Autor Tópico: SGI Altix, o maior sistema Linux de kernel simples do mundo  (Lida 17464 vezes)

arlei

  • Visitante
SGI Altix, o maior sistema Linux de kernel simples do mundo
« Online: 28 de Julho de 2007, 14:08 »
A NASA recentemente adicionou um SGI Altix à sua base, um supercomputador que é o primeiro a operar com 2048 núcleos de processamento e 4 também (Terabytes!) de memória RAM sob controle de um kernel Linux, criando assim o maior sistema Linux de kernel simples do mundo.

O sistema é feito de 1024 processadores de duplo núcleo Intel Itanium 2, gerando 13.1 Teraflops (13 trilhões de cálculos por segundo) de capacidade em processamento. Todo esse poder faz com que a NASA aumente ainda mais seu parque de supercomputadores, adquirindo também um SGI InfiniteStorage 10000 de 240 também para armazenamento.

Com 13.1 Teraflops, o computador vai para a posição 64 na lista dos 500 mais rápidos do mundo. A maioria destes roda Linux, porém em múltiplas instâncias do kernel, enquanto este SGI roda em apenas uma com suporte à SMP (multiprocessamento simétrico) ativado controlando os 2048 núcleos numa única placa-mãe. Isso usará o máximo do suporte SMP do kernel Linux de versão 2.6.22.1, já que o mesmo suporta 1024 processadores, e o Altix possui exatamente esta quantidade de processadores de dois núcleos.

O SGI Altix da NASA será instalado em agosto, e este de 2048 núcleos poderá ajudar em diversas pesquisas científicas.



Veja mais em: http://www.linuxdevices.com/news/NS9254503858.html

Fonte: Guia do Hardware

T+
Arlei

Offline celsofaf

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 254
  • Ubuntu 12.10
    • Ver perfil
Re: SGI Altix, o maior sistema Linux de kernel simples do mundo
« Resposta #1 Online: 28 de Julho de 2007, 16:38 »
Excelente notícia para o mundo do pingüim! De qualquer maneira, imagino o trabalho do pessoal lá para adequar e customizar o kenel para uma máquina dessas. Não deve ser fácil. :P
Rio de Janeiro, RJ, Brasil

Offline gabriel0085

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 577
    • Ver perfil
Re: SGI Altix, o maior sistema Linux de kernel simples do mundo
« Resposta #2 Online: 28 de Julho de 2007, 22:10 »
Citar
Com 13.1 Teraflops, o computador vai para a posição 64 na lista dos 500 mais rápidos do mundo. A maioria destes roda Linux,

Eu dei uma sacada nessa lista outro dia e na verdade é uma minoria que roda linux, por alto a impressão é que maioria roda unix, mais há o OS da HP pra supercomputadores, o solaris...

Na verdade eu não entendo coisa alguma de supercomputadores, mas pelo que já li por aí o linux não é muito indicado nesses casos.

Alguém aqui realmente entende disso que possa nos esclarecer melhor??

Offline Eunir Augusto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 853
  • Embaixador do Projeto Fedora Brasil
    • Ver perfil
    • Comunidade PCLinuxOS Brasil
Re: SGI Altix, o maior sistema Linux de kernel simples do mundo
« Resposta #3 Online: 28 de Julho de 2007, 23:05 »
Solaris é um Sistema Operativo UNIX desenvolvido pela Sun Microsystems. As primeiras versões do Solaris (baseadas no código do BSD) foram chamadas SunOS, tendo o seu nome sido alterado quando passou a ser usado como código base o System V no SunOS 5, então chamado Solaris 2.

Eu já utilizei o Solaris em um servidor dedicado na facul, qdo cursava Engenharia Elétrica e fui monitor do Depto. de Computação Gráfica.

