Feisty travando (hardware? como descobrir?)

Iniciado por edu.reche, 05 de Julho de 2007, 12:27

tópico anterior - próximo tópico

edu.reche

E aí pessoal, tudo bem? Estou usando o feisty fazem 2 meses, e até aqui tudo bem, mas hoje ele travou 4 vezes e o computador todo trava e tenho que resetar, meu medo é que seja algum problema de hardware, como posso descobrir?

Eduardo

gabriel0085

edu,

para podermos te ajudar você terá de descrever melhor sua situação:

-Em que momentos ele trava?
Quando abre um programa específico?
Quando atingi um limite de memória usada?
Quando você abre um certo número de programas simultâneos?
Depois de um tempo determinado?

-------------------------------

Se você tiver o windows ou outra distro instalados no computador, seria interessante você testá-los.

Caso continuem os travamentos, certamente o problema é com hardware.

edu.reche

pois é gabriel, eu já fiz testes para ver se alguma dessas situações se encaixam, mas não, ao que tudo indica ele trava sem qualquer motivo.

não tenho outra distro, nem windows... hoje de manhã travou novamente, pode ser um problema de hardware, mas não sei que log consultar pra verificar isso, os logs do sistema lá em Sistema/Administração/Log do sistema não me dizem nada.

mesmo assim obrigado.

t+
Eduardo

boi

Eu já tive muitos problemas de travamentos e depois descobri que eram causados pelo driver propreitário da ATI. Na época eu até mudei para os drivers opensource por causa disso. Depois mudei para uma placa de vídeo da Nvidia e nunca mais tive esses problemas.
Muitas vezes esses travamentos são causados por drivers mal feitos. Essa é, aliás, uma das causas da instabilidade crônica do Windows, muitas vezes a culpa nem é do sistema, mas desses drivers. Essa é também uma das razões porque a comunidade insiste tanto em ter drivers opensource.

edu.reche

putz, e eu tenho uma placa ATI, só que é um HP Pavilion zv6000, ou seja ATI XPRESS 200M, esse M deve ser microsoft, pq não tem driver mesmo pra essa placa pra linux... vou instalar o driver open source pra ver se melhora.

valeu!
Eduardo

agente100gelo

Pavilion? Opa!

Eu tenho um HP Pavillion que travava.
No meu caso é um bug do Kernel ainda não resolvido.

Para ver se é a mesma coisa, abra um terminal e digita "top" e verifica se tem algum processo comendo todos os recursos do sistema de uma hora para outra.
Advogado e analista de sistema cearense.
Twitter: @glaydson

edu.reche

Pois é, ontem fiquei mais ou menos uma hora olhando pro "top" pra ver se tinha alguma coisa... hehehe... nada estranho... mas vou rodá-lo aqui novamente e dar uma verificada.

Alguém pode me dizer se o Xorg.conf também é responsável por configurar/controlar dispositivos de entrada, como botões de volume, teclado, mouse? Ou é só vídeo?

Eduardo

agente100gelo

Citação de: edu.reche online 06 de Julho de 2007, 10:35
Alguém pode me dizer se o Xorg.conf também é responsável por configurar/controlar dispositivos de entrada, como botões de volume, teclado, mouse? Ou é só vídeo?

Sim. Tudo isso.
Advogado e analista de sistema cearense.
Twitter: @glaydson

Evaristo

edu,

instalei o Feisty num A75S229 - Toshiba e ficava travando também, aí li em algum lugar que se desabilitasse o HT na bios parava de travar e foi isso mesmo que aconteceu. Só que agora quando vejo o monitor do sistema ele apenas acusa a existência de uma CPU, e não tive nenhuma queda de desempenho perceptível.

edu.reche

bom, reinstalei o meu driver de vídeo e parece que está tudo legal.

agora a pergunta sobre o xorg.conf é pq os botões de volume do meu notebook até fazem exibir graficamente no ubuntu a barra de volume, mas não altera realmente o som, sei lá o por que disso  :-\

Citaraí li em algum lugar que se desabilitasse o HT na bios parava de travar e foi isso mesmo que aconteceu
quem dera eu ter HT no meu Pavilion...  ;D
Eduardo