Autor Tópico: Softmodems Motorola SM56 usam o driver Smarlink agora?  (Lida 15075 vezes)

alarcon

  • Visitante
Softmodems Motorola SM56 usam o driver Smarlink agora?
« Online: 27 de Julho de 2007, 14:44 »
Navegando pelo fórum do Ubuntu me deparei com o seguinte post:

http://ubuntuforum-pt.org/index.php/topic,17931.0.html

Lá o usuário luisambrosio perguntava como fazer o seu modem motorola sm56 funcionar. O usuário ximbar respondeu dizendo que usou o meu pacote modem-arquivos-v16.tar.gz feito para modems que usam o driver Smartlink e que resolveu seu caso.

Quando vi este texto logo pensei que o usuário ximbar estava equivocado, pois sempre soube que o driver smartlink não funcionava para este modem e que o mesmo só tinha driver para o kernel da versão 2.4.x, portanto bem antigo. Ao perguntar mais informações sobre o seu modem, para o ximbar, constatei que o mesmo era um legítimo Motorola SM56 e portanto neste último driver Smartlink, para minha surpresa, passou a oferecer suporte para este modem mesmo não tendo sido informado nada no seu changelog. Logo para aqueles em que o seguinte comando lspci -d 1057:3052 retornar alguma informação deste tipo 01:01.0 Modem: Motorola Unknown device 3052 (rev 04), por exemplo, podem tentar o meu pacote que se encontra neste link aqui:

http://ubuntuforum-pt.org/index.php/topic,4204.msg113490.html#msg113490

Offline mdfernan

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 73
  • Go All Blacks!!!
    • Ver perfil
Re: Softmodems Motorola SM56 usam o driver Smarlink agora?
« Resposta #1 Online: 28 de Julho de 2007, 19:23 »
Olá Alarcon...

 o meu

00:11.6 Communication controller: VIA Technologies, Inc. AC'97 Modem Controller (rev 80)

era reconhecido e instalava os drivers do Motorola SM56 no Windows...

 Fiz um teste há um tempo atrás com o seu arquivo e realmente funcionou. Até pensei que havia algum equívoco no driver q eu pegava na Itautec para instalar este modem no Win...



Offline ximbar

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 56
    • Ver perfil
Re: Softmodems Motorola SM56 usam o driver Smarlink agora?
« Resposta #2 Online: 30 de Julho de 2007, 09:15 »
Bom dia !

Alarcon,


Muito bom esse topico,deveria ser bem divulgado,eu sou iniciante e quase desisti por pensar que a filosofia livre fosse só blabla! Meu micro é novo e veio com esse modem ,então suponho que existe muitos outros por ai.
um abraço.
                                                     Alarcon cabra bom :D

Offline Neil

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 10
    • Ver perfil
Re: Softmodems Motorola SM56 usam o driver Smarlink agora?
« Resposta #3 Online: 06 de Agosto de 2007, 12:46 »
O da minha namorada funcionou direitinho, conecta, a conexão tá bem rápida, mas tá MUITO instável. E ela já tentou todas as configurações alternativas possíveis :(

alarcon

  • Visitante
Re: Softmodems Motorola SM56 usam o driver Smarlink agora?
« Resposta #4 Online: 06 de Agosto de 2007, 13:07 »
O da minha namorada funcionou direitinho, conecta, a conexão tá bem rápida, mas tá MUITO instável. E ela já tentou todas as configurações alternativas possíveis :(

Lembre-se que este modem, o motorola, nem tinha driver para versões novas do linux, e que agora passou a ter um suporte com o driver Smartlink, então pode ser que ainda deva funcionar de maneira instável em alguns casos, o ximbar não reclamou nada.

Agora pergunto se você tentou isso:

Citar
- Pode ser que para seu modem a opção verificar portadora na aba Opções em Configuração do gnome-ppp precise estar desmarcada e por padrão vem marcada.

