Autor Tópico: Reinstalar sem perder informações  (Lida 7078 vezes)

Offline dudu_ubuntun

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 507
    • Ver perfil
    • O Tempo do Mundo
Reinstalar sem perder informações
« Online: 08 de Dezembro de 2005, 10:56 »
Olá
Tenho uma pequena experiência com linux (kurumin, FC4 e Xandros) e agora quero exprimentar o ubuntu.
Bom, gostei do kurumin porque quando eu faço uma besteira (acontece direto rsrsrs) eu consigo reinstalar todo o sistema escolhendo a opção de "não formatar" a partição onde o sistema será novamente instalado e assim todos o programas e configuraçõe se mantêm.
Consigo ter algo semelhante no ubuntu?

um abraço e parabéns pelo fórum!!!

Offline FaBMak

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 722
    • Ver perfil
    • fabmak://website
Reinstalar sem perder informações
« Resposta #1 Online: 14 de Dezembro de 2005, 22:17 »
Sim, claro dá para fazer isto sem problemas, só tenha o cuidado durante a instalação de desmarcar a opção de formatar a partição.

FaBMak
"Não creias impossível o que apenas improvável parece". (Shakespeare)
fabmak://website | http://twitter.com/fabmak

Offline Lúcio

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 20
    • Ver perfil
Reinstalar sem perder informações
« Resposta #2 Online: 06 de Abril de 2006, 20:06 »
Aqui não tem jeito :  quando faço alguma merd* aqui no Ubuntu, geralmente procuro ajuda (em 99% dos casos eu encontro) aqui no forum e ou então vou reinstalar o Ubuntu. O problema é que na hora de formatar eu até consigo marcar a opção para ele não formatar, porém, mais adiante, ele reclama que eu 'tenho de formatar' e coisas assim. Chato é voce personalizar o seu Linux e perder tudo. Tem mesmo algum jeito de não perder o que já existe ?
Sempron 3100+
Ati Radeon 9200 SE 128 ddr
K8v800-m
1 giga ddr 400
hd Samsung 80 7200 /Windows Xp original
Eu amo o meu Windows XP. (Deus abençoe o console de recuperação do Windows Xp )
K.I.S.S. (Keep It Simple , Stupid !)

Offline felipefoz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 200
    • Ver perfil
Reinstalar sem perder informações
« Resposta #3 Online: 06 de Abril de 2006, 21:00 »
eh realmente acho que esse instalador não aceita mesmo, eu mesmo já tentei algumas vezes, aqui vai algumas dicas para deixar personalizado sempre que formatar, esses dias eu levei duas horas pra formatar e deixar do jeito que tava, resumindo, soh formatei pra teste e pra ver quanto tempo eu levaria!
1 . Crie uma partição separada para a pasta /home, isso já adianta metade do caminho, porque a maioria das configurações dos programas, gnome, etc... ficam nessa pasta!
2. Faça backup de alguns arquivos importantes, /etc/fstab, /etc/X11/xorg.conf, /boot/grub/menu.lst, /etc/apt/sources.list, etc...mais algum que eu não lembrei...
3. Faça um repositório pessoal, ai todos os .debs que vc puxar pelo Synaptic podem ficar na pasta /home, ai qd vc formatar, comenta todos os outros, e adiciona só o seu repositório, ai vc pode instalar todos os programas que estavam previamente instalados!! :D Olha essa dica: http://www.linuxval.org/ubuntu//smf/index.php?topic=2627

abraços, qualquer dúvida, posta ai novamente, talvez não fui claro o suficiente!
« Última modificação: 02 de Julho de 2006, 10:50 por RC2006 »

