Autor Tópico: Como copiar configuracoes de um Usuario para o Outro?  (Lida 6297 vezes)

Offline goofed

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 11
    • Ver perfil
Como copiar configuracoes de um Usuario para o Outro?
« Online: 04 de Junho de 2007, 12:14 »
Ae glr... to com o seguinte problema:
To usando o Ubuntu a quase 1 mes... usando como usuario o que eu criei na instalação.
Mas to de saco cheio de sudo, digitar senha direto, e nao ter permissao pra aterar e mover arquivos direto no Nautilus...
Então decidi habilitar e usar o usuario root do Ubuntu... Ja consegui habilitar e usar... O problema é que o meu usuario antigo tem mtas configuracoes guardadas... Vou levar 1 mes e mto saco pra configurar tdo dinovo...
Então queria saber como faço pra MOVER (tenho 400mb livre só!) as configuracoes do meu usuario pro usuario root.
Outra solucao seria tornar o meu usuario um usuario root. Tem como? Ja procurei que so... mas nao encontrei...

Ah.. e pra nao criar outro topico... queria saber tambem se tem como tornar XFE (X File Explorer) como visualizador de arquivos padrão, para no caso de ao clicar nas pastas do Desktop abrir com o XFE.

Valeuzao glr!
-----------------------------------------
Ubuntu Lover desde Abril/2007
Ubuntu Lover - Desde Abril/2007

Offline rayabusa

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 129
  • Ubuntu Linux 11.10 - Oneiric Ocelot
    • Ver perfil
Re: Como copiar configuracoes de um Usuario para o Outro?
« Resposta #1 Online: 04 de Junho de 2007, 12:31 »
Vc ñ precisa criar um usuario ROOT.
Vá ao terminal de digite: sudo nautilus ele abre o nautius como root, ae vc pode fazer o q quiser e fechar depois, nem precisa colocar senha.

Espero ter ajudado!!!

CPU AMD Athlom 64 X2 5000+, Placa mãe Asus M2A VM, Memória 3GB DDR2 800MHz, Vídeo: nVidia GeForce 6200 TurboCache, HD 1TB Seagate SataII

Offline goofed

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 11
    • Ver perfil
Re: Como copiar configuracoes de um Usuario para o Outro?
« Resposta #2 Online: 04 de Junho de 2007, 12:47 »
Disso eu sei... Mas o problema é que eh mto chato ficar digitando isso direto...
E quando eu abro uma janela do Nautilus ao abrir uma pasta do Desktop e, e andando por ai, quizer alterar um arquivo que precisa de privilegios... Tenho que fechar e abrir outra janela do nautilus com o sudo...
Alem do mais... nao eh so isso que precisa de senha. Quase tdo precisa de senha!
Quero me livrar do sudo. Se eu usasse notebook aí sim faria mto sentido usar sudo... Só eu pego no meu PC e nao costumo fazer besteiras.
E quanto a mudar o Nautilus pelo XFE, sabe como?
Vlw pela tentativa... mas é que ja passei essa ultima semana tentando me convencer de ficar com o sudo e nao consegui... E se usar sudo seja realmente uma requisito minimo de seguraca, muitas outras distros seriam derrubadas...
« Última modificação: 04 de Junho de 2007, 12:49 por goofed »
Ubuntu Lover - Desde Abril/2007

Offline vítor

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 105
    • Ver perfil
    • Grupo Mosaicos
Re: Como copiar configuracoes de um Usuario para o Outro?
« Resposta #3 Online: 04 de Junho de 2007, 12:53 »
Cara, não te aconselho a fazer isso. Vc vai ficar muito vulnerável.
Se vc quer abrir janelas como root, pode digitar "sudo nautilus" no terminal. Pra não ter que digitar isso toda hora, pode criar scripts para isso ou instalar alguns scripts pré-programados que o Automatix tem. Pode até criar um botão na barra da área de trabalho para abrir as pastas como root. É simpes:
- abre o Gedit
- escreve "sudo nautilus" sem as aspas no arquivo. Se quiser abrir alguma pasta específica, digite o endereço completo, p.e., "sudo nautilus /home/seunome", mas só escreva uma das opções em cada arquivo.
- fecha e salva (pode ser no seu diretório pessoal). Dá um nome a ele, p.e., "nautilus como root"
- clica com o botão direito no arquivo, depois em propriedades. Na guia permissões, dá permissão para ele ser executado.
- clica com o botão direito na barra da área de trabalho e depois em criar lançador e coloque o endereço completo do arquivo que vc acabou de criar. Não esquece de escolher um ícone.
Toda vez que vc clicar neste botão, vai abrir o Nautilus como root. Com relação à senha, não tem jeito, tem que digitar.

