Autor Tópico: Campanha suja contra o Linux  (Lida 7561 vezes)

Offline rjbgbo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.889
  • Xubuntu 18.04LTS
    • Ver perfil
    • Twitter
Campanha suja contra o Linux
« Online: 30 de Julho de 2007, 09:37 »
Recebi em meu email uma newsletter do site http://www.info-mundo.net/

Citar
Software livre é software livre e nada mais

Posted: 28 Jul 2007 11:00 PM CDT

O software livre demonstra vantagens e desvantagens em relação ao software proprietário, porém nada mais é que software.

Mas, infelizmente não é isso que o pessoal pensa a respeito do software livre. Muitas pessoas que não conhecem nem mesmo os benefícios do software livre, estão levando o movimento open source para outros caminhos, como culinária, etc…

Alguns dizem que o Richard Stallman é um fanático, porém se esquecem que foi ele que iniciou o movimento e que vive disso.

Já vi pessoas falando que o MPX é melhor que o Surface, sendo que pelo o que eu notei o MPX não passa de um computador com um monitor invertido com touchscreen. É claro que o Surface é superior ao MPX, o qual ainda está no seu começo e tende a melhorar e muito, porém eles não reconhecem a superioridade do Surface.

Outro caso de diversas discussões são os acordos da Microsoft e outras empresas que trabalham com o Linux, como a Novell. Parece que as pessoas não entendem ou não querem entender que a Microsoft é uma empresa comercial e por isso deve arrumar um modo de tirar seus concorrentes do mercado ou descobrir um jeito de tirar proveito deles.

O Linux é um forte concorrente do Windows no mercado de servidores, e tende a aumentar a concorrência com o tempo.

O mais interessante dessas discussões é verem as pessoas falando: Não uso mais OpenSuse. Poxa, o OpenSuse é uma distribuição para Desktops, a qual nem lucros traz para a Novell.

Dias atrás presenciei tópicos em uma comunidade, sobre um jantar “livre”, que nada mais era que uma mesa que rodava Linux.

Teve também o caso da cerveja open source, e algumas pessoas que querem receitas open sources, comida open source, etc..

Software livre para mim é apenas software livre, se as pessoas não caírem na realidade, começarão a parar de comprar determinada marca de papel higiênico, pois a outra mais vagabunda barata é open source.

Daqui a alguns dias teremos, o arroto open source, a água open source, o remédio open source.

Já basta os caras terminando namoro, pois a namorada usa Windows.

Texto alta/ maldoso que ñ retrata a realidade das coisas, tenho até selecionado esses 2 vídeos do youtube sobre o tal assunto:
Surface MS - http://br.youtube.com/watch?v=ttgx9ygMXz8
Surface Linux - http://br.youtube.com/watch?v=olWjnfBoY8E

Pelo que já li a tal plataforma surface Linux ainda está em desenvolvimento real/, mas já permite coisas do tipo 2 pessoas usarem ao mesmo tempo, ñ sei se também vm a ser o caso da plataforma surface MS. S/ falar que nem sei se ainda o surface já começou a ser comercializado.
Fato é até pesquisa atuais indicam um aumento nos desenvolvedores de programas p/ Linux e queda do MS, empresas fortes se integrando cada vez mais ao mundo do Linux e software livre, s/ falar governos. Firefox tomando 25% do mercado dos browsers, ainda obtendo lucro de 50 milhões de dolares em 2006 p/ a Fundação Mozila, etc e tal.
Hj, a ridicularizada ainda, infeliz/, comunidade do Software Livre ñ pode ser de jeito algum subestimada. Acho que uma novo tempo se aproxima na informática. É tudo uma questão de tempo, e ñ vai adiantar espernear.

Linux User #440843 | Ubuntu User #11469

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: Campanha suja contra o Linux
« Resposta #1 Online: 30 de Julho de 2007, 10:32 »
rjbgbo não vou comentar este artigo, vou falar do vídeo do MPX e do vídeo Surface que já vi, e que não foram os que você disponibilizou (o youtube esta bloqueado aqui).

Mas se o Surface faz tudo que promete ele ainda é um produto muito melhor que o MPX, que ainda parece mesmo um monitor virado para cima com muito mais funcionalidades, mas ainda um monitor virado para cima.

