, ou mesmo um disquetinho do W98) todas as partições Linux e recuperar o MBR original. Depois disso, se o Windows voltar ( e deve!), é só reinstalar o Ubuntu corretamente.  ;)

VB5
« Última modificação: 02 de Agosto de 2007, 23:29 por VB5 »
Ubuntu 10.04 - Semprom 2600+/Asus K8N/1.5 GB RAM DDR 400/GeForce 6200/HDs: 80MB + 320 GB

Offline Glauco Hass

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 416
    • Ver perfil
Re: Problema urgente com partições
« Resposta #16 Online: 03 de Agosto de 2007, 00:15 »
Acho que teu Windows tá em (hd0,7)

Código: [Selecionar]
/dev/sda1               1        2680    21527068+  83  Linux
/dev/sda2            2681       14593    95691172+   f  Win95 (LBA) Partição Extendida
/dev/sda5            2681        3448     6168928+   7  HPFS ou NTFS
/dev/sda6            3449       12567    73248336    7  HPFS ou NTFS
/dev/sda7           12568       12693     1012063+  82  Linux swap / Solaris
/dev/sda8           12694       14593    15261718+   b  W95 FAT32

/dev/sda2 é a partição extendida em si, dentro dela estão as partições /dev/sda5 até /dev/sda8, onde deve estar o seu Windows. Tenta aí.
« Última modificação: 03 de Agosto de 2007, 00:31 por Glauco Hass »

Offline dupont

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 12
    • Ver perfil
Re: Problema urgente com partições
« Resposta #17 Online: 03 de Agosto de 2007, 11:33 »
De certo modo resolvi. Primeiramente tentei reinstalar meu win e na hora de modificar as partições vi que meu HD ia ficar muito "picotado". Usei o Ubuntu para gravar um CD com uns arquivos importantes, dei boot pelo cd do winxp deletei todas as partições e criei apenas 1 nova com 40GB. Instalei o win nessa partição.
Agora pretendo criar uma partição FAT32 com uns 60GB para botar arquivos do tipo música, vídeos e fotos, para que eu possa acessar esses arquivos pelos 2 sistemas operacionais.
No restante do meh HD vou por o Ubuntu. Mas estou com medo que ele não detecte a partição do win e que eu não consiga dar boot :/

Offline aken9879

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 26
    • Ver perfil
Re: Problema urgente com partições
« Resposta #18 Online: 03 de Agosto de 2007, 11:49 »
não sou nenhum bala no linux q nem a galera aí não, mas depois de fazer alguma cagada na primeira vez q instalei o ubuntu, consegui re-particionar meu HD sem mexer na partição do win, então axo que aprendi alguma coisa no processo ;)

Se vc fez o que disse acima, então está tudo certo, é só instalar o Ubuntu de novo, mas quando aparecer o particionador da instalação, MUITA CALMA NESSA HORA rrsrsrs ;). Isso de o Ubuntu não detectar a partição win simplesmente não acontece, ele detecta e é só vc não mexer nela, o que aconteceu antes foi alguma outra coisa, provavelmente erro humano mesmo.

boa sorte

Offline zoroastro

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 614
  • Membro de Honra
    • Ver perfil
Re: Problema urgente com partições
« Resposta #19 Online: 03 de Agosto de 2007, 12:33 »
Veja no gparted se na partição do Win tá marcado boot  abaixo de Flags
eu não sei como executar o gparted. apenas consegui instalá-lo.
:/

vai no terminal e digita
sudo gparted

Offline zoroastro

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 614
  • Membro de Honra
    • Ver perfil
Re: Problema urgente com partições
« Resposta #20 Online: 03 de Agosto de 2007, 12:37 »
De certo modo resolvi. Primeiramente tentei reinstalar meu win e na hora de modificar as partições vi que meu HD ia ficar muito "picotado". Usei o Ubuntu para gravar um CD com uns arquivos importantes, dei boot pelo cd do winxp deletei todas as partições e criei apenas 1 nova com 40GB. Instalei o win nessa partição.
Agora pretendo criar uma partição FAT32 com uns 60GB para botar arquivos do tipo música, vídeos e fotos, para que eu possa acessar esses arquivos pelos 2 sistemas operacionais.
No restante do meh HD vou por o Ubuntu. Mas estou com medo que ele não detecte a partição do win e que eu não consiga dar boot :/