Offline noslenavi

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 40
    • Ver perfil
Re: Reinstalar sem perder informações
« Resposta #4 Online: 15 de Agosto de 2007, 09:36 »
eh realmente acho que esse instalador não aceita mesmo, eu mesmo já tentei algumas vezes, aqui vai algumas dicas para deixar personalizado sempre que formatar, esses dias eu levei duas horas pra formatar e deixar do jeito que tava, resumindo, soh formatei pra teste e pra ver quanto tempo eu levaria!
1 . Crie uma partição separada para a pasta /home, isso já adianta metade do caminho, porque a maioria das configurações dos programas, gnome, etc... ficam nessa pasta!
2. Faça backup de alguns arquivos importantes, /etc/fstab, /etc/X11/xorg.conf, /boot/grub/menu.lst, /etc/apt/sources.list, etc...mais algum que eu não lembrei...
3. Faça um repositório pessoal, ai todos os .debs que vc puxar pelo Synaptic podem ficar na pasta /home, ai qd vc formatar, comenta todos os outros, e adiciona só o seu repositório, ai vc pode instalar todos os programas que estavam previamente instalados!! :D Olha essa dica: http://www.linuxval.org/ubuntu//smf/index.php?topic=2627

abraços, qualquer dúvida, posta ai novamente, talvez não fui claro o suficiente!

Tou com esse problema quero instalar mas ñ quero perder algums programas como ex: ambiente java, netbeans, etc... Quanto ao link da dica o mesmo não existe mais.

Vlw

Offline Lex Luthor

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 628
    • Ver perfil
Re: Reinstalar sem perder informações
« Resposta #5 Online: 15 de Agosto de 2007, 11:41 »
Pois é, gente, a dica quente é sempre fazer uma partição para seu /home.

Praticamente 99,9% das configurações de programas, inclusive área de trabalho, etc... ficam lá.

Façam (no mínimo) uma partição para seu /home e outra para a raiz /

Normalmente, outras configurações são de rede, etc... que não são difíceis de configurar, mas se não souber quais são os arquivos, na reinstalação vc configura novamente.

Quando for reinstalar, apagando a raiz você reinstala tudo, mandando formatar a raiz e manda montar sua partição do /home antiga no novo /home, que quando terminar a instalação, 99,9% vai estar igualzinho a antes.

O que teria que fazer depois é reinstalar os outros softwares que foram instalados posteriormente, como GoogleEarth, skype, sendo que as configs provavelmente já estarão em seu /home também.

Abraços...
Analista de Redes- Segurança da Informação
Bacharel em Ciências da Computação - UnB
Ubuntu Forever - Compiz Fusion -

Offline KronnK

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 90
  • Ubuntu User #29951
    • Ver perfil
Re: Reinstalar sem perder informações
« Resposta #6 Online: 07 de Janeiro de 2009, 00:12 »
Ressuscitando um pouco esse tópico, tenho algumas dúvidas que não ficaram muito claras:

Eu consigo ou não reinstalar o ubuntu sem perder todas as configurações já arrumadas?
É possível fazer um Live-CD disso? Você instalar a sua versão, com todos os seus programas prediletos e configurações? *Se não, que tal a galera começar a pensar nisso... ia ser um adianto, creio eu, para todos.

Bom, a outra coisa que gostaria de pedir é que, bom, sou meio newbie em linux (já usei kurumin mas apanhei um ticado... no ubuntu, acho que por causa do fórum, as coisas estão mais tranqüilas), então praqueles que, como eu, não entenderam o que foi dito aí em cima... seria possível fazer um tutorial disso?

Grande Abraço e Muito Obrigado!
User Linux: #502412                       User Ubuntu:
CCE NCV-D5H8F, Ubuntu 9.10 e 10.04, 2GB RAM, 80GB/HD, Chipset Intel 945GM/PM/GMS, 943/940GML and 945GT Express Memory Controller Hub

Offline Lex Luthor

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 628
    • Ver perfil
Re: Reinstalar sem perder informações
« Resposta #7 Online: 07 de Janeiro de 2009, 10:23 »
Colega,

   Como eu disse em cima, dá, e é fácil.
   Só que, como não sabemos como está a sua configuração atual, o recomendado é você tirar backup do seu disco inteiro.
   Normalmente, TODAS as configurações no Unix ficam guardadas no seu diretório home (/home/nome_do_usuario), e se você tirar backup só desse diretório (se tiver mais de um usuário cadastrado, tire logo do /home inteiro) você já vai estar com tudo gravado.

