Duvida arquivos binários

Iniciado por ataias, 15 de Junho de 2007, 21:54

tópico anterior - próximo tópico

ataias

Bom eu já to cansado de ficar encontrado programa na internet e nunca conseguir instalar pq é arquivo binário afinal de contas um arquivo binário qualquer na internet é possivel instalar no linux ou apenas alguns pq até hoje o unico arquivo binário que eu instalei eu baixei no super downloads no pc do meu pai que foi o samba ai a instalação de binários que eu conheço é:

./configure
make
make install

mas no caso de todos os programas que eu tentei so o samba que deu tudo certo.

Qualquer programa que esteja o código fonte na internet é possivel instalar no linux? E se for possivel eu peço me passem alguns tutoriais ai pra eu ver se eu consigo não passar mais dificuldades aqui porque a maioria dos programas eu encontro binário.
Dell Inspiron 15R - Intel Core i5
RAM 4Gb - HD 500Gb
Ubuntu Linux 10.10 64bits!!!! A melhor parte!

ataias

RAM 4Gb - HD 500Gb

clcampos

ataias na falta de alguém que entenda mais vou tentar dar meu pitaco sobre o assunto. Normalmente são mesmo aqueles comandos os responsáveis por instalar aplicações empacotadas desta forma. Como pormenor existem algumas coisas a verificar, como dependências e também opções para os comandos (como por exemplo para o comando ./configure).

Estes pormenores normalmente estão descritos em algum arquivo texto, README, INSTALL ou outro arquivo. Quando você desempacota o arquivo baixado (normalmente .tar.gz) deve procurar este arquivo e tentar ver as necessidades para instalação daquela aplicação em particular.
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

ataias

ok depois de eu ver isso no caso do netscape eu encontrei os arquivos em que pasta eu colocaria para poder instalar ? no caso quando eu vi que tinha encontrado o arquivo tinha colocado na pasta do netscape mas dei ./netscape-installer mas continou no mesmo problema.
RAM 4Gb - HD 500Gb

tfmoraes

ataias, talvez, no caso do netscape, o arquivo não esteja com permissão de execução, para isso, no terminal:

chmod +x netscape-installer

Outra coisa, por que instalar pelo fonte? Instale através do synaptic ou apt-get.

pinduvoz

Eu também sou quase virgem em se tratando de instalar pelos arquivos fontes, apesar de sempre ler as dicas de instalação.

A única coisa que eu consegui instalar assim foi um plugin do XMMS, o "medidor de volume".

Geralmente o "./configure" vai na boa (dependências OK, certo?) mas o make sempre dá algum erro. Então eu não mando o "sudo make install" (tem que ser como root, não é?).

Como ao abrir programas pelo terminal eu quase sempre vejo "warnings" que não o impedem de funcionar, estou aqui para saber se esses erros do "make" podem ser insignificantes para o "make install".

Resumindo, dá para instalar mesmo com erro no "make"?
:: Linux Registered User nº 439378 ::

clcampos

O make tem que ir até o final. Acho que algumas vezes existem avisos e outras existem erros. Só vendo mesmo para saber.

O que normalmente causa um entrave é a falta da instalação do pacote build-essential (se não me engano).
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

pinduvoz

A falta desse pacote não é o meu problema (infelizmente).
:: Linux Registered User nº 439378 ::