Autor Tópico: Drivers GA-8VM533M-RZ (resolvido, obrigado pessoal)  (Lida 15857 vezes)

Offline Walkir

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 93
  • Se sei, digo que sei. Se não sei, procuro saber^^
    • Ver perfil
    • Blog de Desenhos
Drivers GA-8VM533M-RZ (resolvido, obrigado pessoal)
« Online: 08 de Julho de 2007, 00:36 »
  OLá a todos^^
 Sou novo no sistema Ubuntu e aderi ao sistema graças a essa comunidade, pois quando estava procurando sobre linux na internet fiquei familiarizado com o site.
 Tenho o Ubuntu ainda instalado com Windows mas gostaria de estar me livrando do Windows, mesmo por que gostei muito mais deste sistema, mas estou com uns probleminhas:
 1 - Não consigo encontrar os drivers linux para minha placa mãe, uma Ga-8vm533m-rz. Existe algum programa no linux que procure por drivers compatíveis, ou alguma forma de emular estes drivers?
 2 - Não consigo mudar a resolução de tela para mais do que 800 x 600! Mesmo seguindo os passos que encontrei neste mesmo fórum não dá certo. Eu configuro no terminal e tudo, mas na hora de mudar lá nas preferncias não me aparece a opção de 1024!
 
 Se puderem por favor me ajudem.
 
 Gostaria muito de migrar 100% para este magnífico sistema, mas sem resolver estes dois problemas fik meio difícil.

 Um abraço a todos e obrigado desde já.^^
« Última modificação: 11 de Julho de 2007, 20:38 por Walkir »
E eis que bem no fim finalmente haverá o final^^

Offline pinduvoz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.494
    • Ver perfil
Re: Drivers GA-8VM533M-RZ
« Resposta #1 Online: 08 de Julho de 2007, 01:17 »
Primeiro, bem-vindo ao Fórum e ao Ubuntu.

Quanto ao seu post, salvo uma situação especial com a qual nunca me deparei, vc. não precisa de drivers para a sua placa mãe. Note que o Linux não é como o Windows, que muitos acham "fácil" porque nunca o instalaram.

Na verdade, para instalar o WinXP é necessário usar o "CD de Drivers" da placa-mãe, o da impressora, o da webcam etc., caso contrário nada vai funcionar direito. Já no Linux, o reconhecimento do hardware é feito pelo sistema e os drivers "abertos", desenvolvidos pela comunidade, são carregados automaticamente para que tudo funcione. Aliás, quando algum hardware não funciona, geralmente é porque não há um driver "for Linux" desenvolvido para ele "ainda" (mas logo haverá).

Quanto à resolução do monitor, poste aqui mais informações (placa de vídeo, especialmente) para que o pessoal do Fórum possa ajudar (e eles "sempre" ajudam).

[].
:: Linux Registered User nº 439378 ::

Offline Walkir

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 93
  • Se sei, digo que sei. Se não sei, procuro saber^^
    • Ver perfil
    • Blog de Desenhos
Re: Drivers GA-8VM533M-RZ
« Resposta #2 Online: 08 de Julho de 2007, 13:18 »
Mmm...
Obrigado por ter me respondido Pinduvoz.
Os drivers até que funcionam direitinho agora mas eu não estou mesmo é conseguindo mudar a resolução.
Minha placa é uma voodoo de 16 mb, não lembro o modelo.
Existe algum software que identifique o modelo das placas, como o everest do windos?
Um abraço a todos^^
E eis que bem no fim finalmente haverá o final^^

Offline DigoUnited

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 106
  • Vila Velha/ES
    • Ver perfil
Re: Drivers GA-8VM533M-RZ
« Resposta #3 Online: 08 de Julho de 2007, 17:55 »
Mmm...
Obrigado por ter me respondido Pinduvoz.
Os drivers até que funcionam direitinho agora mas eu não estou mesmo é conseguindo mudar a resolução.
Minha placa é uma voodoo de 16 mb, não lembro o modelo.
Existe algum software que identifique o modelo das placas, como o everest do windos?
Um abraço a todos^^

Que tal colocar sua placa de video onboard para testar? eu tenho um pc com esta placa-mae e funciona normalmente na resolução que vc deseja!