O que tenho a contribuir ao tópico é que Solaris é da Sun, e é Unix puro, na sua magnitude essencia  ;D Ele roda lá até hoje, 10 anos depois, da mesma forma, com seu msmo monitor verde, extraído de um PC XT (percursor do 286)  ;D

Linux era pra ser apenas a modernização dos Servidores, mas é hoje, além disso, a adaptação do Unix para os Desktops (para fugirmos do esqueleto do DOS 6.22, que até hoje nao mudou muita coisa no "prompt de comando" atual)

Se fosse da IBM, seria o AIX (talvez tenham mudado o nome, nao sei agora)

Mas é muuuuuito gostoso operar o Solaris. O que vc aprende "não tem preço"  ;D

Espero ter contribuido

[ ]s
Comunidade PCLinuxOS Brasil - Assinatura modificada a pedido do grande amigo Ricardo (rjbgbo)

Offline Versuri

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 912
  • Linux#436528 ● Ubuntu#9933 MacBook Pro SL 10.6.7
    • Ver perfil
Re: SGI Altix, o maior sistema Linux de kernel simples do mundo
« Resposta #4 Online: 28 de Julho de 2007, 23:19 »
Ainda hoje trabalho com Solaris (Sun) onde as workstations rodam o CAD Catia, também trabalho com Unix para o mesmo software nas estações IBM.
Mesmo com o advento do Catia V5 que roda sobre o windows e em desktops simples, muitas empresas (grande maioria) multinacionais utilizam estações Sun com Solaris e IBM com Unix.

Nota: Catia (CAD) é um software para modelamento 3D/2D de superficies avançadas no desenvolvimento de projeto, é utilizado nas montadoras, em autopeças e empresas de projeto automobilístico/aeronáutico, como trabalho com isso ainda não vejo a possibilidade de pararem com Unix ou com o Solaris.

Offline zoroastro

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 614
  • Membro de Honra
    • Ver perfil
Re: SGI Altix, o maior sistema Linux de kernel simples do mundo
« Resposta #5 Online: 28 de Julho de 2007, 23:30 »
muito legal este PC aí, uma máquina consideravelmente 'rapidinha' heheh.

eu sei que o Cotemig, colegio tecnico de informatica de BH, usa Solaris. Meu primo estuda lá.

Offline Eunir Augusto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 853
  • Embaixador do Projeto Fedora Brasil
    • Ver perfil
    • Comunidade PCLinuxOS Brasil
Re: SGI Altix, o maior sistema Linux de kernel simples do mundo
« Resposta #6 Online: 28 de Julho de 2007, 23:30 »
Grande Versuri, me esclareça e refresque minha memoria, por favor: o Unix da IBM é chamado AIX, neh? Eu disse acima, mas nao tenho certeza do nome  ;)

[ ]s jurassicos
Comunidade PCLinuxOS Brasil - Assinatura modificada a pedido do grande amigo Ricardo (rjbgbo)

Offline Versuri

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 912
  • Linux#436528 ● Ubuntu#9933 MacBook Pro SL 10.6.7
    • Ver perfil
Re: SGI Altix, o maior sistema Linux de kernel simples do mundo
« Resposta #7 Online: 28 de Julho de 2007, 23:31 »
Grande Versuri, me esclareça e refresque minha memoria, por favor: o Unix da IBM é chamado AIX, neh? Eu disse acima, mas nao tenho certeza do nome  ;)

[ ]s jurassicos

Grande Eunir, sim, é chamado AIX

Offline Eunir Augusto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 853
  • Embaixador do Projeto Fedora Brasil
    • Ver perfil
    • Comunidade PCLinuxOS Brasil
Re: SGI Altix, o maior sistema Linux de kernel simples do mundo
« Resposta #8 Online: 28 de Julho de 2007, 23:32 »
Obrigado, Mestre  ;D
Comunidade PCLinuxOS Brasil - Assinatura modificada a pedido do grande amigo Ricardo (rjbgbo)

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: SGI Altix, o maior sistema Linux de kernel simples do mundo
« Resposta #9 Online: 28 de Julho de 2007, 23:34 »
Modo piada On

Grande coisa este computador da Nasa.

