Autor Tópico: Recem Nascido no Ubuntu =) necessito ajuda!  (Lida 31498 vezes)

Offline VB5

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.564
  • Liga dos Dinos
    • Ver perfil
Re: Recem Nascido no Ubuntu =) necessito ajuda!
« Resposta #75 Online: 08 de Julho de 2007, 15:19 »
A D-Link geralmente manda junto com o modem apenas um CD, que entre outras coisas contém o manual. Se você não o tiver, sugiro que vá ao site deles e tente baixar esse manual. Como disse, o usual é que o IP do modem/router seja 192.168.0.1. Você pode descobrir se é mesmo simplesmente digitando esse IP na barra de endereços do seu navegador; se estiver certo, o modem funcionará como um site e abrirá uma página de instruções e configuração.

VB5
Ubuntu 10.04 - Semprom 2600+/Asus K8N/1.5 GB RAM DDR 400/GeForce 6200/HDs: 80MB + 320 GB

Offline glaubergoncalves

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 511
  • Ubuntu User # 10537
    • Ver perfil
Re: Recem Nascido no Ubuntu =) necessito ajuda!
« Resposta #76 Online: 08 de Julho de 2007, 15:41 »
A D-Link geralmente manda junto com o modem apenas um CD, que entre outras coisas contém o manual. Se você não o tiver, sugiro que vá ao site deles e tente baixar esse manual. Como disse, o usual é que o IP do modem/router seja 192.168.0.1. Você pode descobrir se é mesmo simplesmente digitando esse IP na barra de endereços do seu navegador; se estiver certo, o modem funcionará como um site e abrirá uma página de instruções e configuração.

   Caso a dica do VB5 não funcione: tenho um roteador D-Link e acesso as configurações dele digitando o endereço 10.1.1.1 na barra e endereços do navegador. Pede usuário e senha: o usuário é "admin", mas infelizmente esqueci qual a senha original... possivelmente é admin também, ou uma seqüência de números como 123456...

Offline lawless

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 36
    • Ver perfil
Re: Recem Nascido no Ubuntu =) necessito ajuda!
« Resposta #77 Online: 08 de Julho de 2007, 21:06 »
não consigo acessar essa pagina de configuração do modem não entra colocando esse endereço no navegador...
ah pessoal...nem sie mais oq fazer é uma coisa muito simples...nem deveria ter durado esse tempo todo pra resolver...sei la...sem solução

Offline VB5

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.564
  • Liga dos Dinos
    • Ver perfil
Re: Recem Nascido no Ubuntu =) necessito ajuda!
« Resposta #78 Online: 08 de Julho de 2007, 21:31 »
lawless,

você disse que antes tinha os dois computadores em rede, usando Windows, com esse mesmo modem. Nesse caso, basta você fazer agora exatamente o que fazia então: a configuração de uma rede ( no caso, a colocação de um micro como roteador) é um procedimento igual em ambos os sistemas... Se você repetir no Linux o procedimento que fez para configura a rede quando era Windows, certamente vai funcionar!

( ),

VB5
Ubuntu 10.04 - Semprom 2600+/Asus K8N/1.5 GB RAM DDR 400/GeForce 6200/HDs: 80MB + 320 GB

Offline lawless

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 36
    • Ver perfil
Re: Recem Nascido no Ubuntu =) necessito ajuda!
« Resposta #79 Online: 08 de Julho de 2007, 21:37 »
o problema é q o windows dexa agente mal acostumado sem saber oq ta acontecendo no sistema...fiz as coisas sem saber oq tava fazendo entende?
eu coloquei pra compartilhar minha conexão em um pc...coloquei pra se conectar por um gateway residencial em outro e pronto tava funcionando...

eu estou tentando fazer exatamente isso no meu pc com ubuntu...mas como nunca soube oq estava fazendo agora não sei fazer o negocio na raça...po num tem base essa dificuldade q eu to tendo...

ja passei conexão por comando por configuração de rede da eth1 e nenhum funciono nossa qq será q acontece VB5?

