Autor Tópico: Linux e Windows na mesma máquina: Como faz o Boot?  (Lida 2132 vezes)

Offline Padatomi

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 13
    • Ver perfil
Linux e Windows na mesma máquina: Como faz o Boot?
« Online: 04 de Julho de 2007, 20:35 »
Já tenho o windows no pc, o que ocorre se eu instalar o linux em outra partição? Na tela inicial aparece alguma opção de qual eu quero iniciar, ou o linux entra sozinho? Li algo sobre grub. o que é isso, como criar? se alguem puder esmiuçar isso neste topico.

Sou um completo iniciante em linux. Li tbm que isso muda a MBr do Windows, que isso? Como eu faço, passo a passo pra criar um diskete que, ao iniciar o computador com ele dentro ele vá para o linux? se alguem puder por de um jeito bem facil prum noob total como eu, eu ficaria muito grato. obrigado.

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: Linux e Windows na mesma máquina: Como faz o Boot?
« Resposta #1 Online: 04 de Julho de 2007, 20:49 »
Já tenho o windows no pc, o que ocorre se eu instalar o linux em outra partição? Na tela inicial aparece alguma opção de qual eu quero iniciar, ou o linux entra sozinho? Li algo sobre grub. o que é isso, como criar? se alguem puder esmiuçar isso neste topico.

Sou um completo iniciante em linux. Li tbm que isso muda a MBr do Windows, que isso? Como eu faço, passo a passo pra criar um diskete que, ao iniciar o computador com ele dentro ele vá para o linux? se alguem puder por de um jeito bem facil prum noob total como eu, eu ficaria muito grato. obrigado.

Na instalação do Ubuntu será instalado automaticamente o GRUB também, e ele te dará opção de acessar o sistema que desejar.

Para saber mais sobre o GRUB você pode ler:

http://wiki.ubuntubrasil.org/Grub
http://ubuntuforum-pt.org/index.php?topic=4055.0
http://ubuntuforum-pt.org/index.php?topic=17086.0
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Offline Padatomi

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 13
    • Ver perfil
Re: Linux e Windows na mesma máquina: Como faz o Boot?
« Resposta #2 Online: 04 de Julho de 2007, 21:24 »
agora veio outra duvida, como eu coloko 1024xyyyy de resolucao? aki tah em 800x600 e naum dah pra mudar. meu monitor eh lcd de 17 polegadas e ia muito alem desta resolucao.

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: Linux e Windows na mesma máquina: Como faz o Boot?
« Resposta #3 Online: 04 de Julho de 2007, 21:27 »
agora veio outra duvida, como eu coloko 1024xyyyy de resolucao? aki tah em 800x600 e naum dah pra mudar. meu monitor eh lcd de 17 polegadas e ia muito alem desta resolucao.

Você pode reconfigurar o xorg.conf.

Para isto faça antes um backup do arquivo:

Código: [Selecionar]
$ cd /etc/X11
$ sudo cp xorg.conf xorg.conf_20070704

E pode reconfigurar ele fazendo o seguinte:

Código: [Selecionar]
$ sudo dpkg-reconfigure xserver-xorg

Mas e ai? conseguiu acertar o GRUB?
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Offline CGaldino

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 193
  • O conhecimento liberta.
    • Ver perfil
    • Infosucata
Re: Linux e Windows na mesma máquina: Como faz o Boot?
« Resposta #4 Online: 04 de Julho de 2007, 23:56 »
Já tenho o windows no pc, o que ocorre se eu instalar o linux em outra partição? Na tela inicial aparece alguma opção de qual eu quero iniciar, ou o linux entra sozinho? Li algo sobre grub. o que é isso, como criar? se alguem puder esmiuçar isso neste topico.

O Grub ou o Lilo são gerenciadores de Boot. No seu caso quando instalar o Ubuntu (ou qualquer distro linux) você terá a opção de instalar o Grub. Fique atento mas isso é feito de um modo um tanto quanto intuitivo.

Citar
Sou um completo iniciante em linux. Li tbm que isso muda a MBr do Windows, que isso? Como eu faço, passo a passo pra criar um diskete que, ao iniciar o computador com ele dentro ele vá para o linux? se alguem puder por de um jeito bem facil prum noob total como eu, eu ficaria muito grato. obrigado.


Então, os gerenciadores do boot dão um jeitio nisso ai! Não esquente, basta ter atenção durante a instalação.

Dê uma olhada na parte inicial deste tópico, pode ajudar...

ABS
@conradopreto Linux user #440560 / Ubuntu user #11411 /