Autor Tópico: Locura da FX5200 [+Imagens imprecionantes ]  (Lida 4698 vezes)

Offline CBotelho

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 96
  • Yo! I'm Luna! The Sniffer Beagle!
    • Ver perfil
Locura da FX5200 [+Imagens imprecionantes ]
« Online: 29 de Junho de 2007, 23:39 »
Nossa, estou pasmo.
Não entendo mais nada depois disso aqui.


Pois é.
Instalei a FX5200 certinho, mas não feliz com o desempenho do "glxgears" como usuário, resolvi fazer uma loucura e logar como root no sistema e rodar o "glxgears".

O que pode estar ocorrendo?
Por que como root ela tem um desempenho maio e como usuário ela cai muito de desempenho? Nem no teste de 3d do Cedega ela passa, só como root.

Algúem saberia me ajudar a desvendar esse mistério?

Offline glaubergoncalves

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 511
  • Ubuntu User # 10537
    • Ver perfil
Re: Locura da FX5200 [+Imagens imprecionantes ]
« Resposta #1 Online: 30 de Junho de 2007, 00:19 »
   Uso a mesma placa, minhas medições foram as seguintes:


Shot at 2007-06-29

   Como pode ver, não fez muita diferença de um pro outro... Aqui não fiz nada demais, apenas habilitei os drivers pelo Gerenciador de Drivers restritos. Vale lembrar que não estou usando recursos como Compiz ou Beryl, não sei se é teu caso. Se for, de repente tenta refazer os testes com eles desativados pra ver o que acontece!

Offline CBotelho

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 96
  • Yo! I'm Luna! The Sniffer Beagle!
    • Ver perfil
Re: Locura da FX5200 [+Imagens imprecionantes ]
« Resposta #2 Online: 30 de Junho de 2007, 01:02 »
opá!
Desativei o compiz e deu certo...
Mas me diga ai...minha placa é a mesma que a sua...como você consegue esse 3000 fps?
Eu fico no mísero 1000?

Offline joao_as

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 47
    • Ver perfil
Re: Locura da FX5200 [+Imagens imprecionantes ]
« Resposta #3 Online: 30 de Junho de 2007, 01:10 »
e a minha é uma FX5500 e vai entre 1200 e 1500 só  :'(
???

Offline glaubergoncalves

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 511
  • Ubuntu User # 10537
    • Ver perfil
Re: Locura da FX5200 [+Imagens imprecionantes ]
« Resposta #4 Online: 30 de Junho de 2007, 01:26 »
   Não sei dizer como consigo essa taxa de fps! Só que no momento do teste não havia nenhum aplicativo usando a aceleração 3D fora o próprio glxgears. CBotelho, não sei se tu chegou a reiniciar a máquina depois de desativar o Compiz, quem sabe testa isso?

   Eu ativei aqui o Compiz uma época pra testar, achei muito bacanas os efeitos. Mas daí fui jogar Open Arena e não houve condições, ficou muito lento. Então desativei, antes minhas aplicações que usam aceleração 3D rodando bem do que efeitos de desktop tri-dimensional... achei legal, mas no momento não está pra mim, por enquanto fico com meu desktop 2Dezão velho de guerra!

Offline CBotelho

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 96
  • Yo! I'm Luna! The Sniffer Beagle!
    • Ver perfil
Re: Locura da FX5200 [+Imagens imprecionantes ]
« Resposta #5 Online: 30 de Junho de 2007, 01:28 »
   Não sei dizer como consigo essa taxa de fps! Só que no momento do teste não havia nenhum aplicativo usando a aceleração 3D fora o próprio glxgears. CBotelho, não sei se tu chegou a reiniciar a máquina depois de desativar o Compiz, quem sabe testa isso?

   Eu ativei aqui o Compiz uma época pra testar, achei muito bacanas os efeitos. Mas daí fui jogar Open Arena e não houve condições, ficou muito lento. Então desativei, antes minhas aplicações que usam aceleração 3D rodando bem do que efeitos de desktop tri-dimensional... achei legal, mas no momento não está pra mim, por enquanto fico com meu desktop 2Dezão velho de guerra!

Convenhamos que os "3ds" da vida nem são lá úteis. Somente eyecandy mesmo...

Offline glaubergoncalves

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 511
  • Ubuntu User # 10537
    • Ver perfil
Re: Locura da FX5200 [+Imagens imprecionantes ]
« Resposta #6 Online: 11 de Julho de 2007, 02:43 »
   Galera...


Shot at 2007-07-10

   Nem me perguntem hehe ;D Mas hoje aconteceu algo muito bizarro com minha placa: quando fui ligar o pc à tardinha, ela estava estranha, falhando... a imagem piscava que nem tv mal sintonizada, perdia textura nos jogos 3D, distorcia, até travou o pc algumas vezes... tirei a placa, limpei os contatos com uma borracha, coloquei ela de volta... mas o problema continuou...