- Por fim tente um destes Init2 para ver o que melhor lhe serve:

Init2 = ATQ0 V1 E1 S0=0 &C1 &D2 +FCLASS=0

Init2 = ATQ0 V1 E1 S0=0 X3 &C1 &D2 +FCLASS=0

Init2 = ATQ0 V1 E1 S0=0 X3 &C1 &D2  +MS=34

Init2 = ATQ0 V1 E1 S0=0 X3 &C1 &D2  +MS=90

Antes que você me pergunte como fazer esta alteração, abra um terminal e digite:

gedit .wvdial.conf

isto considerando que você abriu um terminal dentro da sua pasta de usuário na /home/ . Quando você abre um terminal (em Aplicações > Acessórios > Terminal) ele já abre automaticamente na sua pasta de usuário no interior da pasta home. O arquivo .wvdial.conf é um arquivo oculto (veja o sinal de ponto antes do nome) na sua pasta de usuário que guarda as configurações do gnome-ppp.

Obs: tente usar cada um destes Init2 com a opção verificar portadora marcada e depois com esta opção desmarcada para observar qual é a melhor situação para você.
« Última modificação: 06 de Agosto de 2007, 13:14 por alarcon »

alarcon

  • Visitante
Re: Softmodems Motorola SM56 usam o driver Smarlink agora?
« Resposta #5 Online: 06 de Agosto de 2007, 13:12 »
Olá Alarcon...

 o meu

00:11.6 Communication controller: VIA Technologies, Inc. AC'97 Modem Controller (rev 80)

era reconhecido e instalava os drivers do Motorola SM56 no Windows...

 Fiz um teste há um tempo atrás com o seu arquivo e realmente funcionou. Até pensei que havia algum equívoco no driver q eu pegava na Itautec para instalar este modem no Win...



Olá mdfernan, desculpe a demora, mas é que identificar um modem pelo seu nome não é lá muito indicado, pois como você já constatou este nome "fantasia" nem sempre corresponde a realidade. Por isso sempre pergunto pela ID do modem, pois esta sim é uma informação que não muda de um sistema operacional para o outro.

No seu caso o seu modem é um VIA que muito provavelmente se chama HSP56 MR (VIA).

Uma boa dica, quando não se sabe que driver usar para ativar seu modem no linux, é tentar primeiro o driver Smartlink, pois o mesmo dá suporte para uma gama muito grande de softmodems acabando por si tornar um driver "curinga". ;D
« Última modificação: 06 de Agosto de 2007, 13:14 por alarcon »

Offline AndyA

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 18
    • Ver perfil
Re: Softmodems Motorola SM56 usam o driver Smarlink agora?
« Resposta #6 Online: 14 de Agosto de 2007, 17:02 »
Olá alarcon,

há pouco consegui fazer o modemsm56 do computador da minha irmã funcionar por meio do driver da Smartlink. Esta foi a saída do lspci:

Código: [Selecionar]
00:07.0 Modem: Motorola Unknown device 3052 (rev 04)
Utilizando o Ubuntu Feisty Fawn.

Abraços

alarcon

  • Visitante
Re: Softmodems Motorola SM56 usam o driver Smarlink agora?
« Resposta #7 Online: 14 de Agosto de 2007, 17:16 »
Olá alarcon,

há pouco consegui fazer o modemsm56 do computador da minha irmã funcionar por meio do driver da Smartlink. Esta foi a saída do lspci:

Código: [Selecionar]
00:07.0 Modem: Motorola Unknown device 3052 (rev 04)
Utilizando o Ubuntu Feisty Fawn.

Abraços

Grato pela informação caro AndyA, agora me diz uma coisa você usou o driver Smartlink manualmente ou usou algum dos pacotes que fiz para ativar modems que usam este driver no Ubuntu.

Offline AndyA

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 18
    • Ver perfil
Re: Softmodems Motorola SM56 usam o driver Smarlink agora?
« Resposta #8 Online: 14 de Agosto de 2007, 17:32 »
Ah sim, utilizei o último pacote que você disponibilizou (o v18), seguindo os passos do guia de instalação, não houve nenhuma surpresa ou contratempo.  :D

alarcon

  • Visitante
Re: Softmodems Motorola SM56 usam o driver Smarlink agora?
« Resposta #9 Online: 14 de Agosto de 2007, 17:43 »
Ah sim, utilizei o último pacote que você disponibilizou (o v18), seguindo os passos do guia de instalação, não houve nenhuma surpresa ou contratempo.  :D

