Autor Tópico: Como faço pra configurar o teclado ABNT2 no Shell?  (Lida 4316 vezes)

Offline INapto Camus

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 17
    • Ver perfil
Como faço pra configurar o teclado ABNT2 no Shell?
« Online: 25 de Julho de 2007, 14:18 »
Instalei o sistema apenas como linha de comando para conseguir uma instalação mais otimizada via apt, mas me deparei com o seguinte problema: meu teclado ABNT2 não foi configurado. Resultado, várias teclas trocadas. Alguém sabe como configurar isso pela linha de comando mesmo?
Grato pela ajuda.

Offline VB5

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.564
  • Liga dos Dinos
    • Ver perfil
Re: Como faço pra configurar o teclado ABNT2 no Shell?
« Resposta #1 Online: 25 de Julho de 2007, 17:45 »
Tente editando o xorg.conf , mas faça um backup dele primeiro! :

Código: [Selecionar]
cd /etc/X11
sudo cp xorg.conf xorg.bkp

Depois edite:
Código: [Selecionar]
sudo gedit /etc/X11/xorg.conf

e mude esta secção:

Código: [Selecionar]
Section "InputDevice"
Identifier "Generic Keyboard"
Driver "kbd"
Option "CoreKeyboard"
Option "XkbRules" "xorg"
Option "XkbModel" "pc105"
Option "XkbLayout" "us"
Option "XkbOptions" "lv3:ralt_switch"
Option "XkbVariant" "intl"
EndSection

O exemplo acima refere-se ao meu teclado - da 5a. linha em diante: 105 teclas, padrão americano, com "dead-keys", internacional.

Salve o arquivo e reinicie o X ( CTRL + ALT + BKSPC).

Boa sorte!  ;)

VB5
Ubuntu 10.04 - Semprom 2600+/Asus K8N/1.5 GB RAM DDR 400/GeForce 6200/HDs: 80MB + 320 GB

arlei

  • Visitante
Re: Como faço pra configurar o teclado ABNT2 no Shell?
« Resposta #2 Online: 25 de Julho de 2007, 20:53 »
Olá VB5,

olha pelo que entendi da dúvida de nosso amigo INapto Camus, seu Ubuntu esta em modo texto (sem o X) portanto editar o Xorg não é a solução.

Para fazer isso apenas para o modo texto tem que configurar os chamados "keymaps" pelo comando "loadkeys". No Slackware os keymaps ficam no diretório /usr/share/kbd/keymaps/i386/qwerty/, mais não sei no Ubuntu, terá que procurar. Para maiores detalhes abra o manual do comando loadkeys executando o comando abaixo:

Código: [Selecionar]
man loadkeys
Não procurei os detalhes, mais pelo que me recordo o comando deve ser algo parecido com o exemplo abaixo, mais para saber certo tem que achar o keymap correto em seu sistema.

Código: [Selecionar]
loadkeys br-abnt2.map.gz
T+
Arlei

Offline VB5

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.564
  • Liga dos Dinos
    • Ver perfil
Re: Como faço pra configurar o teclado ABNT2 no Shell?
« Resposta #3 Online: 25 de Julho de 2007, 21:03 »
Alô, Arlei!

Eu achei que ele havia feito isso apenas para a instalação e agora queria configurar o teclado para depois entrar no modo gráfico... afinal, rodar o Ubuntu apenas no modo texto me soa estranho... Rateada minha!...  ;D Mas com as tuas dicas, certamente ele consegue!...

Abraço,

VB5
Ubuntu 10.04 - Semprom 2600+/Asus K8N/1.5 GB RAM DDR 400/GeForce 6200/HDs: 80MB + 320 GB

arlei

  • Visitante
Re: Como faço pra configurar o teclado ABNT2 no Shell?
« Resposta #4 Online: 25 de Julho de 2007, 21:08 »
Pois é VB5,

na realidade não tenho certeza se realmente é esta a necessidade dele, mais de qualquer forma fica as duas dicas para que ele tente resolver esta questão.

Um abraço.

Arlei

Offline VB5

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.564
  • Liga dos Dinos
    • Ver perfil
Re: Como faço pra configurar o teclado ABNT2 no Shell?
« Resposta #5 Online: 25 de Julho de 2007, 21:19 »
É, o texto não deixa claro qual era a idéia... minha primeira impressão foi essa, porque já que o Ubuntu se apóia mais no gráfico ( sendo portanto um pouco mais pesado), não haveria sentido em utilizá-lo no modo texto. Talvez o que ele deseje seja completar toda a instalação assim; nesse caso, realmente não adiantaria mexer no X agora.  Vamos ver...

Abraço,

VB5
Ubuntu 10.04 - Semprom 2600+/Asus K8N/1.5 GB RAM DDR 400/GeForce 6200/HDs: 80MB + 320 GB

Offline INapto Camus

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 17
    • Ver perfil
Re: Como faço pra configurar o teclado ABNT2 no Shell?
« Resposta #6 Online: 27 de Julho de 2007, 12:28 »
Agradeço aos senhores pela ajuda. Esclarecendo melhor, minha dúvida é: Sem o X, como configurar o teclado. preciso saber o que procurar (é só usar o comando locate, não é?).

Offline VB5

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.564
  • Liga dos Dinos
    • Ver perfil
Re: Como faço pra configurar o teclado ABNT2 no Shell?
« Resposta #7 Online: 27 de Julho de 2007, 19:06 »
Se você não vai usar o X, a dica do Arlei deve ser o que você precisa. Realmente não tenho idéia de como fazê-lo desse modo...

VB5
Ubuntu 10.04 - Semprom 2600+/Asus K8N/1.5 GB RAM DDR 400/GeForce 6200/HDs: 80MB + 320 GB