Offline VB5

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.564
  • Liga dos Dinos
    • Ver perfil
Re: Recem Nascido no Ubuntu =) necessito ajuda!
« Resposta #80 Online: 08 de Julho de 2007, 22:02 »
Certo... tá ficando difícil assim, mas vamos tentar mais um pouco:  ;)

 - Você tem o CD do Modem, ou conseguiu baixar o manual do site da D-Link?... sem isso vai ficar difícil, pois não há como adivinhar o IP default dele.
 - Vamos recapitular de novo:
1) Seu modem recebe do provedor um IP e um gateway, mais os IPs dos servidores de DNS, para conectar-se à Internet.
2) Seu modem, por ser roteador, tem um IP fixo que usa para comunicar-se com a(s) máquina(s) ligada a ele.
3) Sendo D-Link e roteador, o modem deve ter um servidor DHCP. Nesse caso, bastaria usar o hub e pronto, cada máquina receberia o seu IP próprio.
4) Sem o hub, seu micro pc1 vai funcionar como o segundo roteador da rede. Para isso, eth0 deve receber um IP fixo na rede do modem (supondo que o modem tenha o IP 192.168.0.1, poderia ser 192.168.0.2), e seu gateway deve ser o IP do modem.
5) A placa eth1 do pc1 deve ter um endereço IP tipo 192.168.0.3, e seu gateway deve ser p IP de eth0 (192.168.0.2, no caso).
6) A placa do pc2 deve ter um endereço como 192.168.0.4, e seu gateway deve ser 192.168.0.3.
7) Para todas as placas, o servidores de DNS devem ser os do seu provedor.

Cara, se ainda assim não funcionar, melhor desistir e comprar logo um hub... um switch Encore 10/100 de 8 portas está por vota de R$50,00; um hub 10 Mbps  pode ser achado de segunda mão por muito menos. Se está tão complicado, melhor mudar de tática...

VB5




Ubuntu 10.04 - Semprom 2600+/Asus K8N/1.5 GB RAM DDR 400/GeForce 6200/HDs: 80MB + 320 GB

Offline lawless

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 36
    • Ver perfil
Re: Recem Nascido no Ubuntu =) necessito ajuda!
« Resposta #81 Online: 09 de Julho de 2007, 08:50 »
hahaha VB5 também ta stressando...
meu modem é DSLINK não DLINK não sei se eh a mesma coisa mas ta escrito DSLINK hahaha

eu andei vendo no site e baxei o manual ele fala q tem q colocar o endereço 10.1.1.1 como o colega aih também disse...mas não entra em nada

lembrei q uma vez eu tive poblemas pra conexão e o cara da CTBC q eh meu provedor pediu pra colocr um ip e também na frente do ip tinha 2 pontos e um outro numero acho q era uma port especial pra entrar nas configurações do modem...
chegando em casa hj no almoço vou ligar e pedir o numero correto pra entrar nas configurações aih eu vejo se acho onde esta essa bodega...

senão a solução vai ser conseguir um hub mesmo...pqp hehehehe

Offline VB5

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.564
  • Liga dos Dinos
    • Ver perfil
Re: Recem Nascido no Ubuntu =) necessito ajuda!
« Resposta #82 Online: 09 de Julho de 2007, 19:09 »
Fica frio, cara... não estou estressado - ainda não, pelo menos!...  ;) :D estou curioso, isso sim!

Ok, andei consultando uns gurus por aqui, e todos são da mesma opinião: sim, é isso aí e deve funcionar, sim. O problema agora parece estar sendo "contactar" com o modem via navegador, portanto vamos começar daí:
- Você consegue a acessar a Internet no pc1?... o modem está conectado na placa etho? Se sim para ambas as perguntas, dê uma olhada nas propriedades dela e veja qual é o gateway: esse deve ser o IP que o modem usa; tente digitá-lo no seu navegador e veja se o modem responde.

Vamos fazer só esse teste primeiro, para não complicar ainda mais o problema com outras varíáveis.

