Autor Tópico: Como faço para ocultar uma pasta no konqueror?  (Lida 9151 vezes)

Offline gscordeiro

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 27
    • Ver perfil
Como faço para ocultar uma pasta no konqueror?
« Online: 01 de Junho de 2007, 13:58 »
Pessoal, como eu faço para ocultar uma pasta no konqueror sem renomear ela para .nomeDaPasta?
Tem diversas pastinhas chatas que sao criadas automaticamente dentro do meu home, e fica poluindo tudo.
eu queria deixar essas pastar ocultas pois se eu apago toda vez que executo determinada aplicação ela cria a pasta de novo.
E se eu renomar uma pasta dessas para .nomeDaPasta a aplicação nao vai encontrar e cria de novo.
Tem como eu definir um filtro de visualizacao ou coisa assim?

Obrigado.
Gilliard

Offline leogomesmg

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 57
    • Ver perfil
    • ..:: VITRINE MERCADO LIVRE ::..
Re: Como faço para ocultar uma pasta no konqueror?
« Resposta #1 Online: 01 de Junho de 2007, 14:20 »
Eu já fiz o seguinte: clico com o botão direito na pasta e peço pra renomear. Aí apenas acrescento um ponto antes do nome do arquivo. E pronto, aperto enter e já está oculta.
Léo Gomes
Técnico em Eletrônica
MG 42258-TD (http://www.vitrinemercadolivre.com)

Offline gscordeiro

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 27
    • Ver perfil
Re: Como faço para ocultar uma pasta no konqueror?
« Resposta #2 Online: 01 de Junho de 2007, 16:22 »
Olá Léo Gomes, obrigado por ter respondido, mas talvez eu não tenha expressado bem a minha situação.
O que eu quero é justamente deixar a minha pasta "Aaa" oculta sem ter que renomear ela pra ".Aaa", pois com o ponto eu sei que funciona e inclusive já fiz isso em varias pastas aqui, mas o problema são os aplicativos que teimam em criar uma pasta com o nome "Aaa" na minha home; e sendo assim, se eu mudar a "Aaa" para ".Aaa" ele não vai encontrar a pasta que ele sempre grava as coisas e vai criar de novo a pasta. O que eu gostaria é de alguma forma de ocultar ela para a aplicação continuar vendo mas nao aparecer para mim no konqueror. Nao tem como eu configurar algum meio de ocultar/filtrar pastas baseado em algum meta-dado da pasta que eu possa colocar?
Qualquer sugestão para solucionar esse problema eu estou aceitando. Obrigado.
Gilliard

Offline Evandro Abu Kamel

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 202
  • Ubuntu Jaunty
    • Ver perfil
    • Fórum Sistemas de Imformação PUC Minas
Re: Como faço para ocultar uma pasta no konqueror?
« Resposta #3 Online: 03 de Junho de 2007, 17:34 »
"gscordeiro", a que programa você se refere?
Talvez, em suas configurações seja possível mudar o local onde essa pasta será criada...


Offline gscordeiro

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 27
    • Ver perfil
Re: Como faço para ocultar uma pasta no konqueror?
« Resposta #4 Online: 04 de Junho de 2007, 09:21 »
Pois é, esse seria o ideal mas acho que nao tem como mesmo. E ainda que nesse programa seja possivel mudar o local, nada garante que outros irão permitir, entao o ideal seria poder ocultar de alguma forma. Nao tem como fazer algum tipo de filtro baseado no nome do arquivo ou coisas desse tipo?

Obrigado.
Gilliard

Offline lr.gamito

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 305
  • Geek by Nature, Linux by Choice!
    • Ver perfil
    • Leandro Gamito
Re: Como faço para ocultar uma pasta no konqueror?
« Resposta #5 Online: 06 de Junho de 2007, 19:03 »
o que vc pode fazer é criar o arquivo .hidden e listar as pastas que vc que ocultar lá dentro, por exemplo no Dapper se não me engano vinha como padrão isso... na raiz tinha um arquivo texto chamado .hidden e dentro dele todas as pastas que ocultavam listadas uma em cada linha....

eu sempre crio esse arquivo e listo lá pq gosto de um ambiente sem pastas que não acesso via konqueror...


e não muda o nome para nada no sistema .... como no caso quando coloca o ". " na frente da pasta...
Quem quer fazer alguma coisa encontra um meio! Quem não que fazer nada encontra uma desculpa!
Dell Inspiron 1525 | Dual Core T4200 | 3GB MEM | 160 GB HD | Ubuntu 10.04

Offline gscordeiro

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 27
    • Ver perfil
Re: Como faço para ocultar uma pasta no konqueror?
« Resposta #6 Online: 11 de Junho de 2007, 14:50 »
lr.gamito, essa seria uma opção quase que ideal.
mas aqui na minha makina eu criei o arquivo .hidden no / e coloquei la dentro soh uma entrada: "/home/meunome/teste" mas aí eu abri meu home e a pasta teste ainda estava lá.
voce saber se isso era algo específico do dapper? nao faz sentido tirar isso no feisty né? ou isso é coisa do linux mesmo?
se tiver que fazer mais alguma coisa me fala que eu faço. se eu conseguisse isso pra mim já estaria bom.
muito obrigado.
Gilliard

Offline lr.gamito

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 305
  • Geek by Nature, Linux by Choice!
    • Ver perfil
    • Leandro Gamito
Re: Como faço para ocultar uma pasta no konqueror?
« Resposta #7 Online: 11 de Junho de 2007, 16:05 »
lr.gamito, essa seria uma opção quase que ideal.
mas aqui na minha makina eu criei o arquivo .hidden no / e coloquei la dentro soh uma entrada: "/home/meunome/teste" mas aí eu abri meu home e a pasta teste ainda estava lá.
voce saber se isso era algo específico do dapper? nao faz sentido tirar isso no feisty né? ou isso é coisa do linux mesmo?
se tiver que fazer mais alguma coisa me fala que eu faço. se eu conseguisse isso pra mim já estaria bom.
muito obrigado.