Eu com meu sony vaio fazemos juntos muito melhor e mais rapido.

É só instalar algo errado e meu computador vai pro espaço..... ;D ;D ;D

Modo piada Off


Faltou dizer que os HP também rodam Unix => ( HP-UX ) http://h20338.www2.hp.com/hpux11i/cache/324545-0-0-0-121.html

Como o Linux é uma releitura em codigo aberto do Unix, eu acho que é plausível a afirmativa.

Offline Eunir Augusto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 853
  • Embaixador do Projeto Fedora Brasil
    • Ver perfil
    • Comunidade PCLinuxOS Brasil
Re: SGI Altix, o maior sistema Linux de kernel simples do mundo
« Resposta #10 Online: 28 de Julho de 2007, 23:36 »
Salvador Tota! Saudações!


eu acho que é plausível a afirmativa.


Seus comentarios sao sempre plausiveis, meu amigo  ;)

A piada foi otima, e o link bastante esclarecedor, pra quem interesse em se "situar" no open source

Muita gente acha que o Linux subtituiu o Unix, mas a coisa não é bem assim, neh? rs

[ ]s jurassicos a vcs
« Última modificação: 28 de Julho de 2007, 23:39 por Eunir Augusto »
Comunidade PCLinuxOS Brasil - Assinatura modificada a pedido do grande amigo Ricardo (rjbgbo)

Offline zoroastro

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 614
  • Membro de Honra
    • Ver perfil
Re: SGI Altix, o maior sistema Linux de kernel simples do mundo
« Resposta #11 Online: 28 de Julho de 2007, 23:58 »
os jurassicos sabem tudo :D

Offline Eunir Augusto

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 853
  • Embaixador do Projeto Fedora Brasil
    • Ver perfil
    • Comunidade PCLinuxOS Brasil
Re: SGI Altix, o maior sistema Linux de kernel simples do mundo
« Resposta #12 Online: 29 de Julho de 2007, 00:00 »
os jurassicos sabem tudo :D

hahaha, na verdade os jurassicos já levaram muita "marretada na cabeça"  ;D

[ ]s
Comunidade PCLinuxOS Brasil - Assinatura modificada a pedido do grande amigo Ricardo (rjbgbo)

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: SGI Altix, o maior sistema Linux de kernel simples do mundo
« Resposta #13 Online: 29 de Julho de 2007, 00:38 »
os jurassicos sabem tudo :D

hahaha, na verdade os jurassicos já levaram muita "marretada na cabeça"  ;D

[ ]s

Nem me fala meu companheiro. Trabalhei por 10 anos em frente a um terminal de fósforo verde programando em shell script e cobol. Época em que tudo era possível, mas você devia fazer tudo na mão, sem nenhuma ajuda de linguagem, nem BD, nem nada.
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Offline Tota

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14.982
    • Ver perfil
Re: SGI Altix, o maior sistema Linux de kernel simples do mundo
« Resposta #14 Online: 29 de Julho de 2007, 00:48 »
Nem me fala meu companheiro. Trabalhei por 10 anos em frente a um terminal de fósforo verde programando em shell script e cobol. Época em que tudo era possível, mas você devia fazer tudo na mão, sem nenhuma ajuda de linguagem, nem BD, nem nada.

Não era só feito na mão, tinha "O Caderno". Quem é que não tinha um caderno espiral de umas 200 folhas, cheio de orelhas e cheio de gordura de dedo com todas as anotações de rotinas digitadas?

E o pior é que nem sempre dava para por em ordem, então eram 3 minutos de digitação e meia hora procurando no tal caderno... ( isto sem contar as modificadas nos códigos e a folha ficava um rabisco só, parecia hieróglifo).

E o mais legal é que destes cadernos foi possível construir a máquina da Nasa e outras.

[],s