Espero não apanhar por ter escrito isto.
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

boi

  • Visitante
Re: Campanha suja contra o Linux
« Resposta #2 Online: 30 de Julho de 2007, 10:34 »
O artigo é hilário, principalmente na parte que fala de culinária. Por acaso a culinária não é "open source"? Receitas não são divulgadas livremente e não podem ser modificadas à vontade? Claro que talvez isso não dure por muito tempo, já há um movimento para cobrar direitos autorais das receitas, talvez até inspirado no software proprietário.
Mas o que eu acho que é que vocês não devem ficar indo atrás desse pessoal que escreve essas bobagens, como aquela Fabiane não sei das quantas que era citada em outro post. Vocês só estão dando ibope para quem não merece. Grande parte dessa turma faz isso só para criar polêmica, atrair atenção, e assim ter mais audiência. Não passam de trolls. Aliás, vocês se lembram daquele jornalista famoso que assumiu ser um troll?

Offline Chucknoris

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 131
  • Linux for human beings!
    • Ver perfil
Re: Campanha suja contra o Linux
« Resposta #3 Online: 30 de Julho de 2007, 14:39 »
Citar
Software livre para mim é apenas software livre, se as pessoas não caírem na realidade, começarão a parar de comprar determinada marca de papel higiênico, pois a outra mais vagabunda barata é open source.

Eu por exemplo uso o linux só por que não trava e tem tudo o que preciso, será que estou perdendo alguma coisa em não pagar para usar a maravilha do janelas.... faz um tempão que não uso o Ctrl+Alt+Del   hehehe

Muito sem informação esse texto, afinal o que esse cara esta criticando? A liberdade? Ou o fato de querermos conhecer o que usamos?

Acho que antes de publicar um artigo o sujeito teria que conhecer muito bem o que esta criticando.
Ubuntu user Number 15679
Linux User Number 448603

Offline gigabyte

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 6
    • Ver perfil
Re: Campanha suja contra o Linux
« Resposta #4 Online: 30 de Julho de 2007, 16:55 »
Citar
Software livre para mim é apenas software livre, se as pessoas não caírem na realidade, começarão a parar de comprar determinada marca de papel higiênico, pois a outra mais vagabunda barata é open source.

Eu por exemplo uso o linux só por que não trava e tem tudo o que preciso, será que estou perdendo alguma coisa em não pagar para usar a maravilha do janelas.... faz um tempão que não uso o Ctrl+Alt+Del   hehehe

Muito sem informação esse texto, afinal o que esse cara esta criticando? A liberdade? Ou o fato de querermos conhecer o que usamos?

Acho que antes de publicar um artigo o sujeito teria que conhecer muito bem o que esta criticando.
Bom, eu sou o autor do artigo. Esclarescendo algumas coisas.

Primeiramente, não me refiro ao Linux ou estou fazendo apologia contra o uso do Linux.
Segundo, estou criticando os xiitas, os quais nunca admitem a superioridade de algum software proprietário em comparação com o open source. O Surface eu citei como exemplo, pois se você assistir os dois vídeos é notável a diferença do MPX, o qual me parece apenas um monitor virado para cima com tecnologia touchscreen, já o Surface é possui sim mais recursos que o MPX.

Porém como disse no artigo, o MPX está em estágio inicial e torço para que ele se torne superior ao Surface.

O artigo é hilário, principalmente na parte que fala de culinária. Por acaso a culinária não é "open source"? Receitas não são divulgadas livremente e não podem ser modificadas à vontade? Claro que talvez isso não dure por muito tempo, já há um movimento para cobrar direitos autorais das receitas, talvez até inspirado no software proprietário.
Mas o que eu acho que é que vocês não devem ficar indo atrás desse pessoal que escreve essas bobagens, como aquela Fabiane não sei das quantas que era citada em outro post. Vocês só estão dando ibope para quem não merece. Grande parte dessa turma faz isso só para criar polêmica, atrair atenção, e assim ter mais audiência. Não passam de trolls. Aliás, vocês se lembram daquele jornalista famoso que assumiu ser um troll?

Sim é hilário, afinal eu coloquei o exemplo do papel higiênico e da culinária com o sentido de misturar as coisas e tornar algo hilário.

Para quem não entendeu ainda o que eu quis dizer é o seguinte:

-O Linux não é perfeito, porém é superior ao Windows.
-Temos alguns softwares proprietários superiores aos Open sources, e deve-se reconhecer esse fato.
-Software é software e não religião.


Offline Syph0s

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 65
  • [syph0s@internet /]# chmod -R 777 /me
    • Ver perfil
    • //syph0s on Linux
Re: Campanha suja contra o Linux
« Resposta #5 Online: 30 de Julho de 2007, 17:24 »
@gigabyte

só tenho uns pontos de discordar do seu artigo e da sua resposta se me permitir..

