wireless e partições windows no ubuntu7

Iniciado por Saci-Pererê, 17 de Junho de 2007, 14:46

tópico anterior - próximo tópico

Saci-Pererê

olá comunidade Ubuntu!
com grande satisfação que venho adentrar ao sistema Ubuntu... sou usuário Kurumin7 desde setembro de 2006 e já há tempos querendo migrar para cá!
após adquirir um notebook HP Pavilion dv2000, aproveitei para fazer isso...
porém 2 problemas me surgiram:

1) como faço para acessar uma partição do windows XP??
2) como o Ubuntu7 pode reconhecer minha placa wireless??

agradeço desde já qquer colaboração,
obrigado!
Saci

VB5

Seja bem-vindo, Saci!...

Uso o Edgy (6.10), mas quanto às partições Windows repito um tutorial que encontrei há tempos ( para o 6.10):
-------------
Abrir o terminal.

- Para saber as partições existentes:

sudo fdisk -l

Retorna algo como:

/dev/hda1   *           1        4080    32765008+   7  HPFS/NTFS

/dev/hda2            4080       14278    81920160    7  HPFS/NTFS

- Agora você edita o arquivo de configuração das partições do sistema:

sudo gedit /etc/fstab

- Adiciona entradas para as as partições ntfs:

/dev/hda1       /media/hda1     ntfs    defaults,nls=utf8,umask=007,gid=46 0       1

/dev/hda2       /media/hda2     ntfs    defaults,nls=utf8,umask=007,gid=46 0       1

e se houverem partições FAT32:

/dev/hda*    /media/windows vfat  iocharset=utf8,umask=000  0    0

onde o * representa o número da partição FAT32 e '/windows'é o nome que se deseja dar à partição dentro do Linux.

- Criar os diretórios onde ficarão disponíveis os arquivos:

sudo mkdir /media/hda1 /media/hda2 /media/windows

onde o trecho '/media/windows' refere-se à partição FAT32, se existente.

- Montar todos os filesystems:

sudo mount -a

Neste momento os drives ntfs e/ou fat32 devem estar disponíveis, depois disto não é necessario mais nada, após o próximo boot os drives estarão disponíveis tambem.
---------------------
Parece-me que no 7.04 é mais fácil que isso, até. Quanto a wireless,  uma busca rápida aqui  indicou dezenas de tópicos, e inclusive este endereço (citado pelo Arlei):

http://www.guiadohardware.net/guias/05/index6.php

Boa sorte!

VB5
Ubuntu 10.04 - Semprom 2600+/Asus K8N/1.5 GB RAM DDR 400/GeForce 6200/HDs: 80MB + 320 GB

Saci-Pererê

valeu VB5!
obrigado pelas info...
muito úteis... já consegui fazer o ubuntu enxergar as partições windows.. agora estou tentando fazer com que consiga ler e escrever nessas partições.. elas estão em ntfs...
já a rede wireless ainda tá uma lenda, mas não desisto!
como já havia lido em outros tópicos, o mais interessante do linux é que faz vc pensar... tá aí a diferença entre dar o peixe, ensinar a pescar ou mais ainda, ensinar a fazer a vara de pesca!
obrigado!
Saci

VB5

Até o Edgy, pelo menos, o Ubuntu não escrevia em partiçõe NTFS; não sei se o Feisty já o faz. De todo modo, isso geralmente não é recomendado, pois há grandes chances de corromper a partição toda. O recomendável é criar uma pequena "partição de troca" ( 1 a 5 GB) formatada em FAT32. A razão é que tanto a NTFS como a EXT3 podem vê-la, e ambas podem escrever nela. Assim, a partir do Ubuntu você grava o que quiser nela, e depois o Windows pode buscar tudo lá - e vice-versa... 

VB5
Ubuntu 10.04 - Semprom 2600+/Asus K8N/1.5 GB RAM DDR 400/GeForce 6200/HDs: 80MB + 320 GB

Saci-Pererê

obrigado!
vejo que vc é da liga dos dinos...
eu também começei lá em meados da decada de 80!
fui usuario TK 85 com fita cassete... depois avançei para o sistema Prológica (CP 300 e CP 500)... com disquetes 5 1/4!
hj nem acredito também o quanto evoluimos!
demorei para adentrar ao mundo Linux, mas agora sou um fiel escudeiro do Tux!
venho disseminando informaçoes sobre Linux onde passo e assim como vejo os combustiveis fósseis (petroleo & cia) com os dias contados, o mesmo vale pro windows... é questão de tempo!
e viva os combustíveis renovaveis!!
abraços
Saci

VB5

É, Saci, já tenho mais quilometragem do que gosto de lembrar...  ;D Dê uma olhada neste tópico:

http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,20963.0.html

e você vai rir bastante... sim, também passei pelo TK e pelo CP500, SP-16, e outros monstros, como muitos aqui. Você também furava os disquetões para usar o outro lado?...  ;) Nesse caso, escolha seu dino preferido e esteja em casa!!...  :D :D

Como você,  fiquei muito tempo preso ao Windows, mais por questões profissionais - odiava, mas tinha que usar... O Ubuntu foi a primeira distro com a qual pude ir em frente sem problemas desde o início. Desde então, dá para contar nos dedos de uma só mão quantas vezes tive que recorrer ao Rwindos... e por falar em energias renováveis, assino embaixo: entre outras coisas, trabalho com energia solar ( conversão fototérmica) há mais de dez anos!...  :D :D

Abraço,

VB5