Também já usei uma off, uma MX4000 GefORCE e funcionou normalmente tbm
Rodrigo Oliveira™
Fedora 10 - Ubuntu 8.10 - OSX HackintosH 10.5

Offline Walkir

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 93
  • Se sei, digo que sei. Se não sei, procuro saber^^
    • Ver perfil
    • Blog de Desenhos
Re: Drivers GA-8VM533M-RZ
« Resposta #4 Online: 08 de Julho de 2007, 20:38 »
  Nussa gente aconteceu algo estranho por aqui...
 Eu resolvi deletar de vez a minha partição windows pra usar 100% do HD no Ubuntu... Aí eu instalei o Ubuntu de novo... estranho que já na configuração de instalação ele jah veio em 1024.
 Eu usei a opção de usar todo o HD pro Linux e talz...
 Agora minha resolução tá certa mas restou a dúvida:
 Por quê isso aconteceu? Por quê não tinha acontecido antes?
 Da primeira vez até pra instalar tava ruim, tive de fazer um monte de malabarismos aqui na tela...
 Alguém pode me responder?^^


 Um abraço e obrigado a todos.^^
E eis que bem no fim finalmente haverá o final^^

Offline pinduvoz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.494
    • Ver perfil
Re: Drivers GA-8VM533M-RZ
« Resposta #5 Online: 08 de Julho de 2007, 21:03 »
Provavelmente, algum erro na detecção do seu hardware na primeira instalação.

Para saber ao certo, só reconfigurando o vídeo (e o X) na instalação antiga, o que já não é mais possível.

Fica aqui, no entanto, a dica de como fazer isso pelo terminal, caso vc. perca o X (não consiga entrar em modo gráfico), com o comando...

Código: [Selecionar]
sudo dpkg-reconfigure -phigh xserver-xorg
É só responder às perguntas e ser feliz.


OFF TOPIC:
Citar
Rodrigo Oliveira (Vila Velha/ES)
Placa-Mãe : Phitronics AM2N1K-M
Processador: SEMPRON 3000+ i386-64
Placa de Vídeo: GeForce 6100 - 512Mb
Ram: DDR2 1024Mb (2 x 512) 533Mhz Dual-Channel
HD: 40Gb
S.O >> Windows XP / FEDORA 7 / UBUNTU 7.04

Rodrigo, a sua MB Phitronics é aquela que vem com a nvidia 6100 onboard?

Se é, que tal?

Perguntei porque me ofereceram uma num orçamento de upgrade também com Sempron 3000 e estou pensando em comprar.
« Última modificação: 08 de Julho de 2007, 21:05 por pinduvoz »
:: Linux Registered User nº 439378 ::

Offline DigoUnited

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 106
  • Vila Velha/ES
    • Ver perfil
Re: Drivers GA-8VM533M-RZ
« Resposta #6 Online: 08 de Julho de 2007, 23:21 »
OFF TOPIC:


Bom, se vc pensa em turbinar a maquina com overclock não compre, pois soh vai conseguir aumentar o FSB ateh o processdor chegar a uns 2.2 Ghz , agora se vc for usar o pc igual a mim, em 2.0... pode comprar.... o CUSTO BENEFICIO desta placa é um absurdo de bom! Fiz um orçamento tbm com esta placa e com uma gigabyte, a gigabyte fazia o orçamento ir às alturas! Outra coisa.... pouca gente comenta isso... eu to usando a placa de video onboard a 512Mb e não somente 256 igual falam em tutoriais e informações da placa, disponibilizando 256 de ram do seu pc ela libera mais 256 e faz 512 ... ótimo!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

2 slots ddr2, ahhh a PCI express dela é 1x soh ta!!!! nao eh 16x nao! essa eh a unica coisa que me fez ficar triste com ela, mas eu nao pretendo colocar mais video nela mesmo!