Na escuta...  ;)

VB5
« Última modificação: 09 de Julho de 2007, 22:36 por VB5 »
Ubuntu 10.04 - Semprom 2600+/Asus K8N/1.5 GB RAM DDR 400/GeForce 6200/HDs: 80MB + 320 GB

Offline lawless

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 36
    • Ver perfil
Re: Recem Nascido no Ubuntu =) necessito ajuda!
« Resposta #83 Online: 10 de Julho de 2007, 12:09 »
não consigo entrar nas configs do modem nem a pau VB5....

mas vou tentar facilitar as coisas...entrei pelo windows e dei IPCONFIG da uma olhada




edit: estou conectado do pc2 pelo windows também...conectei aqui e dei o mesmo comando ipconfig...olha as configs...agora não sei se é a configuração q eu tinha colocando antes ou são as informações que ele obteu automaticamente...

« Última modificação: 10 de Julho de 2007, 12:31 por lawless »

Offline VB5

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.564
  • Liga dos Dinos
    • Ver perfil
Re: Recem Nascido no Ubuntu =) necessito ajuda!
« Resposta #84 Online: 10 de Julho de 2007, 19:18 »
Agora começa a fazer sentido...  :D :D

O que o Windows chama de "Adaptador Ethernet de Conexão Local 5" é o que o Ubuntu chama de "etho". Veja que o gateway é o IP do modem ( 10.1.1.1) e que o IP dessa placa é 10.1.1.2 - certamente atribuído pelo servidor DHCP do modem - e a máscara de sub-rede é 255.0.0.0.

O "Adaptador Ethernet de Conexão Local" é a sua segunda placa ( "eth1"). Entretanto, ela usa um IP que nada tem a ver com a eth0, e a máscara de sub-rede é diferente. Experimente colocar nela o IP 10.1.1.3 e a máscara 255.0.0.0. Veja que não há um gateway designado: deveria ser o IP da placa eth0, ou seja, 10.1.1.2. Sem nenhum gateway, não há como eth1 comunicar-se com ninguém.

O "Adaptador PPP" é o modem em si, isto é, a conexão com o provedor. Note que ela tem um IP e uma máscara totalmente diferentes, atribuídos pelo provedor, o que está correto.

Agora, a placa  de rede do pc2: coloque o IP 10.1.1.4, máscara 255.0.0.0 e gateway 10.1.1.3.

Pronto, aí está todo munddo na mesma rede, sem conflito de IP, e tem que funcionar...  por falar nisso, mesmo com o resto errado, se você abrisse o navegador no pc1 e digitasse 10.1.1.1 na barra de endereços, teria que acessar o modem... qual a mensagem de erro que aparece?

Ok, tente isso e poste  o resultado. Agora estamos chegando lá...

VB5
Ubuntu 10.04 - Semprom 2600+/Asus K8N/1.5 GB RAM DDR 400/GeForce 6200/HDs: 80MB + 320 GB

Offline lawless

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 36
    • Ver perfil
Re: Recem Nascido no Ubuntu =) necessito ajuda!
« Resposta #85 Online: 11 de Julho de 2007, 13:10 »
Agora começa a fazer sentido...  :D :D

O que o Windows chama de "Adaptador Ethernet de Conexão Local 5" é o que o Ubuntu chama de "etho". Veja que o gateway é o IP do modem ( 10.1.1.1) e que o IP dessa placa é 10.1.1.2 - certamente atribuído pelo servidor DHCP do modem - e a máscara de sub-rede é 255.0.0.0.

O "Adaptador Ethernet de Conexão Local" é a sua segunda placa ( "eth1"). Entretanto, ela usa um IP que nada tem a ver com a eth0, e a máscara de sub-rede é diferente. Experimente colocar nela o IP 10.1.1.3 e a máscara 255.0.0.0. Veja que não há um gateway designado: deveria ser o IP da placa eth0, ou seja, 10.1.1.2. Sem nenhum gateway, não há como eth1 comunicar-se com ninguém.

O "Adaptador PPP" é o modem em si, isto é, a conexão com o provedor. Note que ela tem um IP e uma máscara totalmente diferentes, atribuídos pelo provedor, o que está correto.

