Desculpem-me pela curiosidade, mas que máquina deve ser considerada? A primeira a trabalhar como adulto ou a primeira a começar a aprender?
Meu interesse começou com um computador IBM no trabalho de meu pai, mas só pude vê-lo: não era "brinquedo de criança!"
Colecionei, então, a revista Como Funciona (alguém lembra?) que tinha um curso para TK-85 (acho), nas últimas páginas. Infelizmente, nunca usei um, então não adiantou nada destacar e encadernar o curso...
Depois comecei a "brincar" com o primeiro computador do escritório de contabilidade da família, um Sistema 700 da Prológica. Mas ele era muito "sério" pra um guri. Quando chegou o segundo computador, um CP-500, também da Prológica, ganhei meu primeiro livro de informática "Basic dos 8 aos 80"... Veio a MicroSistemas e seus joguinhos (dificilmente tinha para TRS-80)...
Depois o CP/M e eu comecei a aprender dBase II. Passei então para um PC-XT com um Seagate ST238-R e dBase III. Daí, fui para o Clipper (Winter '85, acho) e os livros de Ramalho... Levava HORAS para compilar um programa... Usava o Sidekick (editor TSR, alguém usou?) para corrigir os erros enquanto rodava o programa. Depois de corrigidos vários, lá vinha outra sessão de compilação e linkedição...
Agora, ambiente gráfico, demorei um pouco. O primeiro Windows que vi, foi o Windows 3.1, em 1993, acho...
Depois de passar por toda a família Windows, estou agora aprendendo Linux. Ubuntu para ser mais exato.
Ainda uso o Windows no trabalho, mas fazer o quê... Em casa, já uso exclusivamente Ubuntu desde o Dapper. O micro das meninas ainda tem o XP, mas é questão de tempo...