Duvidas na instalaçao do Ubuntu 7.04

Iniciado por esaporski, 13 de Junho de 2007, 21:18

tópico anterior - próximo tópico

esaporski

Eu to com o Windows XP instalado no computador e ja fiz a partiçao pra colocar o Linux (antes de instalar o XP). Meu HD é pequeno, 20GB. Dos 20GB, 6Gb foram pro XP. Eu tenho duvidas na hora da partiçao, quantas partiçoes eu tenho que fazer? E, pra que essas partiçoes?
Eu sei do swap ja mas tenho duvida tambem, um cara me disse que mais que 128mb pra swap é desperdicio, isso é verdade?

Bom, se alguém tiver alguma sugestao de como dividir o HD, por favor, me fale! XD

Abraços!

Versuri

Vamos lá!!! Vamos particionar seu HD.

6Gb = Windows (acho muito pouco, eu deixaria com 9 ou 10Gb)
13Gb = Linux (patição raiz "/" - formatar em EXT3)
1Gb = Swap (a partição swap deve ser colocado na última partição pois o acesso se torna mais rápido)

Nota: O ideal é ter o swap com o dobro da memória RAM ou seja, se vc tem 256Mb de Ram então coloque 512Mb de swap sendo o limite até 1Gb, porém se vc tem 1Gb de Ram não é necessário swap mas é sempre ter um espaço mesmo que seja de 128Mb.

Coloque seu Live CD, instalar no HD, particionar manual e particione conforme descrito acima.
Qualquer dúvida poste aqui.

Partição raiz "/" = partição do sistema linux e seus documentos (home)
Partição Swap = Memória estendida

esaporski

Ok! Vou tentar. So mais uma duvida antes de tentar instalar, o que eu marco nas opçoes de Primary e  Logical, Beggining e End?

Abraços!

Versuri

O sistema somente suporta até duas partições primárias, uma para windows e outra para outra SO.
Dessa forma, se vc já possui windows e pelo tamanho do seu HD que não tem espaço para muitas partições então formate como Primary.

Beggining significa que o espaço da partição vai ser gerado a partir da partição anterior.
End siginifica que a partição será gerada a partir do fim do disco.

esaporski

Sem mais duvidas... valeu Versuri!
Agora vou instalar o Ubuntu tranquilo!  :P
Abraços!