Autor Tópico: "Liga dos Dinos" (??)  (Lida 288935 vezes)

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: "Liga dos Dinos" (??)
« Resposta #90 Online: 30 de Julho de 2007, 01:05 »
glaubergoncalves de candidato a arqueólogo a dino em um post.
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Offline glaubergoncalves

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 511
  • Ubuntu User # 10537
    • Ver perfil
Re: "Liga dos Dinos" (??)
« Resposta #91 Online: 30 de Julho de 2007, 01:16 »
   Taí... alguém lembra do Chocolate Surpresa? Eu curtia pra caramba esse álbum dos Dinossauros, devo ter completado umas 5 vezes!! Pena que não saiu um com a história dos computadores!

glaubergoncalves de candidato a arqueólogo a dino em um post.
   Não sei se precisa de alguma credencial pra entrar na Liga, mas mexendo nos meus alfarrábios, encontrei o singelo certificado do primeiro curso de Informática que fiz na vida:



   Espero que ainda esteja no prazo de validade! ;D

Offline JLCarneiro

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 51
  • Liga dos Dinos - by VB5
    • Ver perfil
    • jlcarneiro.com
Re: "Liga dos Dinos" (??)
« Resposta #92 Online: 30 de Julho de 2007, 01:47 »
Desculpem-me pela curiosidade, mas que máquina deve ser considerada? A primeira a trabalhar como adulto ou a primeira a começar a aprender?

Meu interesse começou com um computador IBM no trabalho de meu pai, mas só pude vê-lo: não era "brinquedo de criança!"  >:(

Colecionei, então, a revista Como Funciona (alguém lembra?) que tinha um curso para TK-85 (acho), nas últimas páginas. Infelizmente, nunca usei um, então não adiantou nada destacar e encadernar o curso...  :-\

Depois comecei a "brincar" com o primeiro computador do escritório de contabilidade da família, um Sistema 700 da Prológica. Mas ele era muito "sério" pra um guri. Quando chegou o segundo computador, um CP-500, também da Prológica, ganhei meu primeiro livro de informática "Basic dos 8 aos 80"...  Veio a MicroSistemas e seus joguinhos (dificilmente tinha para TRS-80)... ::)

Depois o CP/M e eu comecei a aprender dBase II. Passei então para um PC-XT com um Seagate ST238-R e dBase III. Daí, fui para o Clipper (Winter '85, acho) e os livros de Ramalho... Levava HORAS para compilar um programa... Usava o Sidekick (editor TSR, alguém usou?) para corrigir os erros enquanto rodava o programa. Depois de corrigidos vários, lá vinha outra sessão de compilação e linkedição... ;D

Agora, ambiente gráfico, demorei um pouco. O primeiro Windows que vi, foi o Windows 3.1, em 1993, acho... ???

Depois de passar por toda a família Windows, estou agora aprendendo Linux. Ubuntu para ser mais exato. ;D

Ainda uso o Windows no trabalho, mas fazer o quê... Em casa, já uso exclusivamente Ubuntu desde o Dapper. O micro das meninas ainda tem o XP, mas é questão de tempo... ;)
« Última modificação: 30 de Julho de 2007, 02:07 por JLCarneiro »

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: "Liga dos Dinos" (??)
« Resposta #93 Online: 30 de Julho de 2007, 01:51 »
Lendo o texto do JLCarneiro me veio uma pergunta que nem tem nada a ver aqui. Mas esta dúvida ocorre porque  eu comecei no Unix e demorei um tempo para começar a mexer no ambiente da Microsoft, mas nunca vi ninguém mencionar um windows mais velho que a versão 3. Existiu alguma? Ou o windows já nasceu 3.0?
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Offline glaubergoncalves

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 511
  • Ubuntu User # 10537
    • Ver perfil
Re: "Liga dos Dinos" (??)
« Resposta #94 Online: 30 de Julho de 2007, 01:59 »
Lendo o texto do JLCarneiro me veio uma pergunta que nem tem nada a ver aqui. Mas esta dúvida ocorre porque  eu comecei no Unix e demorei um tempo para começar a mexer no ambiente da Microsoft, mas nunca vi ninguém mencionar um windows mais velho que a versão 3. Existiu alguma? Ou o windows já nasceu 3.0?
   Ele começou 1.0 sim, mas como uma interface gráfica rodando sobre DOS. Da uma conferida no verbete da Wikipédia, tem inclusive uma imagem da caixinha do Windows 1.0... ;)

Offline JLCarneiro

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 51
  • Liga dos Dinos - by VB5
    • Ver perfil
    • jlcarneiro.com
Re: "Liga dos Dinos" (??)
« Resposta #95 Online: 30 de Julho de 2007, 02:00 »
Existiram sim: 1.x, 2.x, Windows/286 e Windows/386, se não me engano.

Tenho umas imagens delas no meu site. Posso colocar uma imagem de 200Kb?



