Travamento do ubuntu 7.04 (sem wireless) - estranho O.o

Iniciado por Ashkental, 08 de Julho de 2007, 02:56

tópico anterior - próximo tópico

Ashkental

Bom, vamo la, meu problema é meio grande... Bom, essa semana eu tava vendo o video do Linux x Vista e depois de eu fiquei super entusiasmado em instala o Ubuntu aqui, andei pesquisando e baxei a versão ubuntu 7.04 pra processadores 64bit. Como eu tinha uma só partição rodando o XP, eu baxei o Partition Magic e tentei diminuir a partição um pouco (partição de 160g diminuir uns 20gb pra por o linux), nao é que com as minhas habilidades junto do grande XP deu tela azul? Bom, depois da tela azul eu mandei tudo pra você sabe aonde e pus o CD do Ubuntu pra formata tudo logo e instala o ubuntu sozinho no pc (mesmo nao entendendo n-a-d-a de linux huahua (eu adoro aprender a mexer sozinho lendo tutorial e fuxicando)). Pra minha surpresa foi a instalação mais linda do mundo, eu quase chorei UAauhauhA, eu pus o live cd, entro no sistema, em 20 minutos, instalei, reiniciei... PRONTO, ja tava com internet, ja tava com TUDO (minha net eh virtua) so nao testei a rede, mais como nao uso eh o de menos. Ele pediu os updates, instalei os updates, reiniciei, comecei a fuxica e aprendi a instala programas, fui por os efeitos de desktop que ja vem com o linux, ele pediu pra instalar os drives da nvidia (instalo automaticamente e quando reiniciei eu pus os efeitos), instalei o beryl, pus um bando de efeito, comecei a mexer ai que pra minha surpresa... Travo o mouse... eu reinciei... continuei mechendo, travo o mouse denovo... comecei a achar estranho... continuei com o linux, travo o teclado, depois o mouse... Travava um depois o otro, ou os dois juntos, sempre travando, achei que era o beryl... desativei o beryl e os efeitos que ja vem no ubuntu. Continuou travando, cada vez mais frequente, nao aguentei, formatei e pus a porcaria do XP denovo... Passo 1 ou 2 horas (assim que termino a instalacao do XP) resolvi por o linux denovo pra ver c eu tinha feito algo errado na instalacao... pra minha surpresa assim que eu instalei o linux (nao deu nem tempo de por os efeitos nem instalar o beryl nem atualizar) ele travou... eu pensei: nao eh possivel... Formatei denovo e pus o XP, baxei o Linux 64bit com instalação não-grafica, formatei, instalei pela instalação nao grafica... instalo bonitinho e quando eu entrei, adivinha que que aconteceu? é... travo denovo, comecei a fica meio deprimido com o ubuntu, eu queria muito, mais ele nao me queria... (Olha quantas chances eu dei pra ele :'( ). Bom, minha situação atual é a seguinte, eu to com o Windows XP, ja nao to com o mesmo entusiamo que eu tava antes porque andei lendo sobre as incompatibilidades c/ programas do windows, comecei a me desanimar MUITO sobre isso (principalmente) mais eu queria ter pelo menos o Linux Ubuntu funcionando aqui pra que eu possa brincar com ele e algum dia migrar totalmente.

Agora sobre meu computador:
Processador: AMD Athlon 64 x2 4200+
HD: Sata 160gb
Memoria: Dual Channel 512mbx2
Placa mãe: Dell Dimension E521 (uma quase-que genérica da DELL)
Placa de Vídeo: GForce 6150 LE (onboard, bleeerg, mais com certeza roda os efeitos beryl e compiz)

Bom... sobre os efeitos de desktop, todos eles funcionaram direito, desde os de mexer a tela que ja vem no ubuntu, até o cubo do beryl, quanto o esquema de pegar fogo e o desktop de agua... nao creio que tenha sido esse o motivo do travamento, tanto é que mesmo sem eles o pc continuou a travar

Minha Epopéia com o Linux Ubuntu 7.04

gabriel0085

Ashkental,

Diz algumas coisas pra gente, pra facilitar na hora de te ajudar:

-Os problemas que você citou são apenas o travamento do mouse e do teclado ou tem mais algum?

-Qual a marca e modelo do teu teclado e do teu mouse? (inclusive diz se são usb/ps2/serial...)

----------------

Sobre a incompatibilidade com programas do windows, em muitos casos isso pode ser resolvido com "emuladores de windows" pra linux. É possível rodar a maioria do últimos lançamentos de jogos com um programa chamado "cedega" e é possível até rodar o Microsoft office no ubuntu com o "crossover linux".

Ashkental

Bom, quando travava o mouse o teclado continuava a funcionar até travar... quando travava o teclado o mouse continuava até travar, entao nao sei se o Ubuntu travava logo depois pois nao tinha como saber. Bom, quando o mouse travava e eu apertava o botao da torre de desligar ele abria aquela tela de escolher "reinciar, desligar, logoff" e tal do ubuntu e eu escolhia com o teclado, mais as vezes quando os 2 travavam (nao tenho certeza se era isso mesmo) e eu apertava o botao e ele nao abria, ai eu tinha q forca ele a desliga segurando o botao.

Meu mouse é um mouse a laser da dell, USB
http://brstore.dell.com/component_type_images/7511/MOUSE/BLASERD.jpg

Meu teclado é um teclado da dell também USB
http://www.npk.nl/projects/HomeOffice/Dell/Dell_keyboard_1.jpg

gabriel0085

Ashkental,

Eu admito que não tenho mouse usb, nem teclado, nem dell, nem nada que se pareça com seu hardware.

Mas eu me comovi com a sua história,  :'(
:D ;D :P
Você chegou todo cheio de espectativas ao linux, e acabou se decepcionando, mesmo tendo feito o maior esforço pra que tudo desse certo.
Por isso, mesmo sem ter idéia de como resolver teu problema, eu estou pesquisando aqui no google, no fórum ubuntu em inglês...em vários lugares pra ver se encontro uma dica que resolva teu caso.

------------------------------------------------------------------------------------------------- 
A primeira dica que encontrei foi essa:

-Entra no modo texto (tipo o ms-dos): ctrl+alt+f2
(no final aperta ctrl+alt+f7 pra voltar ao modo gráfico)

-Usa esse comando pra editar o arquivo:  "sudo nano /etc/modprobe.d/blacklist"

-E Substitui:

Citarblacklist usbmouse
blacklist usbkbd

por

Citar#blacklist usbmouse
#blacklist usbkbd
blacklist usbhid

Vou pesquisar mais, a medida que for encontrando outras soluções eu posto aqui.

Boa sorte. E não desista do Linux. 8)