Autor Tópico: Compartilhar conexão, ajuda por favor :P  (Lida 2383 vezes)

Offline Esfinge

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 283
  • Debian 4.0 Lenny
    • Ver perfil
Compartilhar conexão, ajuda por favor :P
« Online: 21 de Julho de 2007, 18:37 »
Oi, nunca tive oportunidade de ver como funciona uma rede, e agora numa situação inusitada estou precisando desse conhecimento...

Fato:

Conexão a internet no PC #1 adsl ( velox ), no Ubuntu 7.04
Modem Bridge ( conexão funcionando normal em eth0~ppp0 )
PC #2 dual-boot ( Windows XP SP2 ~ Insigne GNU Linux ) em eth1 por cabo de rede ( rede funcinando normal, endereço estático, PC #1 ping to 192.168.0.2 0.230ms, PC #2 ping to 192.168.0.1 0.200ms )

Problema:

Não é possível acessar a internet no PC #2

Duvida:

Segui este guia, e recebo uma menssagem de erro quando a insiro no terminal. a senha do sudo ja estava armazenada por isso não houve necessidade de por, a duvida é, esse é o método correto de compartilhar a net? e o que fiz de errado ou incompleto para não funcionar?

Citar
esfinge@esfinge-desktop:~$ sudo modprobe iptable_nat
esfinge@esfinge-desktop:~$ sudo echo 1 > /proc/sys/net/ipv4/ip_forward
bash: /proc/sys/net/ipv4/ip_forward: Permissão negada
esfinge@esfinge-desktop:~$ sudo iptables -t nat -A POSTROUTING -o ppp0 -j MASQUERADE
esfinge@esfinge-desktop:~$ sudo iptables -A FORWARD -p tcp --tcp-flags SYN,RST SYN -m tcpmss --mss \
> 1400:1536 -j TCPMSS --clamp-mss-to-pmtu

Agredeço desde já, Obrigado  :D

Offline Esfinge

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 283
  • Debian 4.0 Lenny
    • Ver perfil
Re: Compartilhar conexão, ajuda por favor :P
« Resposta #1 Online: 22 de Julho de 2007, 12:33 »
desculpem o incomodo mas ainda não consegui, e realmente preciso fazer a internet funcionar no PC #2, alguem saberia me informar qualquer coisa sobre o assunto? outro método, sem que seja pelo iptables, ou um modo de fazer funcionar pelo iptables..

não to interessado em compartilhar pastas nem nada, basta ter acesso a net no pc #2, não tenho hub, mas sei que é possível tendo 2 placas de rede no servidor.. como ja falei a conexão funciona.. consigo ver as pastas do windows usando smb:/// no nautilus...

Obrigado  :D

Offline dudu_ubuntun

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 507
    • Ver perfil
    • O Tempo do Mundo
Re: Compartilhar conexão, ajuda por favor :P
« Resposta #2 Online: 22 de Julho de 2007, 13:42 »
ola

fique tranquilo, vc esta no caminho certo, compartilhar a conexao com linux é extremamente facil, vamos la:

no pc1 abra um terminal e digite:

sudo modprob iptable_nat
sudo echo 1 > /proc/sys/net/ipv4/ip_forward
sudo iptables -t nat -A POSTROUTING -s 192.168.0.0/24 -o ppp0 -j MASQUERADE


explicando os comandos:

o primeiro comando  habilita o modulo iptable_nat que é o modulo para permitir o nat ou seja o compartilhamento da internet, o segundo serve para ativar o roteamento e o terceiro faz o compartilhamento propriamente dito.

no pc1 deixe as configurações da itnernet assim:

eth0 - conexão via dhcp - via velox
eth1 - ip estatico
ip 192.168.0.1
máscara de rede 255.255.255.0


no pc 2 deixe as configurações da internet assim:
ip estatíco
ip 192.168.0.2
máscara 255.255.255.0
gateway 192.168.0.1
DNS preferencial 192.168.0.1


obs.: para executar o sudo o usuario tem q estar no grupo admin, normalmente, o primeiro usuario criado na instalação é colocado no grupo admin, verifique isso!

tire outras duvidas nesse topico:

http://ubuntuforum-pt.org/index.php/topic,22515.msg123738.html#msg123738

um abraço


*********EDIT*********

vc precisa repetir os comandos toda vez q o pc1 reiniciar, vc pode optar para colocar eles num acript e rodar no boot
t+
« Última modificação: 22 de Julho de 2007, 13:48 por dudu_ubuntun »

Offline Esfinge

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 283
  • Debian 4.0 Lenny
    • Ver perfil
Re: Compartilhar conexão, ajuda por favor :P
« Resposta #3 Online: 22 de Julho de 2007, 14:54 »
Obrigado pela tentativa de ajuda dudu_ubuntun, mas infelizmente falhou, eu ja havia lido o post mencionado e varios outros em varios outros lugares...

então vo explicar, como fiz no terminal... não se preocupe estou no grupo admin...