Citar
Alguns dizem que o Richard Stallman é um fanático, porém se esquecem que foi ele que iniciou o movimento e que vive disso.

criar o movimento não tira dele a condição de fanático... ele é um extremista. (explicarei abaixo)

Citar
Software livre para mim é apenas software livre

em varias palestras do Stallman ele faz questão de diferenciar o movimento Software Livre (Free Software) do movimento Open Source... e segundo ele o movimento do Software Livre é um movimento mais filosófico do que tecnológico, acho que dá para entender.. e você misturou esses dois movimentos distintos no seu artigo..

Citar
-O Linux não é perfeito, porém é superior ao Windows.

isso é uma questão de gosto... não diria que Linux é melhor em tudo que no windows.. tem seus pontos fracos e fortes..

de resto parabéns pelo artigo..

Offline gigabyte

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 6
    • Ver perfil
Re: Campanha suja contra o Linux
« Resposta #6 Online: 30 de Julho de 2007, 17:37 »
@gigabyte

só tenho uns pontos de discordar do seu artigo e da sua resposta se me permitir..

Citar
Alguns dizem que o Richard Stallman é um fanático, porém se esquecem que foi ele que iniciou o movimento e que vive disso.

criar o movimento não tira dele a condição de fanático... ele é um extremista. (explicarei abaixo)

Citar
Software livre para mim é apenas software livre

em varias palestras do Stallman ele faz questão de diferenciar o movimento Software Livre (Free Software) do movimento Open Source... e segundo ele o movimento do Software Livre é um movimento mais filosófico do que tecnológico, acho que dá para entender.. e você misturou esses dois movimentos distintos no seu artigo..

Citar
-O Linux não é perfeito, porém é superior ao Windows.

isso é uma questão de gosto... não diria que Linux é melhor em tudo que no windows.. tem seus pontos fracos e fortes..

de resto parabéns pelo artigo..

Sim, mas se ele não fosse extremista qual a graça teria? 

Sobre a diferença do Open source com o Software Livre, é verdade. Deveria ser apenas software livre em algumas partes.

E do Linux ser superior ao Windows, é opinião pessoal mesmo.  ;D

Offline rjbgbo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.889
  • Xubuntu 18.04LTS
    • Ver perfil
    • Twitter
Re: Campanha suja contra o Linux
« Resposta #7 Online: 30 de Julho de 2007, 17:52 »
gigabyte, achei bem digna sua atitude em assumir a autoria do texto. Parabéns mesmo.

Iniciei este tópico aqui porque real, n foi a 1ª vez que li algo assim, nos últimos tempos. Natural/ é claro bem empolgado c/ o uso do Linux Ubuntu e seus aplicativos open source a uns 7 meses, tempo é claro que ñ me dá o direito de questionar ninguém nessa área, a qual sequer é de minha formação profissional.

Citar
Segundo, estou criticando os xiitas, os quais nunca admitem a superioridade de algum software proprietário em comparação com o open source.

Neste ponto eu, gostaria de fazer uma observação no meu caso específico, além do uso pessoal uso o pc p/ o desktop publising, e desde que conheçi o Linux em 2003, acompanho de longe o desenvolvimento dele nesta área, vi significativos avanços no Scribus sim, mas ainda ñ dá p/ competir c/ Adobe Pagemeker, Indesign, QuarkXPress; o Gimp que nesse últimos 7 meses, tive a chance de estudar me surpreendeu, dentro dos padrões open-source é produto que pode em parte sim, na minha, opinião substituir o Photoshop, mas jamais diria que é superior ao Photoshop, ainda tá p/ surgir algo melhor. Inclusive devo confessar que sou um fã ardoroso dos produtos Adobe, desses sim sinto falta aqui, se eles também fizessem versões p/ Linux eu ia estar na maior felicidade. sobre o OpenOffice, dentro do meu uso o mesmo sempre deu conta, isto desde os tempos de StarOffice. também venho notando uma boa facilidade de ferramentas multimídia em relação ao Windows.
Como venho dizendo venho levando fé nesse estágio atual do Linux, sim p/ o futuro. E tudo é questão de tempo.
Linux User #440843 | Ubuntu User #11469

Offline Syph0s

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 65
  • [syph0s@internet /]# chmod -R 777 /me
    • Ver perfil
    • //syph0s on Linux
Re: Campanha suja contra o Linux
« Resposta #8 Online: 30 de Julho de 2007, 17:55 »
Sim, mas se ele não fosse extremista qual a graça teria? 

a graça é que todo esse movimento que deve ser tecnológico, afinal trata-se de informática, é comandado por um cara que coloca seus interesses filosóficos para reger tudo isso... pelo Stallman o mundo seria um grande sítio Hippie.. enquanto não se tratar software como software o troço não vai para frente.. ficaremos patinando..

