Sistema mais rápido

Iniciado por turbovix, 30 de Maio de 2007, 06:37

tópico anterior - próximo tópico

turbovix

Pessoal gostaria de saber se no linux acontece como no windows, quando se instala muitos programas e depois você remove esses programas, o sistema fica muito lento, sendo necessário fazer a limpeza dos registro e etc.
O motivo dessa pergunta é porque eu instalei muito programas no linux, e mesmo depois de remove-los me parece que o Sistema ficou lento na inicialização, ou isso é algo da minha cabeça?, quando se remove um determinado programa, ele deixa algum resíduo pra trás?.

Desde já agradeço !

Tota

No Linux, ao contrario do Windows, tudo é texto. Isto mesmo, TODOS os "programas" são texto.
O linux lê aquilo que interessa no momento e não dá bola para o resto.
No caso de terem sido instalados muitos aplicativos, a remoção feita via adicionar/remover ou através do synaptic/aptitude remove também as dependencias, que são arquivos texto necessários para rodar aquele aplicativo.

No caso para encontrar dependencias órfãs, entre em modo terminal e digite

$ sudo apt-get autoremove

O que é normal, é nos acostumar-mos com a máquina e pensar que ela ficou mais lenta.

Alguém teria alguma outra idéia?

Saudações ao Forum

rayabusa

Boa noite turbovix.
pode se usar tbm:
Menu/Acessórios/Analisador de utilização de Disco que faz uma varredura, mas na verdade ñ sei se pode ajudar neste caso.

CPU AMD Athlom 64 X2 5000+, Placa mãe Asus M2A VM, Memória 3GB DDR2 800MHz, Vídeo: nVidia GeForce 6200 TurboCache, HD 1TB Seagate SataII

samuelbh

Procura por deborphan aqui no fórum também. Esse programa remove arquivos (pacotes de programas deb) não mais usados do sistema. Recomendo sempre usar programas deb no Ubuntu, evitar ao máximo ter que compilar.
Assinatura removida pela Equipe do Fórum

mientefuego

CitarNo Linux, ao contrario do Windows, tudo é texto. Isto mesmo, TODOS os "programas" são texto.

E como que é no Windows?

rodox12

Citação de: mientefuego online 01 de Junho de 2007, 09:05
CitarNo Linux, ao contrario do Windows, tudo é texto. Isto mesmo, TODOS os "programas" são texto.

E como que é no Windows?

?
Temos que fixar o bug #1.

Tota

O que eu quiz dizer como "texto" ser diferente do Windows é que no Linux não existem extesões compulsórias com *.com, *.exe, *bat, *bak, *.dll, *.pif, etc, etc. Quando o Windows carrega uma dll ( dinamic link library ) na memória para rodar um programa e logo a seguir o programa é desinstalado, sempre existe a possibilidade desta dll não ser retirada do sistema. Outra causa de diminuição da velocidade de carregamento do Windows é o seu famoso Registro, que teima em ficar cada vez maior com o passar do tempo diminuindo a performance do sistema, Sem falar nas atualizações que não são retiradas do HD.
Resumo: Registro gigante+HD lotado de atualizações+HD fragmentado = Migração para o linux ou Windows lento.
Sem falar em programas mal elaborados ou propositadamente mal elaborados em que a desinstalação é feita pela metade. Me lembro dos tempos do Windows 98 + Norton antivirus. Era desinstalar e tudo bem. Quando se encontrava uma pasta "arquivos comuns> Symantec" poderia se pensar, bem já desinstalei o Norton, vamos apagar.... O Windows não dava mais boot, travando no carregamento pois as dll's estavam no registro do Windows e era então necessário entrar em modo de segurança e limpar o registro "na unha".

Alguém sabe qual o comando para entrar no registro do Linux? ;D ( que seja igual ao do Windows )

Desculpe me alongar pois isto não é o objetivo do tópico e sim auxiliar a responder se o Linux com o passar do tempo fica mais lento.

Fica mais lento? Eu acho que não a ponto de ser perceptivel com tudo bem configurado.

abraços ao Forum

glaubergoncalves

Uma coisa que não sei se é novidade ou se eu percebi só agora é que, quando desinstalo um programa, o Synaptic manda todas as dependências dele que não são utilizadas por mais nenhum outro programa para uma seção chamada Remoção automática, dentro da categoria Status. Isso é muito bom, pois apesar de não remover automaticamente as dependências, o programa te indica quais podem ser removidas com segurança, sem prejudicar o sistema e liberando o mesmo de pacotes inúteis.

Citação de: Tota online 01 de Junho de 2007, 13:27
Alguém sabe qual o comando para entrar no registro do Linux? ;D ( que seja igual ao do Windows )

Não sei se existe no Linux um equivalente ao Editor de Registro do Windows, pra falar a verdade também nunca mexi muito nele. Não sei se a comparação cabe, mas se fosse fazer uma com algo do Linux (nesse caso mais especificamente do Gnome), diria que o que mais se parece com ele aqui é o Editor de Configurações do Gnome, que pode ser acessado via terminal pelo comando gconf-editor.

Tota

Citação de: glaubergoncalves online 01 de Junho de 2007, 16:16
   Uma coisa que não sei se é novidade ou se eu percebi só agora é que, quando desinstalo um programa, o Synaptic manda todas as dependências dele que não são utilizadas por mais nenhum outro programa para uma seção chamada Remoção automática, dentro da categoria Status. Isso é muito bom, pois apesar de não remover automaticamente as dependências, o programa te indica quais podem ser removidas com segurança, sem prejudicar o sistema e liberando o mesmo de pacotes inúteis.

Citação de: Tota online 01 de Junho de 2007, 13:27

Não sei se existe no Linux um equivalente ao Editor de Registro do Windows, pra falar a verdade também nunca mexi muito nele. Não sei se a comparação cabe, mas se fosse fazer uma com algo do Linux (nesse caso mais especificamente do Gnome), diria que o que mais se parece com ele aqui é o Editor de Configurações do Gnome, que pode ser acessado via terminal pelo comando gconf-editor.

Além disso tem o programa deborphan ( instala via synaptic ) que localiza os pacotes orfãos e se voce quiser apaga checando todas as dependências.

turbovix

Pessoal descobri que no Linux acontece diferente do windows, que durante a inicialização só carrega o realmente precisa, e sempre que você finaliza qualquer tipo de aplicativo este é totalmente retirado da memoria. Quanto a quantidade de programaas instalados, só vai ocupar espaço no HD.

samuelbh

Alguém sabe me dizer como remover configurações de programas que o deborphan lista (olhem os comandos disponíveis no deborphan --help)?
Assinatura removida pela Equipe do Fórum

Cláudio Novais

existe diferença entre o apt-get autoremove e o deborphan?