JOGO AQUI NEED FOR SPEED MOST WANTED NO MAXIMO DE RESOLUÇÃO!
ESSA KIT COM O SEMPRON 3000+ FAZ FICAR TURBINADO, O MELHOR DE TUDO É ELA SER SOCKET AM2, VC NAO PRECISARA TROCAR MAIS A MOBO... SÓ IR FAZENDO UPGRADE DE PROCESSADOR!


ESPERO TER AJUDADO... E LEMBRE-SE ESTA É SOMENTE A MINHA OPINIÃO!

ABRAÇO!
Rodrigo Oliveira™
Fedora 10 - Ubuntu 8.10 - OSX HackintosH 10.5

Offline pinduvoz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.494
    • Ver perfil
Re: Drivers GA-8VM533M-RZ
« Resposta #7 Online: 09 de Julho de 2007, 00:11 »
OFF TOPIC:

Ajudou muito. Obrigado.

Acho que vou fechar negócio com ela.
:: Linux Registered User nº 439378 ::

Offline Walkir

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 93
  • Se sei, digo que sei. Se não sei, procuro saber^^
    • Ver perfil
    • Blog de Desenhos
Re: Drivers GA-8VM533M-RZ
« Resposta #8 Online: 10 de Julho de 2007, 17:05 »
Provavelmente, algum erro na detecção do seu hardware na primeira instalação.

Para saber ao certo, só reconfigurando o vídeo (e o X) na instalação antiga, o que já não é mais possível.

Fica aqui, no entanto, a dica de como fazer isso pelo terminal, caso vc. perca o X (não consiga entrar em modo gráfico), com o comando...

Código: [Selecionar]
sudo dpkg-reconfigure -phigh xserver-xorg
É só responder às perguntas e ser feliz.


OFF TOPIC:
Citar
Rodrigo Oliveira (Vila Velha/ES)
Placa-Mãe : Phitronics AM2N1K-M
Processador: SEMPRON 3000+ i386-64
Placa de Vídeo: GeForce 6100 - 512Mb
Ram: DDR2 1024Mb (2 x 512) 533Mhz Dual-Channel
HD: 40Gb
S.O >> Windows XP / FEDORA 7 / UBUNTU 7.04

Rodrigo, a sua MB Phitronics é aquela que vem com a nvidia 6100 onboard?

Se é, que tal?

Perguntei porque me ofereceram uma num orçamento de upgrade também com Sempron 3000 e estou pensando em comprar.

Valeu memo pela ajuda camarada^^
Acho que jah pode fechar isso aqui...
Um abraço^^
E eis que bem no fim finalmente haverá o final^^

Offline pinduvoz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.494
    • Ver perfil
Re: Drivers GA-8VM533M-RZ
« Resposta #9 Online: 10 de Julho de 2007, 21:41 »
Walkir:

- se vc. já está satisfeito com as respostas que recebeu, edite o título do seu tópico para colocar "resolvido", pois isso facilita a vida daqueles que têm dúvidas semelhantes.

[] e disponha.
:: Linux Registered User nº 439378 ::

boi

  • Visitante
Re: Drivers GA-8VM533M-RZ
« Resposta #10 Online: 10 de Julho de 2007, 23:37 »
Pessoal, só para falar um pouco sobre essa placa Phitronics que foi comentada, a placa na verdade é uma PCChips A13G. A maior limitação é se o usuário for usar uma placa de vídeo offboard, pois essa placa tem slot PCIE de apenas 1X, contra 16X da maioria das placas atuais, o que prejudica o desempenho. Portanto, ela só seria indicada se o usuário for ficar o vídeo onboard.
Também não é muito vantajoso jogar muita memória para essas o vídeo onboard. Lembre-se, 256 ou 512 MB para o vídeo são 256 ou 512MB a menos no seu sistema. A não ser que você tenha muita memória, uns 4GB, por exemplo, é possível que faça falta. Numa placa dessas usar 256 ou 512 não faz diferença nenhuma no desempenho de vídeo, mas pode afetar o desempenho o sistema.