@rjbgbo

acho melhor que em vez de esperar o gimp chegar onde está o Photoshop seria a Adobe portar o software para o sistema, em vez de esperar um ótimo driver para placas da ati vindo da comunidade é a própria ati/amd se mexer e fazer o driver.. precisamos das grandes empresas reconhecendo o Linux e não é colocando o Tux no lugar da Virgem Maria que vamos conseguir esse status.. acho que foi essa a msg a ser passada.. []'s
« Última modificação: 30 de Julho de 2007, 18:01 por Syph0s »

boi

  • Visitante
Re: Campanha suja contra o Linux
« Resposta #9 Online: 30 de Julho de 2007, 20:02 »
Minha opinião continua a mesma, tanto para o artigo como para o autor. E acho desnecessário ficar trazendo esse tipo de coisa para o fórum, mesmo para o off topic.

Offline Chucknoris

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 131
  • Linux for human beings!
    • Ver perfil
Re: Campanha suja contra o Linux
« Resposta #10 Online: 30 de Julho de 2007, 20:16 »
Voce ter assumido a autoria do artigo foi realmente legal! 

Mas a minha opinião é essa ai, me admira alguem que conhece o linux e que não tem o "rabo preso" com a MS escrever um texto desses, eu não acho que o linux é perfeito, na minha opinião tem muita coisa pra melhorar, assim tambem como não acho que todos os programas proprietarios da plataforma windows sejam substituiveis por software livre, mas se voce é usuario linux sabe que em questão de plataforma ou SO o linux é superior, mas isso é questão de gosto, como disse o nosso amigo Syph0s, me desculpe por atacar seu artigo, mas estamos em um forum do ubuntu, gostamos do linux por aqui!!!

MPX é melhor que o Surface? Não posso falar pois não conheço nenhum dos dois, só assisti aos videos

Um sistema operacional como o linux não é para ser usado por meia duzia de "fanaticos", seu potencial é muito maior, o Ubuntu esta começando a nos mostrar isso,

Mas se voce pensa diferente parabens! Nunca venda sua liberdade de escolha.
Ubuntu user Number 15679
Linux User Number 448603

Offline gigabyte

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 6
    • Ver perfil
Re: Campanha suja contra o Linux
« Resposta #11 Online: 30 de Julho de 2007, 20:25 »
Um sistema operacional como o linux não é para ser usado por meia duzia de fanaticos, seu potencial é muito maior.

Foi exatamente isso que eu quis dizer. Não tenho nada contra o Linux, e não critiquei o Linux, apenas fiz uma critica aos fanáticos. Inclusive o título do artigo é: Software Livre é software livre. Ou seja software livre é software, e não toalha, mesa, esse tipo de coisa. ;D

Offline Chucknoris

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 131
  • Linux for human beings!
    • Ver perfil
Re: Campanha suja contra o Linux
« Resposta #12 Online: 30 de Julho de 2007, 20:33 »
Acho que estou meio fanatico demais, desculpa ai se te causei alguma má impressão,
Ubuntu user Number 15679
Linux User Number 448603

Offline gigabyte

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 6
    • Ver perfil
Re: Campanha suja contra o Linux
« Resposta #13 Online: 30 de Julho de 2007, 20:40 »
Acho que estou meio fanatico demais, desculpa ai se te causei alguma má impressão,


Bah, que nada ;D

Offline IgorM0L

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 487
  • Lokos está morto. Vamos ressucitá-lo?
    • Ver perfil
    • Yrado.net
Re: Campanha suja contra o Linux
« Resposta #14 Online: 31 de Julho de 2007, 21:22 »
Estava conversando com um cara, ele me colocou que todo Linux User era tal de xiita.
Xiita são fanáticos do Open Source, mas isso tem em todo lugar. Tem fanaticos em todos os lugares, religião, do Windows mesmo!
É de se admitir alguns softwares proprietários serem melhores, porém, a probabilidade de um livre ser melhor é muito maior porque nele há coperação.
Open Source é na verdade uma filosofia de desenvolvimento, produtos com seus projetos abertos, então ele não é so software.
Conhece o movimento Hardware Livre? Da uma pesquisa que vão achar interessante.