Amigo, creio que você é novo neste mundo linux , e/ou software livre. eu recomendo que você faça primeiro uma leitura deste material que estou disponibilizando no meu fórum. Este material me ajudou a entender um pouco as sutilezas do mundo livre.
visite
www.omelhordeti.com.br e vá na seção sobre Linux / Open Source.
Respondendo as suas questões:
1- O linux é compatível com muita coisa, com muita coisa mesmo. A instalação dos dispositivos vai depender da distribuição que você escolher, (eu recomendo o Ubuntu).
2- Todo sistema Linux é seguro, por padrão. Agora tudo depende das atitudes dos usuários do sistema. tem muito material aqui no fórum que explica como deixar o seu linux sempre seguro..
2-1 só para você ter uma pequena noção da segurança. No windows Xp, o padrão é o usuário ter poderes de administrador, podendo instalar, remover programas, facilitando a vida do hacker que instalam vírus, spy e outros. No linux o padrão é o usuário não ter acessos a esses previlégios, somente o usuário root pode fazer isso.
aqui no fórum tem muito material bom para você que é iniciante, e não esqueça de lê o material que lhe recomendei e me avisa o que você achou!