Online galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re: Drivers GA-8VM533M-RZ
« Resposta #11 Online: 11 de Julho de 2007, 01:39 »
Só para complementar a questão da quantidade de memória numa placa de vídeo. Por questão de marketing e desconhecimento de muito vendedores de hardware, os fabricantes fazem muita propaganda sobre a quantidade de RAM da placa de vídeo. Se você não faz uso da placa de vídeo para renderização gráfica, edição de imagens (fotos e filmes em alta resolução) e alguns poucos jogos modernos rodados "no talo", comprar uma placa de vídeo com 512MB de RAM ou até mesmo uma com 256MB é jogar dinheiro fora.

O que não avisam ao usuário leigo é que o mais importante na maioria dos casos é a quantidade de informação que essa placa de vídeo consegue processar por segundo. Neste caso é muito mais importante ficar sabendo a velocidade do processador e das memórias da placa de video e não a quantidade de RAM.   É por isso que uma MX440 ou 4000 com 64MB de RAM podem ter desempenho melhor (e muitas vezes têm)  que uma GeForce 5200 com 256MB!  Agora vai colocar isso na cabeça de vendedor desavisado!

É muito mais negócio fazer um Overclock de memória e processador da placa de vídeo que aumentar quantidade de memória em muitos casos!  Para ficar navegando na Internet, assistir vídeos (que não em Alta Definição) e usando processador de texto, 128 MB de RAM para vídeo já é um latifúndio.

Notem as tabelas comparativas dos Chips NVidia e ATI, respectivamente, no Clube do Hardware:


http://www.clubedohardware.com.br/artigos/519

http://www.clubedohardware.com.br/artigos/520

Prestem atenção no exemplo que falei acima no caso da Nvidia, no ítem "Taxa de transferência de memória".

E quanto a quantidade de RAM para o sistema em geral, hoje, se você usar um PC com 4GB de RAM é jogar dinheiro fora também, não estou falando de servidores! Se tiver 3GB de RAM já tá loco de bom. Leiam este importante artigo do Morimoto esclarecendo o assunto:

http://www.guiadohardware.net/artigos/barreira-dos-gb/


Outra coisa, não entendi esse modelo da sua placa mãe! É uma 8vm533m-rz ou  uma GA-8VM533, pois não achei o modelo GA-8VM533M-RZ. Nem no site da Gigabyte internacional e nem no Brasileiro.


Para o pessoal interessado na Phitronics AM2N1K-M, aqui tem uma análise bastante completa em português: http://ig.forumpcs.com.br/review.php?r=206931




 
« Última modificação: 11 de Julho de 2007, 01:56 por galactus »
Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2

boi

  • Visitante
Re: Drivers GA-8VM533M-RZ
« Resposta #12 Online: 11 de Julho de 2007, 11:51 »
Galactus, não entendi uma coisa no seu post:

Citar
É por isso que uma MX440 ou 4000 com 64MB de RAM podem ter desempenho melhor (e muitas vezes têm)  que uma GeForce 5200 com 256MB!

Acho que você não foi feliz no seu exemplo. Existem dois tipos de Geforce4, a MX e a Ti, e são placas completamente diferentes. Isso porque enquanto a Geforce4 Ti era uma evolução da Geforce3, a Geforce4 MX foi baseada na antiga Geforce2. A diferença entre as duas não é só de velocidade, a Geforce4 MX, sendo uma versão requentada da antiga Geforce2, não tem os mesmos recursos da Geforce4 Ti, que é bem mais avançada, muito menos da GeforceFX, mesmo da 5200. Quanto à velocidade, não existe hipótese de uma Geforce4 MX4000 ser mais rápida que uma FX 5200, independendente da quantidade de memória. Já uma MX440 pode até ser mais rápida que uma FX5200, apenas se você for comparar uma MX440 com memórias de 128 bits contra uma FX5200 com memórias de 64 bits. Se você pegar as duas de 64 bits, ou as duas de 128 bits, a FX5200 será mais rápida sempre. É claro que no caso das Geforce4 Ti, a coisa será um pouco diferente.