pode ficar tranquilo amigo, agora vc vai instalar no modo certo. Todos que instalam o Ubuntu com dual boot com win$ fazem assim, nao há porque dar errado!

quando vc for instalar, sugiro vc e ir no terminal e digitar
Código: [Selecionar]
sugo gparted
daí vc reparticiona, reinicia no windows, ve se tá dando boot, e roda denovo o live-CD, e instala o Ubuntu com a partição já separada ;)
« Última modificação: 03 de Agosto de 2007, 12:39 por zoroastro »

Offline jomafras

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.009
  • 17.04 Zesty Zapus
    • Ver perfil
Re: Problema urgente com partições
« Resposta #21 Online: 03 de Agosto de 2007, 12:44 »
De certo modo resolvi. Primeiramente tentei reinstalar meu win e na hora de modificar as partições vi que meu HD ia ficar muito "picotado". Usei o Ubuntu para gravar um CD com uns arquivos importantes, dei boot pelo cd do winxp deletei todas as partições e criei apenas 1 nova com 40GB. Instalei o win nessa partição.
Agora pretendo criar uma partição FAT32 com uns 60GB para botar arquivos do tipo música, vídeos e fotos, para que eu possa acessar esses arquivos pelos 2 sistemas operacionais.
No restante do meh HD vou por o Ubuntu. Mas estou com medo que ele não detecte a partição do win e que eu não consiga dar boot :/


É só instalar o Grub na MBR que tudo vai dar certo...
O Ubuntu sem dúvida é a melhor Distro.
Pesquise primeiro... só depois abra um tópico.
Canal do YouTube - Blog

Offline dupont

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 12
    • Ver perfil
Re: Problema urgente com partições
« Resposta #22 Online: 03 de Agosto de 2007, 12:58 »
De certo modo resolvi. Primeiramente tentei reinstalar meu win e na hora de modificar as partições vi que meu HD ia ficar muito "picotado". Usei o Ubuntu para gravar um CD com uns arquivos importantes, dei boot pelo cd do winxp deletei todas as partições e criei apenas 1 nova com 40GB. Instalei o win nessa partição.
Agora pretendo criar uma partição FAT32 com uns 60GB para botar arquivos do tipo música, vídeos e fotos, para que eu possa acessar esses arquivos pelos 2 sistemas operacionais.
No restante do meh HD vou por o Ubuntu. Mas estou com medo que ele não detecte a partição do win e que eu não consiga dar boot :/


É só instalar o Grub na MBR que tudo vai dar certo...

boiei..
eu não entendo nada de linux =X

Offline jomafras

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.009
  • 17.04 Zesty Zapus
    • Ver perfil
Re: Problema urgente com partições
« Resposta #23 Online: 03 de Agosto de 2007, 13:46 »
No final da instalação do Ubuntu vc será perguntado se quer instalar o Grub na MBR...responda sim e, ai o seu Windows será incluido no boot e vai funcionar...
O Ubuntu sem dúvida é a melhor Distro.
Pesquise primeiro... só depois abra um tópico.
Canal do YouTube - Blog

Offline dupont

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 12
    • Ver perfil
Re: Problema urgente com partições
« Resposta #24 Online: 03 de Agosto de 2007, 13:49 »
No final da instalação do Ubuntu vc será perguntado se quer instalar o Grub na MBR...responda sim e, ai o seu Windows será incluido no boot e vai funcionar...

ok :D

agora só por curiosidade o que é MBR?

