Instalação do Pidgin via source - Tutorialzinho

Iniciado por RickMura, 20 de Julho de 2007, 02:14

tópico anterior - próximo tópico

RickMura

Eu me aventurei a instalar o Pidgin, obviamente zilhões de problemas ocorreram, resolvi fazer este tuto pra quem sabe dar uma luz pra quem tiver problemas, lembro que não sei quais são suas atuais bibliotecas então a princípio o lance é meio manual, usado horas o apt-get, hora o "Adicionar/Remover programas" e hora através do "Gerenciador do Adept".

Primeiro faça o download do source http://www.pidgin.im/pidgin/download/source/
**Salve na sua pasta /home/seunome

descompacte o arquivo (eu uso o Ark aqui), escolha o seu diretorio novamente.
Abra um terminal.
Instale a libgnutls use o comando:
sudo apt-get install libgnutls10-dev

Entre em pidgin-x.x.x (onde x é a versão que vc baixou)
Em seguida digite o seguinte comando:
./configure --enable-gnutls=yes (A opção após o configure é para ele não dar problemas com SSL, se você não colocar a opção vai ter problemas para conectar)

Se tudo deu certo:
make
sudo make install

Pronto tudo certo, mas claro, isto não aconteceu com vc, então vamos la, se você recebeu mensagens de erro durante o configure:
Você deve ler a mensagem de erro, o config do pidgin vai te avisa "olha ta faltando suporte a perl" hehe, ou algo do tipo, como disse no começo vezes eu usei apt-get, vezes eu usei o "Gerenciador do Adept" (na maioria das vezes foi esse mesmo) e uma vez apenas o "Adicionar Remover progamas"

Tive alguns problemas com perl e gtk+ 2 ele sempre pede as libs de developer por isso usei o "Gerenciador do Adept" assim não instalo coisas desnecessárias.

Espero senão ter ajudado ao menos dar uma luz.

Abraço,
Mura

gabriel0085

Quem não quiser ter trabalho com compilação pode baixar o arquivo ".deb" prontinho no site: www.getdeb.net

Link do download direto (Pidgin 2.0.2):
http://www.getdeb.net/download.php?release=1045&fpos=0

gabriel0085

Acho que esse post deveria estar na seção "Dicas e Truques".

biohazard

Arch Linux Overlord
Kernel 2.6.25-ARCH