Autor Tópico: como compartilhar o /home e autenticacao para PCs em rede?  (Lida 2988 vezes)

Offline crixtiano

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 339
    • Ver perfil
como compartilhar o /home e autenticacao para PCs em rede?
« Online: 28 de Junho de 2007, 11:34 »
Olá amigos.

Eu tenho aqui na minha empresa 3 computadores. Sendo que um deles é um servidor de arquivos com o SAMBA instalado. E todos os outros computadores acessam as pastas compartilhadas nesse pequeno servidor.

Todos os PCs são Linux Ubuntu em várias versões.

Secretária -> dapper
Balcão -> hoarry
Servidor -> edgy

Eu estou querendo agora, fazer com que os usuários do pc da secretária e os usuários do pc do balcao tenham seus "/home"s em uma única pasta "/home" no servidor.

Por exemplo, hoje é assim :
Citar
PC Balcão:
/home/balcao      ---> usuario "sudo"
/home/vendedor

PC Secretaria:
/home/escritorio ---> usuario "sudo"
/home/secretaria


E estou querendo fazer isso:

Citar
PC Servidor
/home/cris         ---> usuario "sudo"
/home/vendedor
/home/secretaria

Agora, quanto a isso, tenho algumas dúvidas:

1) Como montar o "/home" de casa máquina para usar o  "/home" do servidor ?

2) Ao montar o "/home" de um dos PCs clientes (Secretaria ou Balcao)  para usar o /home do servidor, como ficaria a autenticacao dos usuarios? Digo, como o PC cliente saberia q teria q procurar o login e a senha lá no servidor ?

3) No caso do servidor estar desligado, e eu precisar, por exemplo, entrar em um dos PCs clientes para desinstalar um programa, como eu entraria? Se a certificacao é toda no servidor? Bem, eu teria que habilitar o root , né? Pergunto isso pq o Ubuntu por default vem com o root desabilitado e a gente pode só usar um usuário "sudoer". Nesse caso, eu teria q habilitar o usuário root para cada máquina, não ? Ou eu teria que entrar nos PCs clientes apenas dando boot "em modo de segurança"  ?? Falar nisso, ao dar boot "em modo de segurança", não me é questionado nenhuma senha, já entra direto c/ usuário root, isso não deixa de ser um perigo?

Enfim, viram q estou muito confuso, pois ainda não entendo isso. Alguém poderia me ajudar?

Obrigado.


Cristiano






Offline lribas

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14
    • Ver perfil
Re: como compartilhar o /home e autenticacao para PCs em rede?
« Resposta #1 Online: 28 de Junho de 2007, 22:49 »
pesquise  em samba como PDC

Offline crixtiano

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 339
    • Ver perfil
Re: como compartilhar o /home e autenticacao para PCs em rede?
« Resposta #2 Online: 29 de Junho de 2007, 09:01 »
meu amigo, desculpa, mas acho q vc nao entendeu.

Samba nada tem a ver com isso.

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: como compartilhar o /home e autenticacao para PCs em rede?
« Resposta #3 Online: 29 de Junho de 2007, 09:23 »
Já leu isto?  http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,15555.0.html

Escrevi este post baseado na solução que uso aqui. Login/home centralizados. Acho eficaz porque aqui ninguém mais é obrigado a acessar apenas um PC, estando seus arquivos disponíveis em qualquer equipamento da rede.
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Offline crixtiano

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 339
    • Ver perfil
Re: como compartilhar o /home e autenticacao para PCs em rede?
« Resposta #4 Online: 29 de Junho de 2007, 10:17 »
campos,

o texto é muito interessante, mas tenho uma dúvida operacional.

nas estacoes, vc configurou p/ q elas usem o  /home do servidor, configurando o fstab da seguinte forma:

Citar
192.168.0.3:/home /home            nfs          defaults        0       0

tá, ok, legal. Mas a pergunta é: caso o servidor esteja desligado, como que eu entro nessa máquina cliente? Se o login todo é feito pelo servidor, supunha q eu precise entrar na máquina cliente para fazer alguma manutenção, como eu logaria ? Seria como root? Entao , nesses casos de o "/home" ser compartilhado pelo servidor, eu tenho que habilitar o usuário "root" em todas as máquinas ubuntu, correto? Pergunto isso pq o Ubuntu já vem por default com o root desabilitado e para fazermos alguma coisa como root, temos que usar o "sudo", não é isso? Enfim, como entro nessas máquinas clientes ?

Obrigado.


Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: como compartilhar o /home e autenticacao para PCs em rede?
« Resposta #5 Online: 29 de Junho de 2007, 17:22 »
No meu caso existia a necessidade de que os usuários tivessem liberdade total de trocar de máquina e encontrarem toda a configuração do desktop, e os arquivos a disposição do usuário; além do login centralizado. Neste caso é necessário que o servidor esteja sempre disponível. Quando ele não encontra-se disponível usamos o usuário local para trabalhar (o criado durante a instalação, ou qualquer usuário que você crie sem estar conectado ao servidor), só que sem acesso aos arquivos dos usuários, lógico!

E para responder a pergunta do root: Não habilito em nenhum equipamento daqui o root.
« Última modificação: 29 de Junho de 2007, 17:26 por clcampos »
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!