Agora, a placa  de rede do pc2: coloque o IP 10.1.1.4, máscara 255.0.0.0 e gateway 10.1.1.3.

Pronto, aí está todo munddo na mesma rede, sem conflito de IP, e tem que funcionar...  por falar nisso, mesmo com o resto errado, se você abrisse o navegador no pc1 e digitasse 10.1.1.1 na barra de endereços, teria que acessar o modem... qual a mensagem de erro que aparece?

Ok, tente isso e poste  o resultado. Agora estamos chegando lá...

VB5


ae vlw VB5...ainda não testei pois não tive tempo...chegando em casa vou testar...parece q agor vai mesmo...tive uma luz de ver isso no windows sem querer sabia q la tinha umas informações q eu tava esquecendo nao era possivel hehehe
vms ver se agora funciona VB5 se funcionar eu te mando um pirulito por sedex seja la onde vc esteja hahaha
vlw vb5...ansioso para testar essas configs e fazer isso funcinoar logo antes que minha namorada tenha um treco cada vez q ve o linux pq no pc dela nao tem internet >_<

Offline lawless

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 36
    • Ver perfil
Re: Recem Nascido no Ubuntu =) necessito ajuda!
« Resposta #86 Online: 13 de Julho de 2007, 20:07 »
ae estive um tempo fora pois tava trampando mto...hj conseugi um tempo pra testar...
assim q eu reinciei ambos os pcs...reparie no ubuntu e apareceu uma msg nova "Vc esta conctado a rede com fios" achei q tinha dado certo...mas o outro pc ainda nao se conecta

lembrei que tinha que liberar o IP peli iptables...
agora fiz uma coinfusão na cabeça...quais valores devo colocar nessas linhas de comando

Código: [Selecionar]
# iptables -t nat -A POSTROUTING -s 192.168.1.10 -j MASQUERADE
# iptables -A FORWARD -s 192.168.1.10 -m mac --mac-source 00:00:00:00:00:00 -j ACCEPT
# iptables -A FORWARD -d 192.168.1.10 -j ACCEPT


vlwww achoq  agora vai

Offline VB5

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.564
  • Liga dos Dinos
    • Ver perfil
Re: Recem Nascido no Ubuntu =) necessito ajuda!
« Resposta #87 Online: 13 de Julho de 2007, 21:41 »
lawless,

nunca configurei o Iptables diretamente; uso o firestarter para definir as permissões de rede. Mas se quer fazer assim, basta que substitua esses IPs "192.168.1.X" pelos que acabou de colocar, isto é, "10.1.1.X"... na ordem correta, claro!  ;)

VB5
Ubuntu 10.04 - Semprom 2600+/Asus K8N/1.5 GB RAM DDR 400/GeForce 6200/HDs: 80MB + 320 GB

Offline lawless

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 36
    • Ver perfil
Re: Recem Nascido no Ubuntu =) necessito ajuda!
« Resposta #88 Online: 14 de Julho de 2007, 09:00 »
vou tentar pelo firestarter...
tem como desfazer as coisas do iptables?

e quanto essa ordem eu nao sei oq colocar hehehe pq nesse exemplo q eu citei só tem um unico IP deve estar errado mesmo...

Offline VB5

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 3.564
  • Liga dos Dinos
    • Ver perfil
Re: Recem Nascido no Ubuntu =) necessito ajuda!
« Resposta #89 Online: 14 de Julho de 2007, 11:17 »
vou tentar pelo firestarter...
tem como desfazer as coisas do iptables?

e quanto essa ordem eu nao sei oq colocar hehehe pq nesse exemplo q eu citei só tem um unico IP deve estar errado mesmo...

é sempre arriscado sair mexendo baseado apenas num exemplo...  ;D Mas se você pode fazer, pode desfazer; procure mais alguma informação sobre o Iptables. No Firestarter, libere no pc1 o serviço SMB (samba) para o pc2, e vice-versa.

VB5
Ubuntu 10.04 - Semprom 2600+/Asus K8N/1.5 GB RAM DDR 400/GeForce 6200/HDs: 80MB + 320 GB