Terminal:

esfinge@esfinge-desktop:~$ sudo modprobe iptable_nat
essa parte ok, o modprobe carregou o modulo no kernel, continuando.
esfinge@esfinge-desktop:~$ sudo echo 1 > /proc/sys/net/ipv4/ip_forward
bash: /proc/sys/net/ipv4/ip_forward: Permissão negada
Esse é que acredito ser o problema, ele indica permisão negada, mas não tem a ver com a senha sudo que ja foi inserida corretamente, estou usando o kernel mais recente disponibilizada pelo repositório padrão, a configuração do eth0 já esta como vc me indicou, e a de eht1 conforme sua indicação adicionei o dns preferencial que antes estava em branco.

quanto a digitar toda vez que iniciar o micro, não tem problema eu crio um shell script pra isso, assim que fizer funcionar :)

...porem, preciso saber o que ha de errado, porque da permição negada quando peço para ativar roteamento...

minha instalação do ubuntu ta "limpa" tudo que fiz foi instalar o real player o blue fish e swiftfox... nada que pudesse alterar o sistema neh?

obrigado a todos, e qualquer um que tiver uma minima ideia do que fazer pra solucionar por favor me diga, grato  :D

Offline Esfinge

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 283
  • Debian 4.0 Lenny
    • Ver perfil
Re: Compartilhar conexão, ajuda por favor :P
« Resposta #4 Online: 22 de Julho de 2007, 16:32 »
aeeeeeeeee, consegui... vo dizer como agora

segui esse guia

mas continuava sem funcionar.. dae notei, em baixo vem dizendo dns do seu provedor... fiquei confuso e fui la na configuração de rede... e tava la na aba dns em servidores DNS 2 endereços IP botei na configuração tcp/ip do windows e pronto... funcionado  ;D

agora uma ultima duvida... achei que não seria necessario o dns do servidor.. e agora to com medo, pois meu provedor o Terra, cobra 2 reais por hora de conexão simultanea... sei que se relaciona a outro login e outra maquina.. mas fiquei com medo porque botei o dns do provedor em outra maquina... isso significa que estou tendo outra conexão simultânea?

essa é minha ultima duvida, e novamente muito obrigado ao dudu_ubuntun por ter sido o unico a tentar me ajudar, não funcionou mas me deu a certeza de que eu estava no caminho certo.

 ;D ;D

Offline Esfinge

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 283
  • Debian 4.0 Lenny
    • Ver perfil
Re: Compartilhar conexão, ajuda por favor :P
« Resposta #5 Online: 22 de Julho de 2007, 16:41 »
Então para quem estiver com o mesmo problema a solução, simples e rapida ( levando em consideração que vc configurou como o dudu_ubuntu mostrou acima ) :

Alt+F2 >
gedit  > enter

colocar isso no arquivo que se abriu:

sudo modprobe iptable_nat
sudo iptables -t filter -P FORWARD ACCEPT
sudo echo > 1 /proc/sys/net/ipv4/ip_forward
sudo iptables -t nat -A POSTROUTING -s 192.168.0.0/24 -o ppp0 -j MASQUERADE
Edit: se não funcionar muda a ultima linha para
sudo iptables -t nat -A POSTROUTING -o eth0 -j MASQUERADE


salvar na pasta pessoal com nome: compartilhar_net

Terminal:

chmod +x compartilhar_net

dae sempre que precisar compartilhar a net basta digitar no terminal:
compartilhar_net
Pronto!  8)
« Última modificação: 22 de Julho de 2007, 18:44 por Esfinge »

Offline dudu_ubuntun

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 507
    • Ver perfil
    • O Tempo do Mundo
Re: Compartilhar conexão, ajuda por favor :P
« Resposta #6 Online: 22 de Julho de 2007, 17:22 »
oi, que bom q deu certo, não sei pq vc recebe a mensagem de erro no ip_forward, isso é um pouco estranho, e sobre DNS eu sempre colo quei no pc1 e deu certo, mto estranho essas coisas,mas enfim, deu certo

t+