   Depois de algumas horas de uso, ela começou a normalizar. Não sei bem o que aconteceu, por um momento eu já tava condenando a placa, amanhã mesmo tava pensando em voltar na loja e pegar outra, ela ainda tá na garantia. Só o que posso dizer é que tem chovido muito onde moro ultimamente, o clima tá frio e úmido. De repente a umidade interferiu no desempenho da placa... bah... ela resistiu a calorões de 40°C no verão, será que sucumbiu ao frio e umidade do inverno? Não sei se ela está 100%, mas agora tá plenamente funcional. Mesmo assim, vou observar o comportamento dela nos próximos dias, e se for o caso mando ela pra assistência pra reparo ou substituição.

   Quando executei o glxgears no momento em que ela apresentou o defeito, a taxa de FPS era muito baixa, em torno de 500-600, até menos... Daí ela começou a normalizar, e testei de novo. E deu o resultado aí de cima, quase o dobro do que tava dando no meu primeiro post. Não sei qual o FPS normal dessa placa, talvez eu esteja na média, só fiquei admirado em função dos números de quem postou aqui no tópico. Isso tá desafiando minha compreensão...

   Executei esse teste sem nenhum programa que usasse recursos 3D ativo, nem mesmo efeitos de desktop, uso o tema padrão do Ubuntu sem efeitos. A janelinha das engrenagens do glxgears também ficou escondida em baixo do terminal e todas as demais minimizadas, percebi que essa organização das janelas aumentou a taxa de FPS. CBotelho, se tu executar os testes nessas condições possivelmente tu obtenha resultados semelhantes!

Offline joao_as

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 47
    • Ver perfil
Re: Locura da FX5200 [+Imagens imprecionantes ]
« Resposta #7 Online: 11 de Julho de 2007, 05:36 »
também depende do tamanho das janelas (inversamente proporcional ao desempenho)  ;)

Offline glaubergoncalves

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 511
  • Ubuntu User # 10537
    • Ver perfil
Re: Locura da FX5200 [+Imagens imprecionantes ]
« Resposta #8 Online: 11 de Julho de 2007, 10:19 »
também depende do tamanho das janelas (inversamente proporcional ao desempenho)  ;)

   Coisa esquisita é que só com o glxgears em execução a taxa de FPS fica em torno de 3000. Pra conseguir essa taxa de quase 6000 que mostrei acima, estava com o Firefox, o Evolution e o Gaim abertos e minimizados... e quanto aos problemas que estava tendo com a placa, liguei o pc agora a pouco, e até o momento está tudo ok.

Offline lr.gamito

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 305
  • Geek by Nature, Linux by Choice!
    • Ver perfil
    • Leandro Gamito
Re: Locura da FX5200 [+Imagens imprecionantes ]
« Resposta #9 Online: 11 de Julho de 2007, 12:31 »
também depende do tamanho das janelas (inversamente proporcional ao desempenho)  ;)

   Coisa esquisita é que só com o glxgears em execução a taxa de FPS fica em torno de 3000. Pra conseguir essa taxa de quase 6000 que mostrei acima, estava com o Firefox, o Evolution e o Gaim abertos e minimizados... e quanto aos problemas que estava tendo com a placa, liguei o pc agora a pouco, e até o momento está tudo ok.

vc não fez nenhum overclock no seu processador ou na sua placa?
Quem quer fazer alguma coisa encontra um meio! Quem não que fazer nada encontra uma desculpa!
Dell Inspiron 1525 | Dual Core T4200 | 3GB MEM | 160 GB HD | Ubuntu 10.04

Offline glaubergoncalves

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 511
  • Ubuntu User # 10537
    • Ver perfil
Re: Locura da FX5200 [+Imagens imprecionantes ]
« Resposta #10 Online: 11 de Julho de 2007, 12:42 »
vc não fez nenhum overclock no seu processador ou na sua placa?

   Não! Uso as configurações originais, estão inalteradas.

Offline homerofr

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4
    • Ver perfil
Re: Locura da FX5200 [+Imagens imprecionantes ]
« Resposta #11 Online: 26 de Outubro de 2007, 16:22 »
CBotelho:

O seu caso é o simples pois você tem uma placa de vídeo igual à minha.
Uso o 7.10 aqui e desabilitei o uso do Compiz:

"Aperte Sistema ▸ Preferências ▸ Aparência ▸ Efeitos da Área de Trabalho para mudar opções básicas relacionadas aos efeitos da área de trabalho.

    * Selecione Nenhum Efeito para desabilitar os efeitos da área de trabalho.
    * Selecione Efeitos normais para habilitar os efeitos básicos.
    * Selecione Efeitos extras para habilitar todos os efeitos."