Offline jomafras

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.009
  • 17.04 Zesty Zapus
    • Ver perfil
Re: Problema urgente com partições
« Resposta #25 Online: 03 de Agosto de 2007, 16:26 »
No final da instalação do Ubuntu vc será perguntado se quer instalar o Grub na MBR...responda sim e, ai o seu Windows será incluido no boot e vai funcionar...

ok :D

agora só por curiosidade o que é MBR?

Não me custaria nada te dizer mas, c num acha que tá na hora de começar a pesquisar um pouco? Pra instalar e usar o Ubuntu vc vai precisar...
O Ubuntu sem dúvida é a melhor Distro.
Pesquise primeiro... só depois abra um tópico.
Canal do YouTube - Blog

Offline Esfinge

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 283
  • Debian 4.0 Lenny
    • Ver perfil
Re: Problema urgente com partições
« Resposta #26 Online: 03 de Agosto de 2007, 19:03 »
No final da instalação do Ubuntu vc será perguntado se quer instalar o Grub na MBR...responda sim e, ai o seu Windows será incluido no boot e vai funcionar...

ok :D

agora só por curiosidade o que é MBR?

Não me custaria nada te dizer mas, c num acha que tá na hora de começar a pesquisar um pouco? Pra instalar e usar o Ubuntu vc vai precisar...

Haha, concordo com o pintinho, pra usar o Ubuntu precisa mesmo ter uma boa noção em vários aspectos mais obscuros, mas pra te ajudar na sua pesquisa, é uma sigla, ou abreviação, e significa Master Boot Record, agora so pesquisar o que isso significa  ;)

Offline zoroastro

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 614
  • Membro de Honra
    • Ver perfil
Re: Problema urgente com partições
« Resposta #27 Online: 03 de Agosto de 2007, 19:39 »
amigo, nao nos entenda mal mas, para qualquer Linux, seja Ubuntu ou Slackware, ou qualquer sistema operacional, seja um da Apple, um Solaris, window$ ou os prórpios Linux; seja para qualquer coisa que vc quiser entedner sobre computador; seja pra qualquer coisa na vida, se exige a pesquisa. nao nos entenda mal, ninguem nasceu com este pensamento, todos aqui um dia já perguntou algo fácil de se achar antes de Pesquisar, todos aqui um dia já preferiu esperar uma resposta que pode sair dentro de minuto, horas, dias ou talvez nunca (!) , do que Pesquisar e achar e ler a resposta para sua dúvida imediatamente.

o MBR como disse o Esfinge é o Master Boot Record, e se voce pesquisar pelo Fórum, ou pelo Google, vc vai achar outra pessoa com a mesma pergunta que a sua e com a resposta que vc precisa, então nao se assuste com o pensamento ou resposta mais radical que vc ver por aqui, afinal, de certa forma, no fundo, é mais facil para todo mundo, inclusive, principalmente para voce, que além de nao precisar de digitar e perguntar, com uma pesquisa vc acha mais conteudo do que vc precisa saber do que se alguem for te responder. ;) até mais amigo!

Offline VB5

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.564
  • Liga dos Dinos
    • Ver perfil
Re: Problema urgente com partições
« Resposta #28 Online: 03 de Agosto de 2007, 23:07 »
Ótimo post, zoroastro!... valeu, acho que explicou muito bem!...  :D

VB5
Ubuntu 10.04 - Semprom 2600+/Asus K8N/1.5 GB RAM DDR 400/GeForce 6200/HDs: 80MB + 320 GB

Offline fabiovalinhos

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 439
  • Vire a direita..para Valinhos-SP! Arch user
    • Ver perfil
Re: Problema urgente com partições
« Resposta #29 Online: 03 de Agosto de 2007, 23:15 »
Zoroastro, você detonou agora. Curti muito.

Parabéns.
7355
sudo dpkg no seu quadrado ...sudo dpkg no seu quadrado ...
http://www.youtube.com/watch?v=tHmrq0FtczM