Offline goofed

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 11
    • Ver perfil
Re: Como copiar configuracoes de um Usuario para o Outro?
« Resposta #4 Online: 04 de Junho de 2007, 13:30 »
Ae Vitor,
Agradeço mto sua resposta. nao sabia que podia criar um "lançador" assim... Pensava que so podia clicando com botao direito e colocando "Criar lancador"...
Mas tipo... eu nao guento mais!
Eu to usando o Ubuntu pra aprender e nao pra usar como estacao de trabalho mesmo. Todos os meus arquivos importantes tão numa particao NTFS que nem tem permissao de escrita pq nao quero arriscá-la instalando o NTFS-3G.
Tudo que quero guardar quando uso o Ubuntu eu passo pro meu PenDrive.

Pra vc ter ideia minha particao do Ubuntu so tem 3GB. Meu objetivo nela eh me aprofundar no Linux, testar programas em Java que faço no Ubuntu ou no Windows... Realmente eu nao me importo se acontecer uma desgraca e perdê-la... Mas eu vou me importar se eu tiver que configurar tdo de novo no usuario root de graça!

Agora... sobre a questao da seguraca eu to comecando a ficar preocupado. Eu tô com a mesma instalacao do XP ha mto tempo, nao uso antivirus e até entra spyware... mas eu tiro eles na marra e fica uma beleza. Se nao der pra confiar no Ubuntu com usuario root é pq ele tem serios problemas de vulnerabilidade.
Ubuntu Lover - Desde Abril/2007

Offline k7br

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 770
  • Ubuntu 9.04
    • Ver perfil
Re: Como copiar configuracoes de um Usuario para o Outro?
« Resposta #5 Online: 06 de Junho de 2007, 05:08 »
Salve!
Vulnerabilidade qualquer sistema tem ,depende mais do usuário  :)
Em relação a configurações :
Não seria só copiar as pastas ocultas da home(Ctrl+h) e repassar para o novo usuário (root) ?
Não sei se vai funcionar com o usuário root .

Boa sorte!   

Offline goofed

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 11
    • Ver perfil
Re: Como copiar configuracoes de um Usuario para o Outro?
« Resposta #6 Online: 06 de Junho de 2007, 09:25 »
k7br:
Então... é isso que nao entendi. Eu sei que o Windows é mto vulneravel. Sei que o Linux é também usando usuario root. Mas se eu vivo tao bem usando o Administrador do Windows, pq nao posso viver bem usando root do Linux?
Aí o pessoal chega com akela frase gravada na cabeça "Nao recomendo usar o usuario root, use o sudo"... parece ate que fizeram lavagem cerebral.
Vlw pela dica ai. Vou tentar.
Ubuntu Lover - Desde Abril/2007

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: Como copiar configuracoes de um Usuario para o Outro?
« Resposta #7 Online: 06 de Junho de 2007, 09:40 »
k7br:
Então... é isso que nao entendi. Eu sei que o Windows é mto vulneravel. Sei que o Linux é também usando usuario root. Mas se eu vivo tao bem usando o Administrador do Windows, pq nao posso viver bem usando root do Linux?
Aí o pessoal chega com akela frase gravada na cabeça "Nao recomendo usar o usuario root, use o sudo"... parece ate que fizeram lavagem cerebral.
Vlw pela dica ai. Vou tentar.

goofed tudo bem?

Não é questão de lavagem cerebral nem ter uma frase gravada na cabeça. A questão aqui é que o pessoal do fórum tem vontade de ajudar os colegas, e a ajuda não é simplesmente ensinar a fazer algo, vai além, é um comprometimento em ajudar e mostrar quais consequências seus atos terão. Temos (ao meu ver, claro) a obrigação de dar a melhor ajuda possível e acho que foi o que você teve.

Não acredito que usando o root você terá problemas e nem terá que tirar spyware na marra, como também não acredito que rodando o XP sem proteção esteja tudo uma beleza. Só que este tratamento que o Ubuntu dá ao root é uma evolução na segurança, e para mim (e aparentemente para muitos aqui) segurança é tudo. Para evitar de ter que digitar o sudo a cada hora você pode fazer duas coisas.

1o.) Já te passaram como criar um lançador para o nautilus usando o sudo, o que ajudaria demais, podendo fazer cópias e etc sem ficar digitando sudo a cada hora.

2o) Ao abrir o terminal digite primeiro:

Código: [Selecionar]
$ sudo -s
senha: ****
#

Pronto! Tudo que fizer daqui pra frente será como root, e acabou o sudo durante todo o tempo que estiver com o terminal aberto, ou até digitar exit ou Ctrl + D.