   Aí, quando você for reinstalar, não escolha aquele modo que o instalador faz tudo para você. Escolha o modo de particionamento manual. Nele você vai ter uma visão de como está seu disco. Aí, o que você terá que fazer é particioná-lo.
   Para a primeira partição, escolha um tamanho razoável só para o sistema operacional. Pode ser de uns 15 a 20 Gb, é muuuito mais do que suficiente. Nesta partição vão todos os aplicativos que você instalar também. esta partição será montada no diretório / (raiz).
   Faça uma pequena partição de SWAP (depende do tamanho da memória do seu computador).
   O resto do disco, crie uma partição ext3 e mande montá-la no diretório /home.
   Depois de terminar a instalação toda, instale os aplicativos extras que você tinha instalado antes, pegue o seu backup do /home e copie por cima do que já tem. Estou considerando que você criou na nova instalação um nome de usuário IGUAL ao da instalação anterior. Se for diferente, o diretório HOME do novo usuário é diferente do antigo (alguns aplicativos podem dar problema, como o thunderbird).

    Sobre o Lice CD, é possível sim. Procure um tutorial na internet que com certeza tem. O problema é você conseguir caber todos os seus dados do HD nesse liveCD. É mais fácil tirar um backup mesmo.
Analista de Redes- Segurança da Informação
Bacharel em Ciências da Computação - UnB
Ubuntu Forever - Compiz Fusion -

Offline KronnK

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 90
  • Ubuntu User #29951
    • Ver perfil
Re: Reinstalar sem perder informações
« Resposta #8 Online: 07 de Janeiro de 2009, 13:29 »
Vamos lá conterrâneo... vou fazer "coments" por partes em cima da tua resposta...


Colega,

   Como eu disse em cima, dá, e é fácil.
   Só que, como não sabemos como está a sua configuração atual {tem uma porrada de coisa instalada... mas o principal para mim não era nem com relação a isso... eu uso o 8.04 Hardy... só que quando se formata, tem que baixar todas as configurações, repositórios, codecs e programas que costumo usar... não é muita coisa... mas pelo menos para o inicial já ficar atualizado} , o recomendado é você tirar backup do seu disco inteiro. {não entendi... mais abaixo você fala pra tirar backup apenas do diretório home.... ??? }
   Normalmente, TODAS as configurações no Unix ficam guardadas no seu diretório home (/home/nome_do_usuario) {isso é informação nova... não sabia... pra mim os programas ficavam todos no /usr/ }, e se você tirar backup só desse diretório (se tiver mais de um usuário cadastrado, tire logo do /home inteiro) você já vai estar com tudo gravado. {blz... essa parte é tranqüila}

   Aí, quando você for reinstalar, não escolha aquele modo que o instalador faz tudo para você. Escolha o modo de particionamento manual. Nele você vai ter uma visão de como está seu disco. Aí, o que você terá que fazer é particioná-lo. {isso é tranqüilo também... pq ainda uso dual boot por causa dos jogos... então meu particionamento sempre vai manual por causa do Window$}
   Para a primeira partição, escolha um tamanho razoável só para o sistema operacional. Pode ser de uns 15 a 20 Gb, é muuuito mais do que suficiente. {eu ponho 10 e tá de sooooooobra dum jeito... hahaha} Nesta partição vão todos os aplicativos que você instalar também. esta partição será montada no diretório / (raiz).
   Faça uma pequena partição de SWAP (depende do tamanho da memória do seu computador). {tenho 2gb de ram... eu coloco 256mb de swap só pq o linux exige... e ainda é muito]
   O resto do disco, crie uma partição ext3 e mande montá-la no diretório /home. {qual a diferença entre não marcar e marcar como /home no resto do disco? o computador já não vai instalar um /home no diretório raiz? *nunca entendo esse sistema de arquivos do linux... :(  }
   Depois de terminar a instalação toda, instale os aplicativos extras que você tinha instalado antes {mas o que eu não quero é exatamente isso... ter que reinstalar todos os parangolés que tinha no pc anteriormente... pq a gnt perde muito tempo fazendo isso. Essa é minha dúvida real... se tem como a gnt reinstalar o SO sem perder os programas e aplicativos que estavam anteriormente instalados} , pegue o seu backup do /home e copie por cima do que já tem. Estou considerando que você criou na nova instalação um nome de usuário IGUAL ao da instalação anterior. Se for diferente, o diretório HOME do novo usuário é diferente do antigo (alguns aplicativos podem dar problema, como o thunderbird).

