Autor Tópico: Como faço para entrar GNOME já com senha root  (Lida 2945 vezes)

Offline orenilton

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 45
    • Ver perfil
Como faço para entrar GNOME já com senha root
« Online: 31 de Julho de 2007, 20:37 »
Olá Galera
como faço para entrar no GNOME já com usuário e senha root quando o Ubuntu inicia e pede no nome do usuário e senha

desde já agradeço

arlei

  • Visitante
Re: Como faço para entrar GNOME já com senha root
« Resposta #1 Online: 31 de Julho de 2007, 20:46 »
Olá amigo.

Bem primeiramente deve ter em mente que no Ubuntu o usuário root não vem habilitado por default, sendo que para fazer uso de seus poderes seu usuário deve usar o "sudo". Isso se deve muito a questão segurança, então portanto habilitar o root não é recomendável, e muito menos então logar em um ambiente gráfico com o mesmo, pois a probabilidade de acidentalmente "detonar" seu sistema é bastante elevada.

Abaixo segue link para vc se familiarizar melhor com estes procedimentos desta distribuição, e também para fazer o que solicitou se ainda assim desejar.

http://wiki.ubuntu-br.org/RootSudo

T+
Arlei



Offline orenilton

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 45
    • Ver perfil
Re: Como faço para entrar GNOME já com senha root
« Resposta #2 Online: 31 de Julho de 2007, 20:52 »
Olá amigo.

Bem primeiramente deve ter em mente que no Ubuntu o usuário root não vem habilitado por default, sendo que para fazer uso de seus poderes seu usuário deve usar o "sudo". Isso se deve muito a questão segurança, então portanto habilitar o root não é recomendável, e muito menos então logar em um ambiente gráfico com o mesmo, pois a probabilidade de acidentalmente "detonar" seu sistema é bastante elevada.

Abaixo segue link para vc se familiarizar melhor com estes procedimentos desta distribuição, e também para fazer o que solicitou se ainda assim desejar.

http://wiki.ubuntu-br.org/RootSudo


Valeu muito obrigado pelo o alerta

Abraço

Orenilton



T+
Arlei




Offline Cleitonsb

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 33
    • Ver perfil
Re: Como faço para entrar GNOME já com senha root
« Resposta #3 Online: 01 de Agosto de 2007, 15:32 »
Va ao menu Sistema>>Administração>>Usuarios. Ai vc clica no usuario "root" e altera sua senha. Depois va ao menu Sitema>>Administração>>Janela de inicio de sessão. E na aba "segurança", marque a opção "Permitir inicio de sessão do administrador". Pronto, é so logar denovo, agora como root.

Mas não aconselho esse procedimento, sendo que o root ja vem desabilitado para evitar que usuarios que não estão muito familiarizado com o sistema, acabe alterando alguma configuração e comprometendo o desempenho do funcionamento do mesmo. Vc pode usar o comando "sudo" no terminal, que age como sendo um administrador, bem mais seguro. O que vc pretende fazer logado como root??


alarcon

  • Visitante
Re: Como faço para entrar GNOME já com senha root
« Resposta #4 Online: 01 de Agosto de 2007, 15:39 »
Caros Arlei e Cleitonsb eu entendi diferente de vocês, acho que o colega deste post quis dizer foi entrar no sistema sem entrar com o nome e senha de acesso, ou seja quando ele dá o boot já entrar direto no ubuntu sem pedir nada, como o windows faz.

Como ele usa a senha do usuáro quando quer fazer algo como superusuário(root) acho que ele se confundiu e pediu aqui para entrar como root, mas na verdade ele não quer habilitar o root e sem senha, somente quer que não peça a senha e o login de usuário. Se não for isso, por favor orenilton, me fale ok.
« Última modificação: 01 de Agosto de 2007, 15:43 por alarcon »

Offline orenilton

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 45
    • Ver perfil
Re: Como faço para entrar GNOME já com senha root
« Resposta #5 Online: 01 de Agosto de 2007, 19:03 »
Olá Alarcon

        O que eu quero é exatamente o que  Arlei e Cleitonsb ensinaram.
        A questão é que eu não sou muito experiente com o ambiente texto, por isso procuro fazer tudo no modo gráfico pois lá eu sei o que estou fazendo.

        Quero entrar como usuário root no modo gráfico somente quando for necessário e normalmente eu fico logado no usuário comun.

Valeu pela a atenção. São pessoas como vocês que hoje eu tenho plena confiança de que o Ubuntu e o Software Livre irá crescer mais e mais

Um grande Abraço a todos
Orenilton