Quanto a informação do k7br presumo que ela esteja correta. Espero ter ajudado.
« Última modificação: 06 de Junho de 2007, 09:43 por clcampos »
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Offline goofed

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 11
    • Ver perfil
Re: Como copiar configuracoes de um Usuario para o Outro?
« Resposta #8 Online: 06 de Junho de 2007, 10:06 »
clcampos:
Ae kra... valeuzao ae pela simpatia e tdo...
Eu conhecia o "sudo -s" mas fiquei com uma duvida quanto: "Tudo que fizer daqui pra frente será como root"
Esse tdo é tdo mesmo? Inclusive se eu abrir o Nautilus, por exemplo, ele abrirá como root?
*Nao da pra eu testar agora pq to no Windows.....
E, se vc souber como, tem como mudar o Vizualizador de arquivos padrão do Nautilus para XFE?
Ou, (pra eu nao sair do Nautilus), teria como ativar um modo de vizualizacao dos arquivos como Lista no nautlus? Pq... no XFE dá... e, a meu ver, é bem melhor de usar.
Vlw!
Ubuntu Lover - Desde Abril/2007

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: Como copiar configuracoes de um Usuario para o Outro?
« Resposta #9 Online: 06 de Junho de 2007, 10:31 »
Abrindo um terminal e digitando o comando sudo -s você passa sim a fazer tudo com direitos de root, sem ter que usar ele mesmo (o que já ajuda muito, pois navegar, ler emails e etc ainda podem ficar sem esta permissão especial). Para deixar de ter o direito de root você deve digitar o comando exit ou então a combinação das teclas Ctrl + D. Se não fizer isto tudo que fizer (abrir o nautilus, copiar diretórios/arquivos, abrir programas de particionamento de hd, rodar scripts... tudo... hehehe) será feito usando-se as permissões de super usuário.

Quanto a ativar a visualização de arquivos no nautilus como lista basta clicar em Ver e depois em Ver como Lista (a última opção) - se não entendi errado é isso ai.

Novamente espero ter ajudado.

Agora para dizer que não falei (hehehehe) cuidado ao usar o sudo -s, afinal o linux não é de pedir confirmação e você estará com direitos totais, então um rm -rf /home /usuario (observe o espaço entre o percurso) seria uma catastrofe. Falo isso porque já vi acontecer e uma pessoa que queria excluir o diretório HOME de um usuário perdeu bem mais que isto.
« Última modificação: 06 de Junho de 2007, 10:35 por clcampos »
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Offline goofed

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 11
    • Ver perfil
Re: Como copiar configuracoes de um Usuario para o Outro?
« Resposta #10 Online: 06 de Junho de 2007, 11:13 »
clcampos
Vlwz! Mais tarde vou usar o Ubuntu e testo isso ai do sudo. Se der certo com ctz nao vou usar o usuario root!
Quanto ao lance do nautilus... eu quero um modo lista parecido como o modo lista do Windows Explorer ou do XFE, que mostra só o nome das pastas e dos arquivos uns do lado dos outros... assim da pra ver mais de 1 fileira de pastas numa unica tela... Vlwz!
Ah... eu sou bem medroso pra fazer algo que acho que vai dar pau... Só faço depois de pesquisar bastante!
Tipo... parabens ae! Tu és um otimo user!
Ubuntu Lover - Desde Abril/2007

Offline goofed

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 11
    • Ver perfil
Re: Como copiar configuracoes de um Usuario para o Outro?
« Resposta #11 Online: 06 de Junho de 2007, 13:24 »
clcampos
Então kra... Tô no Ubuntu, abri o terminal, coloquei sudo -s, botei a senha, mantive o terminal aberto, abri o Nautilus e nao abriu como root nao. Abri o gedit e tentei alterar o xorg.conf por exemplo e o botao salvar tava desativado. Tentei usar sudo su ao inves de sudo -s também... mas nao deu certo também.
Agora vai uma hipotese: nao sera que o sudo -s so funciona pra executar os programas atraves do terminal?
A solucao que eu quero e é abrindo os programas pelo Gnome!
Vlwz
Ubuntu Lover - Desde Abril/2007

Offline goofed

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 11
    • Ver perfil
Re: Como copiar configuracoes de um Usuario para o Outro?
« Resposta #12 Online: 07 de Junho de 2007, 17:20 »
UP
Ubuntu Lover - Desde Abril/2007

Offline clcampos

  • Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 10.790
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
Re: Como copiar configuracoes de um Usuario para o Outro?
« Resposta #13 Online: 07 de Junho de 2007, 20:30 »
clcampos
Então kra... Tô no Ubuntu, abri o terminal, coloquei sudo -s, botei a senha, mantive o terminal aberto, abri o Nautilus e nao abriu como root nao. Abri o gedit e tentei alterar o xorg.conf por exemplo e o botao salvar tava desativado. Tentei usar sudo su ao inves de sudo -s também... mas nao deu certo também.
Agora vai uma hipotese: nao sera que o sudo -s so funciona pra executar os programas atraves do terminal?
A solucao que eu quero e é abrindo os programas pelo Gnome!
Vlwz

Engraçado quando abro o nautilus depois de ter usado o sudo -s ele abre apresentando o diretório /root, não usa o mesmo tema do meu usuário e até se eu abrir o arquivo /etc/X11/xorg.conf (por exemplo)  tenho direito de alteração. Essa eu não entendi.

O usuário que esta usando para dar o sudo -s tem permissões de administrador? É o usuário criado na instalação?
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!