Autor Tópico: Partilhar ligação á internet  (Lida 2763 vezes)

Offline zpaulo80

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1
    • Ver perfil
Partilhar ligação á internet
« Online: 11 de Junho de 2007, 11:31 »
Olá

Tenho o Ubuntu 7.04 instalado. Ligo-me á internet através do Kanguru da Optimus.
Como posso partilhar a minha ligação á internet com outro PC (que tem windows instalado)?

Obrigado,

Offline eks

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 14
    • Ver perfil
    • Portfolio
Re: Partilhar ligação á internet
« Resposta #1 Online: 14 de Junho de 2007, 07:20 »
Voce pode tentar instalar o Firestarter (pelo synaptic) e rezar que ele funcione direto.

Mas eu tambem gostaria de alguma dica quanto a esse assunto... Passei os ultimos dias futricando nisso e nada. Minha internet chega na eth0 que ta configurada direito, e um laptop com WinXP do meu pai que ta me visitando na eth1. Quando tento ligar Internet Connection Sharing do Firestarter ele da "eth1 network device is not ready"...  :-[

caiocgo

  • Visitante
Re: Partilhar ligação á internet
« Resposta #2 Online: 18 de Junho de 2007, 19:53 »
Voce pode tentar instalar o Firestarter (pelo synaptic) e rezar que ele funcione direto.

Mas eu tambem gostaria de alguma dica quanto a esse assunto... Passei os ultimos dias futricando nisso e nada. Minha internet chega na eth0 que ta configurada direito, e um laptop com WinXP do meu pai que ta me visitando na eth1. Quando tento ligar Internet Connection Sharing do Firestarter ele da "eth1 network device is not ready"...  :-[

Uso o Firestarter e encontro a mesma mensagem de erro; só que a minha segunda máquina é outro ubuntu. já tem dois dias que estou levando a maior surra.... :-(

Offline CGaldino

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 193
  • O conhecimento liberta.
    • Ver perfil
    • Infosucata
Re: Partilhar ligação á internet
« Resposta #3 Online: 19 de Junho de 2007, 10:00 »
Olá!
Tente via iptables através dos comandos (root):

#modprobe iptable_nat
#iptables -t nat -A POSTROUTING -o eth0 -j MASQUERADE
#echo 1 > /proc/sys/net/ipv4/ip_forward

No PC win, vc deve colocar os endereços DNS do servidor e internet; como gatway o número do ip do servidor (ex: 192.168.0.1) e máscara de rede (255.255.255.0).
Tente ai!
Agora não me lembro bem mas já encontrei na net tutoriais de compartilhamento de internet usando duas placas de rede. Dê uma "googlada".

Abração!
@conradopreto Linux user #440560 / Ubuntu user #11411 /