    Sobre o Lice CD, é possível sim. Procure um tutorial na internet que com certeza tem. O problema é você conseguir caber todos os seus dados do HD nesse liveCD. É mais fácil tirar um backup mesmo. {Aqui vai outra dúvida então... existe Live-DVD ? ??? hahahahha }
User Linux: #502412                       User Ubuntu:
CCE NCV-D5H8F, Ubuntu 9.10 e 10.04, 2GB RAM, 80GB/HD, Chipset Intel 945GM/PM/GMS, 943/940GML and 945GT Express Memory Controller Hub

Offline Lex Luthor

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 628
    • Ver perfil
Re: Reinstalar sem perder informações
« Resposta #9 Online: 07 de Janeiro de 2009, 14:16 »
Existir existe, nunca vi alguém fazer um do Ubuntu, mas existe. Agora, como criar, não sei se pode-se utilizar o LiveCD em um DVD...
De qualquer forma, um DVD tem apenas 4Gb de dados. Dependendo do seu HD, nem DVD vai dar muito bom. O melhor mesmo é se você arranjasse um HD Usb Externo, plugasse no seu sistema e tirasse backup. Depois de reinstalar o sistema, é só plugar de volta e copiar.
Analista de Redes- Segurança da Informação
Bacharel em Ciências da Computação - UnB
Ubuntu Forever - Compiz Fusion -

Offline KronnK

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 90
  • Ubuntu User #29951
    • Ver perfil
Re: Reinstalar sem perder informações
« Resposta #10 Online: 07 de Janeiro de 2009, 14:23 »
É.... pelo jeito vou ter que dar uma vasculhada a mais aí...
Ainda fiquei com dúvidas...
User Linux: #502412                       User Ubuntu:
CCE NCV-D5H8F, Ubuntu 9.10 e 10.04, 2GB RAM, 80GB/HD, Chipset Intel 945GM/PM/GMS, 943/940GML and 945GT Express Memory Controller Hub

Offline estev3s

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 620
    • Ver perfil
Re: Reinstalar sem perder informações
« Resposta #11 Online: 19 de Janeiro de 2009, 03:44 »
use o remastersys pra fazer um cd da instalação do sistema do jeito que ele está.. dai se você fizer derma, deixa o sistema do jeito que estava antes.. cuide apenas dos seus dados pessoais :D
Linux user #480130

Offline volneilo

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 78
  • Vivendo, pesquisando e aprendendo.
    • Ver perfil
Re: Reinstalar sem perder informações
« Resposta #12 Online: 19 de Janeiro de 2009, 04:11 »
É isso aí, est3ves. E se não me engano, tem também a opção do AptOnCD, que transfere para um Cd justamente o que o KronnK precisa: os pacotes dos programas que ele tem instalados. Aí, depois de reinstalado o sistema, basta indicar o CD como se fosse um repositório e em segundos estão todos os programas instalados (pressupondo, é claro, que vai ser reinstalada a mesma versão do SO). E ele ainda salva alguns outros itens interessantes, vale dar uma boa olhada nisso.
Juntamente com a solução do diretório /home separado, é a resposta para uma reinstalação tranquila e que deixa tudo como estava antes  ;D .

Offline Raphael Barros

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 21
    • Ver perfil
Re: Reinstalar sem perder informações
« Resposta #13 Online: 09 de MAR?O de 2012, 10:07 »
Essa do APTonCD eu não conhecia, me parece muito interessante mesmo!

Eu gostaria, como o amigo de cima, ao reinstalar e atualizar o Ubuntu (atualizar por cima é legal, mas com o tempo o PC vira uma carroça) e só com poucos cliques, reinstalar meus programas favoritos e de preferência, que o programa que me permita isso gere a lista dos favoritos. Ao contrário do amigo, eu tenho váaaaaarios programas instalados!

Se eu fosse de fato organizado, eu só tinha que criar um arquivo de texto com uma linha de aptitude install nomes dos programas, mas como não fui e a maioria não é....e heheheheheh

Há algo assim?