Feito isso, abri um terminal e digitei "glxgears", cujos resultados são:

homero@homero-desktop:~$ glxgears
14738 frames in 5.0 seconds = 2947.467 FPS
15686 frames in 5.0 seconds = 3137.194 FPS
15692 frames in 5.0 seconds = 3138.229 FPS
15686 frames in 5.0 seconds = 3137.171 FPS
15715 frames in 5.0 seconds = 3140.717 FPS

homero@homero-desktop:~$ glxgears
5463 frames in 5.0 seconds = 1092.567 FPS
5448 frames in 5.0 seconds = 1089.549 FPS
5468 frames in 5.0 seconds = 1093.406 FPS
5452 frames in 5.0 seconds = 1090.211 FPS
5465 frames in 5.0 seconds = 1092.946 FPS

homero@homero-desktop:~$

Alerto que os primeiros cinco resultados foram feitos com o efeito 3D escondido atrás do terminal e os cinco últimos foram feitos com o painel do 'glxgears" à frente do terminal.

Saudações aos ilustres desconhecidos.

Homero.

Offline sergioexpedito

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 6
    • Ver perfil
Re: Locura da FX5200 [+Imagens imprecionantes ]
« Resposta #12 Online: 26 de Outubro de 2007, 20:19 »
 >:(Ola usuario s da fx 5200 gostaria de ajuda quanto ao uso desta placa pois ja tentei utiliza-la em mais de uma distribuição e não consegui, Kubuntu, mandriva one 2007(funcionou mais ou menos) ubuntu 7.04 e 7.10, kurumin, ubuntu ultimate 1.4, e fedora 7 e biglinux. todas vezes deu problema ( atela não abre, abre e trava , abre mais a imagem fica toda quebrada sem foco, eu comprei uma nova placa xfx 6200 256mb nvidia mais o problema continua. eu instalei usando o sistema do ubuntu ativei os drivers restritos, usei o Envy, o Automatix2 e não deu certo sera que é a meu pc 9 atlhon xp 2600, 512 de ram, hd seagate 160 G. placa foxconn K7s) eu vejo pc até mais simples na rede dizendo que tudo vai a mil maravilhas com os efeitos 3d, no meu pc instalou os drivers nvidia da problema mesmo sem efeitos ativados. sou novato no linux mais pesquisei bastante na rede e não achei solução. preciso da ajuda dos usuários Ubuntu. desculpe o texto longo.
por favor qualquer ajuda será bem-vinda e agradecida.
sergio

Offline glaubergoncalves

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 511
  • Ubuntu User # 10537
    • Ver perfil
Re: Locura da FX5200 [+Imagens imprecionantes ]
« Resposta #13 Online: 26 de Outubro de 2007, 20:39 »
>:(Ola usuario s da fx 5200 gostaria de ajuda quanto ao uso desta placa pois ja tentei utiliza-la em mais de uma distribuição e não consegui, Kubuntu, mandriva one 2007(funcionou mais ou menos) ubuntu 7.04 e 7.10, kurumin, ubuntu ultimate 1.4, e fedora 7 e biglinux. todas vezes deu problema ( atela não abre, abre e trava , abre mais a imagem fica toda quebrada sem foco, eu comprei uma nova placa xfx 6200 256mb nvidia mais o problema continua. eu instalei usando o sistema do ubuntu ativei os drivers restritos, usei o Envy, o Automatix2 e não deu certo sera que é a meu pc 9 atlhon xp 2600, 512 de ram, hd seagate 160 G. placa foxconn K7s) eu vejo pc até mais simples na rede dizendo que tudo vai a mil maravilhas com os efeitos 3d, no meu pc instalou os drivers nvidia da problema mesmo sem efeitos ativados. sou novato no linux mais pesquisei bastante na rede e não achei solução. preciso da ajuda dos usuários Ubuntu. desculpe o texto longo.
por favor qualquer ajuda será bem-vinda e agradecida.
sergio

   Sérgio, de repente a inconsistência se dá não por uma incompatibilidade da placa de vídeo com o Ubuntu, mas sim da placa mãe, ou até mesmo do conjunto FX5200+Foxconn. Procura aqui no fórum, e na própria net, por depoimentos de pessoas que estejam passando por problema semelhante com esta peça de hardware. Aqui a FX5200 funciona muito bem, embora no momento esteja fora de atividade porque minha placa-mãe está entregando os pontos e o slot AGP está com o funcionamento comprometido.

Offline sergioexpedito

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 6
    • Ver perfil
Re: Locura da FX5200 [+Imagens imprecionantes ]
« Resposta #14 Online: 06 de Novembro de 2007, 21:30 »
Pessoal conswegui fazer funcionar munha placa de video foi so zerar o bio da placa mãe e tudo funcionouy muito bem com o Mandriva 2008 e com o ubuntu 7.10. deixei a placa mãe com a configuraçao original que ela possui ao ser instalada e tudo ficou bem até o Windows ficouy melhor. obrigado pelas repostas