Autor Tópico: Linux e Windows na mesma máquina: Como faz o Boot?  (Lida 2132 vezes)

Offline Padatomi

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 13
    • Ver perfil
Linux e Windows na mesma máquina: Como faz o Boot?
« Online: 04 de Julho de 2007, 20:35 »
Já tenho o windows no pc, o que ocorre se eu instalar o linux em outra partição? Na tela inicial aparece alguma opção de qual eu quero iniciar, ou o linux entra sozinho? Li algo sobre grub. o que é isso, como criar? se alguem puder esmiuçar isso neste topico.

Sou um completo iniciante em linux. Li tbm que isso muda a MBr do Windows, que isso? Como eu faço, passo a passo pra criar um diskete que, ao iniciar o computador com ele dentro ele vá para o linux? se alguem puder por de um jeito bem facil prum noob total como eu, eu ficaria muito grato. obrigado.

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: Linux e Windows na mesma máquina: Como faz o Boot?
« Resposta #1 Online: 04 de Julho de 2007, 20:49 »
Já tenho o windows no pc, o que ocorre se eu instalar o linux em outra partição? Na tela inicial aparece alguma opção de qual eu quero iniciar, ou o linux entra sozinho? Li algo sobre grub. o que é isso, como criar? se alguem puder esmiuçar isso neste topico.

Sou um completo iniciante em linux. Li tbm que isso muda a MBr do Windows, que isso? Como eu faço, passo a passo pra criar um diskete que, ao iniciar o computador com ele dentro ele vá para o linux? se alguem puder por de um jeito bem facil prum noob total como eu, eu ficaria muito grato. obrigado.

Na instalação do Ubuntu será instalado automaticamente o GRUB também, e ele te dará opção de acessar o sistema que desejar.

Para saber mais sobre o GRUB você pode ler:

http://wiki.ubuntubrasil.org/Grub
http://ubuntuforum-pt.org/index.php?topic=4055.0
http://ubuntuforum-pt.org/index.php?topic=17086.0
Cristiano/Timóteo - MG