Offline Samuel Ubuntu do Sur

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 117
  • Um Caipira Apaixonado por Linux...
    • Ver perfil
Re: Reinstalar sem perder informações
« Resposta #14 Online: 10 de MAR?O de 2012, 22:50 »
Olá Pessoal! Boa Noite!

Eu já postei isto em outro tópico lá em iniciantes e já testei tanto no 11.04 quanto no 11.10 e dá certinho (já instalei e reinstalei em desktop, netbook, notebook e em máquina virtual). Como funciona bem comigo, se quiserem testar, acho que vale a pena:


" Backup do sistema inteiro (clonagem): passando a dica para os iniciantes como eu!

Estou há 3 meses com o Ubuntu 11.04 e não me arrependo de ter migrado para do Ruindowns para o Linux!

Fiquei tão satisfeito e fiz tudo de uma forma tão funcional para mim que eu pensei: tenho que fazer uma cópia do sistema para mim!

E, após tentar de tudo que há na net neste tópico (AptonCD, Remastersys - Maldito seja! - , Simple Back-Up, Deja Dup - quero me esquecer dele), segui várias dicas aqui do fórum e de outros sites e, por tentativa e erro (o VBOX é ótimo para isso) e sem também ficar editando linhas do Grub e outras coisas que ainda não dou conta de fazer, eu fiz o seguinte: (pessoal, me desculpem a descrição com alguns detalhes "bobos", mas para quem estava como eu quebrando a cabeça, descobrir o óbvio pode ser difícil..)

1) Instalei o Ubuntu no computador (sem separar a pasta home em outra partição, pois do jeito que fiz dá erro se colocar em outra partição).

2) Criei o Back com o Tar (utilizando os comandos retirados aqui mesmo do Fórum):

sudo su

tar cvpzf (NOME DO BACK-UP).tgz --exclude=/(NOME DO BACK-UP).tgz --exclude=/temp --exclude=/proc --exclude=/lost+found --exclude=/dev --exclude=/mnt --exclude=/sys --exclude=/usr/share/metacity/icons /

OBSERVAÇÕES: Pessoal, exclui a pasta boot por minha conta, pois pensei (não sei se bem ou mal): se ela é pra boot, boot deve ser igual pra todo mundo, certo? (Utilizando o mesmo Kernel). Quando fiz da primeira vez, substituindo a boot original, o sistema não arrancou...

Segui as recomendações antes do back-up de:


A) desmontar cd, hd, usb

B) limpar cache (sistema, aplicativos)

C) limpar thumbnais

D) esvaziar lixeira

E) limpar cache de programas

(sudo apt-get clean)

3) No terminal (com comandos do Linux) copiei tudo para um Pendrive (o mesmo que uso para instalar o Ubuntu).

4) Então, no computador com o sistema novinho, recém instalado, pela linha de comando eu copiei o back-para a raiz do sistema (/) e dentro a raiz do sistema (cd /) então dei o comando (também retirado daqui do fórum):

sudo su

tar xvpfz (NOME DO BACK-UP).tgz -C /

5) Após tudo terminado, atualizei o GRUB (sudo update-grub) - nem sei se precisava, mas como deu certo...

Lembrando: quase tudo disso já estava no fórum, só que não vi ninguém falar que fez e funcionou. Sendo assim, deixo aqui minha contribuição"


Observações posteriores:

1) Para mudar o nome do computador pode-se: editar o "nome do host": gksudo gedit /etc/hostname (no arquivo que aparecer é só colocar o novo nome do computador). Ou, então, usando o Ubuntu Tweak.

2) Pode-se fazer um back-up separado só da pasta home (já me foi muito útil fuçando no Compiz e a coisa zebrou toda: foi só substituir a pasta home)

Criando back-up da home:

cd /home

tar cvpzf (NOME DO BACKUP).tgz --exclude=/home/(NOME DO BACKUP).tgz /home

Repondo o back-up: (após copiar o arquivo de back-up da home para a pasta raiz "/"

tar xvpfz HOME2011A.tgz -C /home


Enfim, espero que possa ser útil.