eu faço isso na pasta raiz, não sei se funciona nas outras pastas...
Quem quer fazer alguma coisa encontra um meio! Quem não que fazer nada encontra uma desculpa!
Dell Inspiron 1525 | Dual Core T4200 | 3GB MEM | 160 GB HD | Ubuntu 10.04

Offline gscordeiro

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 27
    • Ver perfil
Re: Como faço para ocultar uma pasta no konqueror?
« Resposta #8 Online: 11 de Junho de 2007, 16:43 »
entao, vc cria o arquivo /.hidden
e dentro dele vc pode especificar qualquer outra pasta, nao é? ou soh pastas que também tiverem na raiz?
se for pastas de qualquer lugar pra mim estaria bom, mas no meu teste nao funcionou.
por acaso eu tenho que colocar alguma permissao diferente? ou executavel? qualquer coisa além de simplesmente criar o arquivo e listar as pastas a serem ocultas?
valeu!
Gilliard

Offline lr.gamito

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 305
  • Geek by Nature, Linux by Choice!
    • Ver perfil
    • Leandro Gamito
Re: Como faço para ocultar uma pasta no konqueror?
« Resposta #9 Online: 11 de Junho de 2007, 18:05 »
eu sei que funciona na raiz "\" com as pastas de lá, por exemplo, pasta mnt, var, opt, boot.... etc...

mas não testei em outra pasta... mas provavelmente o arquivo tem que estar na pasta anterior...
Quem quer fazer alguma coisa encontra um meio! Quem não que fazer nada encontra uma desculpa!
Dell Inspiron 1525 | Dual Core T4200 | 3GB MEM | 160 GB HD | Ubuntu 10.04

Offline gscordeiro

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 27
    • Ver perfil
Re: Como faço para ocultar uma pasta no konqueror?
« Resposta #10 Online: 11 de Junho de 2007, 22:47 »
estranho comigo nao deu certo.
criei um arquivo /.hidden e coloquei dentro dele na primeira linha "/var", mas a pasta /var nao ficou oculta.
depois criei o arquivo /home/meunome/.hidden e coloquei na sua primeira linha "/home/meunome/teste" mas a pasta /home/meunome/teste nao ficou oculta também.
tentei até colocar o arquivo como executável (só porque nao tinha mais o que testar) e nada.
você fez alguma coisa diferente?
muito obrigado!
Gilliard

Offline lr.gamito

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 305
  • Geek by Nature, Linux by Choice!
    • Ver perfil
    • Leandro Gamito
Re: Como faço para ocultar uma pasta no konqueror?
« Resposta #11 Online: 12 de Junho de 2007, 08:35 »
estranho comigo nao deu certo.
criei um arquivo /.hidden e coloquei dentro dele na primeira linha "/var", mas a pasta /var nao ficou oculta.
depois criei o arquivo /home/meunome/.hidden e coloquei na sua primeira linha "/home/meunome/teste" mas a pasta /home/meunome/teste nao ficou oculta também.
tentei até colocar o arquivo como executável (só porque nao tinha mais o que testar) e nada.
você fez alguma coisa diferente?
muito obrigado!

vc obrigatoriamente tem que colocar ele uma pasta antes, ou seja junto com as pastas que quer ocultar, no meu caso por exemplo: ta assim:

na raiz \

boot
var
etc
media
....

.hidden


dentro dele estão listados as pastas assim:

proc
mnt
...


não coloque o / na frente da pasta na lista do arquivo.
Quem quer fazer alguma coisa encontra um meio! Quem não que fazer nada encontra uma desculpa!
Dell Inspiron 1525 | Dual Core T4200 | 3GB MEM | 160 GB HD | Ubuntu 10.04

Offline lr.gamito

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 305
  • Geek by Nature, Linux by Choice!
    • Ver perfil
    • Leandro Gamito
Re: Como faço para ocultar uma pasta no konqueror?
« Resposta #12 Online: 20 de Junho de 2007, 12:31 »
e ai funcionou???

fiz o teste aqui e funciona em todas as pastas do sistema...
Quem quer fazer alguma coisa encontra um meio! Quem não que fazer nada encontra uma desculpa!
Dell Inspiron 1525 | Dual Core T4200 | 3GB MEM | 160 GB HD | Ubuntu 10.04

Offline gscordeiro

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 27
    • Ver perfil
Re: Como faço para ocultar uma pasta no konqueror?
« Resposta #13 Online: 20 de Junho de 2007, 14:45 »
Cara, pra mim nao funcionou. Voce faz alguma coisa a mais? Será q versão do KDE ou de outra coisa?
Estou usando o Kubuntu 7.04 e KDE 3.5.6.
Tem que marcar alguma propriedade nesse .hidden? Tem reiniciar?
To apelando pra qualquer coisa pois nao sei mesmo oq pode ser, e essa solução seria muito boa se funcionasse para mim   :-\
Gilliard

Offline gscordeiro

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 27
    • Ver perfil
Re: Como faço para ocultar uma pasta no konqueror?
« Resposta #14 Online: 20 de Junho de 2007, 14:52 »
Cara, nao sei oq eu fiz de diferente... eu apaguei e criei o .hidden algumas vezes, e na ultima "dei uns F5" e a pasta ocultou.
Valeu mesmo pela dica hein, finalmente funcionou, com certeza era problema de bios.

Valeu   ;D
Gilliard