Grato mais uma vez, só falta fazer o script install-modem_Kde para o Kubuntu 7.04 que tem neste último pacote, modem-arquivos-v18.tar.gz, funcionar também, pois parece que até agora não vem funcionando. :-[

Offline izabeljp

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14
    • Ver perfil
Re: Softmodems Motorola SM56 usam o driver Smarlink agora?
« Resposta #10 Online: 09 de Julho de 2008, 23:34 »
Olá Alarcon!!!
Lembro de vc e juliocbm no projeto messias  ;)

O meu modem motorola sm56 funcionou com seu driver para ubuntu 8.04!
O resultado de:

lspci -d 1057:3052
01:03.0 Modem: Motorola SM56 Data Fax Modem (rev 04)

Obrigada novamente!
[]'s
"dado olhos suficientes, todos os erros são triviais",  a Lei de Linus.

alarcon

  • Visitante
Re: Softmodems Motorola SM56 usam o driver Smarlink agora?
« Resposta #11 Online: 10 de Julho de 2008, 11:02 »
Olá Alarcon!!!
Lembro de vc e juliocbm no projeto messias  ;)

O meu modem motorola sm56 funcionou com seu driver para ubuntu 8.04!
O resultado de:

lspci -d 1057:3052
01:03.0 Modem: Motorola SM56 Data Fax Modem (rev 04)

Obrigada novamente!
[]'s

Isso mesmo cara izabeljp, era do antigo projeto messias junto com o juliocbm.

Que bom que seu modem motorola está funcionando, fico satisfeito que tenha contribuído de alguma forma para isso. ;D

Abraços.

Offline Rojacone

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 138
    • Ver perfil
Re: Softmodems Motorola SM56 usam o driver Smarlink agora?
« Resposta #12 Online: 11 de Julho de 2008, 14:38 »
Alarcon

O meu lspci:
01:01.0 Modem: Motorola SM56 Data Fax Modem (rev 04)

e instalei pelo seu pacote:
modem-arquivos-v24.tar.gz

Funciona perfeitamente e rápido a internet, só toda a vez que atualiza o kernel tenho que usar o  seu pacote novamente.

Mais uma vez,
Grata pela ajuda.
« Última modificação: 11 de Julho de 2008, 14:39 por Rojacone »
No mundo existem 3 tipos de pessoas: os idiotas, os inteligentes e os sábios.
Os idiotas não aprendem nunca, os inteligentes aprendem com a própria experiência e os sábios aprendem com a experiência dos outros.
(provérbio chinês)

Offline dtomadon

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 591
  • Fatec SCS,Segurança da Informação, BackTrack5
    • Ver perfil
    • Computação Forense e suas Leis
Re: Softmodems Motorola SM56 usam o driver Smarlink agora?
« Resposta #13 Online: 03 de Setembro de 2008, 06:44 »
Olá Alarcon , venho agradecer a ajuda que me proporcionou, sem seu tutorial não consegueria,
Galera que estão iniciando o Alarcon é o cara dos Modems,
Só tomem cuidado ao atualizar o sistema, não deixem de ler as páginas 12,13,14 do ,manual de instalação em pdf que vem no pacote que o Alarcon desenvolveu, eu não li corretamente e tive problema ao reiniciar a máquina,
Mas já tá resolvido um abraço a todos ..
( resultado do lspci -d 1057:3052)
( obs meu modem motorola SM56 Data Fax ( rev 04) ;D ;D ;D ;D ;D ;D ;D
« Última modificação: 03 de Setembro de 2008, 06:52 por dtomadon »
BacKTrack5 64 bits com Vídeo SIS

kernel omnislash 1.4.4 64 bits , Que venha o 5º Semestre !!!

Offline ubutunes

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 38
    • Ver perfil
Re: Softmodems Motorola SM56 usam o driver Smarlink agora?
« Resposta #14 Online: 03 de Setembro de 2008, 11:01 »
O Meu retorna isso o pacote serve?

nunes@nunes-desktop:~$ lspci -d 1057:3052
00:05.0 Modem: Motorola SM56 Data Fax Modem (rev 04)