Como instalar fontes true type no Ubuntu off line [Resolvido]

Iniciado por Diepartus, 23 de Junho de 2007, 13:03

tópico anterior - próximo tópico

Diepartus

É o seguinte:
Tenho um micro com Ubuntu 7.04 off line e tenho um Ubuntu em máquina virtual (VMware) no micro do meu irmão que utiliza o W$ XP. Quando eu preciso instalar programas ou atualizações, eu baixo os pacotes na máquina virtual, gravo a ISO com o APTonCD e transfiro para minha máquina off line. Até aí eu consigo instalar qualquer coisa. Mas uma coisa que não consigo instalar é as fontes true type na minha máquina off line.  :(
Eu instalei o pacote msttcorefonts na máquina virtual, mas ao que parece, este pacote é só um instalador que começa a baixar os pacotes das fontes on line e finaliza a instalação. Quando eu transfiro este pacote para minha máquina off line, ele não termina a instalação por não ter conexão com a net.  :(
Mas minha máquina virtual está com as fontes instaladas.
Alguém sabe como posso instalar as fontes em meu Ubuntu 7.04 off line?  ???
Ou transferir as fontes de forma correta de minha máquina virtual para a máquina off?
Por favor, opinem somente se tiverem certeza do que estão falando, não escrevam dicas sem fundamentos ou de forma incompleta.
Abraços à todos. :D
:)

vitor

Ae Diepartus.. o que você pode fazer é pegar as fontes pela internet, leva pro seu outro pc sem internet e seguir os passos:
CitarAbra o seu terminal

Aplicações > Acessórios > Terminal, e siga os seguintes passos:

Você precisa ter feito o download das fontes que deseja instalar. Geralmente os arquivos virão zipados e você precisará descompactá-los e usar apenas os arquivos que carregam as fontes (de extensão: .ttf, .pfm, .fon, .otf, etc).

Crie uma pasta e coloque todas as novas fontes que deseja instalar. Feito isso, vamos à instalação:

1- Criaremos um diretório:

$ sudo mkdir /usr/share/fonts/truetype

O novo diretório criado chama-se "truetype".

Se a nova pasta que contém as fontes estiver em /Desktop, mova até o diretório que acabou de criar, "truetype":

$ mv /home/nomedoseucomputador/Desktop/nova-pasta-com-fontes /usr/share/fonts/truetype

Após ter movido(mv) a nova-pasta-com-fontes para o diretório truetype, é o momento de ativar as fontes e assim, podermos usá-las imediatamente:

$ sudo defoma-font register-all /usr/share/fonts/truetype/nova-pasta-com-fontes/*

Retirado dá página: http://www.estudiolivre.org/tiki-index.php?page=Instalando+Fontes&bl
Jabber: vitorml (a) jabber.cz

pinduvoz

Complementando a correta resposta acima, lembro que vc. pode copiar as fontes .ttf que quer usar no Ubuntu diretamente do WinXP. Basta copiá-las do diretório /Windows/Fonts e instalar conforme a resposta acima.
:: Linux Registered User nº 439378 ::

Meire Rebouças

Valeu!
Já tinha quebrado a cabeça com outras dicas dif sem resultado.
Agora vou tentar de novo.

Madrigal

Na apostila sobre instalação e configuração do Ubuntu na seção de Baixa de arquivos do site www.juniormadrigal.pro.br ensina bem e com ilustração.  ;)

Link direto: www.juniormadrigal.pro.br/baixa/instalacao_ubuntu.zip

Diepartus

Bem, copiei a pasta fontes do Windows como disse o pinduvoz e prossegui conforme a dica do vitor e funcionou perfeitamente.
Agradeço a todos.
Abraços.
:)

Madrigal

Estou com um novo problema referente a fontes, criei um novo usuário e neste as fontes instaladas anteriormente não apareceram, tentei instalar de novo a partir deste novo usuário e não quer instalar... o que pode ser isso?

Como resolver?  :(

pinduvoz

Copie as fontes da pasta /home/usuário/.fonts para a pasta /usr/share/fonts. Isso fará com que as fontes estejam disponíveis para todos os usuários.

Madrigal

Não encontrei esta pasta .fonts, o que há é .fontconfig, eu copiei esta então do perfil  original e substituí a do outro, mas não mudou nada.  :(

pinduvoz

Experimente refazer o cache das fontes:

sudo fc-cache -f -v

Madrigal

Citação de: pinduvoz online 28 de Junho de 2007, 09:28
Experimente refazer o cache das fontes:
sudo fc-cache -f -v

Valeu pela sugestão... mas deu mesma. Ainda não consegui...:'-(