Online galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Re: Drivers GA-8VM533M-RZ
« Resposta #13 Online: 11 de Julho de 2007, 14:34 »
Galactus, não entendi uma coisa no seu post:

Citar
É por isso que uma MX440 ou 4000 com 64MB de RAM podem ter desempenho melhor (e muitas vezes têm)  que uma GeForce 5200 com 256MB!

Acho que você não foi feliz no seu exemplo. Existem dois tipos de Geforce4, a MX e a Ti, e são placas completamente diferentes. Isso porque enquanto a Geforce4 Ti era uma evolução da Geforce3, a Geforce4 MX foi baseada na antiga Geforce2. A diferença entre as duas não é só de velocidade, a Geforce4 MX, sendo uma versão requentada da antiga Geforce2, não tem os mesmos recursos da Geforce4 Ti, que é bem mais avançada, muito menos da GeforceFX, mesmo da 5200. Quanto à velocidade, não existe hipótese de uma Geforce4 MX4000 ser mais rápida que uma FX 5200, independendente da quantidade de memória. Já uma MX440 pode até ser mais rápida que uma FX5200, apenas se você for comparar uma MX440 com memórias de 128 bits contra uma FX5200 com memórias de 64 bits. Se você pegar as duas de 64 bits, ou as duas de 128 bits, a FX5200 será mais rápida sempre. É claro que no caso das Geforce4 Ti, a coisa será um pouco diferente.

Sim eu entendo, mas não me referi as Geforce 4Ti, elas realmente possuiam muita força bruta. Me refiro ao fato de no nosso mercado estar inundado de GeForce FX 5200 de 64bits, essas são piores que as MX em muitos casos.

Dá uma olhada nesses duas comparações das 5200 64 e 128bits:

http://www.clubedohardware.com.br/artigos/784/1

http://www.clubedohardware.com.br/artigos/790/1


E eu mesmo tinha uma FX 5200 64bits e tive a oportunidade de usar um micro de configuração similar ao meu na época, mas com uma Geforce MX e fiquei espantado ao ver que o desempenho era melhor no micro com a MX. 
Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2

Offline Walkir

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 93
  • Se sei, digo que sei. Se não sei, procuro saber^^
    • Ver perfil
    • Blog de Desenhos
Re: Drivers GA-8VM533M-RZ
« Resposta #14 Online: 11 de Julho de 2007, 15:11 »
  Olá a todos^^

 Pinduvoz... Na verdade eu não sei como se faz pra mudar o título do tópico :-[
 Newbie! Newbie! Newbieeeeee! ::)
 
 Galactus: esse é o modelo que veio marcado no meu manual da que veio junto do pc. É um desses pcs de loja, semp toshiba, pago em trocentas vezes no carnê. :P Pobre é fogo ;D

 Mais uma coisa Galactus, eu possuo uma placa de 16 MB Voodoo, coloquei ela por que tinha dado uma treta aqui  ha algum tempo. A tela ficava preta e não iniciava o Windows... Depois que eu fui descobrir que o problema tava era nos meus slots pci... Mas por pura preguiça deixei a placa aqui e tá funcionando...
 No meu caso, é melhor deixar a placa que tá mesmo ou deixar onboard?
 
 DigoUnited: Se eu tirar a placa o Ubuntu vai reconhecer automaticamente?^^

 Um abraço^^
« Última modificação: 11 de Julho de 2007, 15:13 por Walkir »
E eis que bem no fim finalmente haverá o final^^