Atualizado: Pronto, completando com o que glaubergoncalves disse, foram: 1.01, 1.03, 2.03, 2.1, Windows/286 e Windows/386 (esses últimos segundo o PCMuseum).
« Última modificação: 30 de Julho de 2007, 02:05 por JLCarneiro »

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: "Liga dos Dinos" (??)
« Resposta #96 Online: 30 de Julho de 2007, 02:05 »
Conheci do 3.1 para frente. Vejo que não perdi nada, e para ser franco nem tenho saudade do que eu conheci. Como já disse em outro lugar do fórum, como nasci no Unix nunca me acostumei muito ao windows, mesmo já tendo usado ele profissionalmente.
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Offline Mythus

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 264
  • Liga dos Dinos
    • Ver perfil
    • http://www.protopage.com/skopein
Re: "Liga dos Dinos" (??)
« Resposta #97 Online: 30 de Julho de 2007, 02:06 »
As versões anteriores à 3.x eram tão toscas que o próprio DOS já supria a necessidade.
Abraços,
_________________
Não é programador, não é hacker. Formado em Direito pela UFPb. Usuário de Linux em tempo integral: Linux User Number: 174012.

Offline glaubergoncalves

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 511
  • Ubuntu User # 10537
    • Ver perfil
Re: "Liga dos Dinos" (??)
« Resposta #98 Online: 30 de Julho de 2007, 02:07 »
   E tem esta impagável propaganda do Windows 1.0 sendo anunciado pelo Steve Ballmer...

   "AND... Can you believe it?! REVERSI!!!" :D

http://br.youtube.com/watch?v=W6YgZc5th6g



Offline JLCarneiro

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 51
  • Liga dos Dinos - by VB5
    • Ver perfil
    • jlcarneiro.com
Re: "Liga dos Dinos" (??)
« Resposta #99 Online: 30 de Julho de 2007, 02:14 »
Pelo visto, então, posso incluir o "Liga dos Dinos - by VB5" na minha assinatura... Será uma honra! ;D

Mas o avatar, por enquanto, será o "Babyssauro". Porque no Linux ainda pergunto mais do que respondo... ;)

Offline celsofaf

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 254
  • Ubuntu 12.10
    • Ver perfil
Re: "Liga dos Dinos" (??)
« Resposta #100 Online: 30 de Julho de 2007, 02:21 »
   E tem esta impagável propaganda do Windows 1.0 sendo anunciado pelo Steve Ballmer...

   "AND... Can you believe it?! REVERSI!!!" :D

http://br.youtube.com/watch?v=W6YgZc5th6g

Cara, vi e fiquei com medo :D :D
Rio de Janeiro, RJ, Brasil

Offline glaubergoncalves

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 511
  • Ubuntu User # 10537
    • Ver perfil
Re: "Liga dos Dinos" (??)
« Resposta #101 Online: 30 de Julho de 2007, 02:28 »

Offline celsofaf

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 254
  • Ubuntu 12.10
    • Ver perfil
Re: "Liga dos Dinos" (??)
« Resposta #102 Online: 30 de Julho de 2007, 02:37 »
   Então olha essa: http://br.youtube.com/watch?v=KMU0tzLwhbE :o

Acabei vendo esse e uns outros. Meu, o cara é realmente um figurão! :) E, claro, não precisamos de figurões como ele no mundo. :/
Rio de Janeiro, RJ, Brasil

Offline pinduvoz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.494
    • Ver perfil
Re: "Liga dos Dinos" (??)
« Resposta #103 Online: 30 de Julho de 2007, 02:50 »
Eu cheguei a instalar Windows 1.0 na minha "máquina" (piratão, pois nem para vender aqui tinha na época), mas travava tanto que eu tirei rapidinho e voltei pro bom e velho DOS. Aliás, naquela época, em que havia "reserva de mercado" para informática no Brasil, não tinha nada para comprar "oficialmente". Tudo era "contrabando", inclusive os PC-XT, que custavam os "olhos-da-cara".

Só deu para usar Windows a partir do 3.11, quando ele já era "vendido" no Brasil. Notem que o 3.11 ainda travava "de vez em quando", enquanto os anteriores travavam "de vez em sempre"  ;D.
:: Linux Registered User nº 439378 ::

Offline rjbgbo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.889
  • Xubuntu 18.04LTS
    • Ver perfil
    • Twitter
Re: "Liga dos Dinos" (??)
« Resposta #104 Online: 30 de Julho de 2007, 08:49 »
WordPerfect!

Depois do WordStar (véio de guerra) não tinha nada melhor! Usei muito esse. Em DOS ainda. Digitei nele todos os meus cadernos cifrados de violão (4 ao todo, e manuscritos!) antes do herdeiro nascer (porque depois disso, não haveria tempo pra esse luxo; como não houve mesmo).

Muito bom o WordPerfect...

Quanto ao Instant Artists, a tinta da matricial ia toda só nessa brincadeira. Era cartaz pra tudo: sala do cafezinho, cartão de aniversário, dia dos namorados, etc, etc, etc.

Lucas_Panurge,
Bom esse avatar! Quando o monitor foi trocado de fósforo verde para âmbar, era que existia de mais "muderno"! Primeiro a galera de informática e a diretoria, sem dúvida. Depois os outros monitores eram trocados aos poucos. Afinal de contas, dizem, era melhor pra vista o monitor âmbar. É claro.

Abs!

WordPerfect c/ monitor de fósforo verde usei muito no meu 1º estágio e depois também no 1º emprego. ;)

Real/ um monitor de fósforo verde era uma coisa terrível
Linux User #440843 | Ubuntu User #11469