Microsoft anuncia publicamente que seu acordo com a Linspire não inclui a nova l

Iniciado por rodox12, 20 de Julho de 2007, 11:01

tópico anterior - próximo tópico

rodox12

Lembra do pacto de patentes da Linspire com a Microsoft? Naquele modelo básico em que a Linspire podia dizer aos seus clientes que eles estariam imunes a processos da Microsoft quanto a patentes de software nos seus produtos?

De repente tudo mudou: a Microsoft puxou a escada e deixou a Linspire pendurada no pincel, ao anunciar publicamente que softwares GPLv3 não estão incluídos no acordo.

As razões são fáceis de imaginar - não é bom para o atual modelo de negócios da Microsoft que ela se envolva com acordos de patentes relacionados a softwares GPLv3. Mas o que me deixa curioso é saber o que a Linspire irá fazer a respeito: deixar de distribuir softwares GPLv3 no futuro, abrir mão de dizer aos seus clientes que eles teriam essa pseudo-vantagem de imunidade que ela certamente usaria para se alavancar, ou o que? É difícil saber o que ela esperava ganhar ao fazer o seu acordo com o outro lado, há 4 semanas, mas possivelmente ela pagou e não levou.

O que me lembra um antiqüíssimo anúncio de página inteira que era publicado na extinta revista Micro Sistemas, na década de 80. O título era "Seduzido e abandonado", e a foto em destaque era de uma pessoa carregando um grande pacote de compras (suficiente para caber um CP-500) embrulhado em papel pardo, na chuva, com a porta fechada da loja atrás de si.

http://br-linux.org/linux/gplv3-e-patentes-microsoft-anuncia-publicamente-que-seu-acordo-com-a-linspire-nao-inclui-a-nova-licenca
Temos que fixar o bug #1.

rodox12

Eu to me segurando pra nao rir... :)

Agora entendi aonde a GPLv3 restringia alguma coisa...

glaubergoncalves

Mas e se o kernel Linux migrar pra GPLv3, o que será da Linspire? Vão usar kernel BSD? ??? Ou de repente o do ReactOS... ;D

samuelbh

Assinatura removida pela Equipe do Fórum

rodox12

Quem vai ganha uma grana destas empresas vai ser o Torvalds pra ele nao muda a licensa do kernel...hehehe