Recebi o kernel 2.6.20-16-generic que não funciona! [RESOLVIDO O MEU PELO MENOS]

Iniciado por SuperEly, 28 de Maio de 2007, 21:19

tópico anterior - próximo tópico

SuperEly

Pessoal, seguinte.

Estava eu trabalhando no computador quando o Ubuntu me avisa de novas atualizações. Eram duas a serem baixadas e realmente não me recordo exatamente o nome das mesmas. Fato é que elas foram baixadas, instaladas e fui solicitado a reiniciar o computador para concluir o processo.

Uma vez reiniciado não consegui mais acessar o ambiente gráfico. Vendo o relatório de erros percebi falha ao carregar o drive da placa de vídeo NVIDIA.

Tentei resolver editando o arquivo "xorg.conf", sem sucesso.

Foi então que eu vi que no menu de Boot havia surgido uma nova opção. Ele estava assim:

CitarDebian GNU/Linux, kernel 2.6.20-16-generic
Debian GNU/Linux, kernel 2.6.20-16-generic (recovery mode)
Debian GNU/Linux, kernel 2.6.20-15-generic
Debian GNU/Linux, kernel 2.6.20-15-generic (recovery mode)
Debian GNU/Linux, kernel memtest86+
Other operating systems:
Microsoft Ruindows XP Professional

Olhando meu backup do arquivo "menu.lst" observei que antes eu não tinha essa versão 2.6.20-16, apenas a 2.6.20-15.

E, de fato, o Ubuntu é iniciado normalmente com a antiga 2.6.20-15. Com exceção do fato de que eu tive que instalar o pacote linux-restricted-modules-2.6.20-15-generic para acessar o Gerenciador de Drivers Restritos. Acho que eu o tinha instalado antes, porque sempre acessava a configuração normalmente.

Sendo assim, alguém saberia explicar o que acontece? Recebi uma atualização do Kernel e minha configuração não está compatível com ela?

joao.zanella

Olá,
Aconteceu comigo também, fiz o seguinte:

Inicializei pelo kernel 2.6.20-15-generic (precione "ESC" antes do boot e selecione este kernel);
Fui em "Sistema" , "Administração", "Gerenciador de Drivers Restritos" e desmarquei o "NVidia".

Após, reinicializei o computador agora utilizando o kernel 2.6.20-16-generic.
Fui em "Sistema" , "Administração", "Gerenciador de Drivers Restritos" e HABILITEI novamente o "NVidia".

O sistema irá te pedir para baixar o pacote linux-restrict da versão 2.6.20-16-generic.

Fiz isso e deu certo. Acho que há algum problema com o gerenciador de driver restritos.

Um abraço,

João Zanella
O conhecimento amplia a vida.

RodrigoFSS

Beleza pessoal!!!
Em toda nova atualização de kernel, geralmente, há a necessidade de se instalar novamente o drive de vídeo, no seu caso o drive de vídeo da NVIDIA.O que você pode fazer é entrar em "Debian GNU/Linux, kernel 2.6.20-16-generic (recovery mode)" e digita "sudo dpkg-reconfigure xserver-xorg".Qnd você entrar vc seleciona a opção VESA e não a opção NVIDIA ou NV(que geralmmente estão habilitadas).Aí vc segue dando OK e no fim vc digita "sudo reboot".
Quando vc ligar novamente vc escolhe normalmente a opção "Debian GNU/Linux, kernel 2.6.20-16-generic" e loga normalmente.Quando você logar você escolhe instalar o drive de vídeo direto do site da NVIDIA (o que eu fiz) ou vai em "Sistema" > "Administração"> "Gerenciador de Drivers Restritos" instala o pacote "linux-restrict da versão 2.6.20-16-generic" e seja feliz!!!!
Se você optar por instalar o drive de vídeo no "braço", como eu fiz, siga esse tutorial do amigo Wolwerine que não tem erro...http://ubuntuforum-pt.org/index.php?topic=18891.msg101983#msg101983
Qualquer dúvida poste de novo que o pessoal te ajuda!!!
Falowssss!!!

SuperEly

Hummm... Foi justamente esse tutorial do Wolwerine que usei da primeira vez que instalei os drivers da nvidia.

Vou testar as dicas dos dois. Valeu pelas respostas!

SamNetRio

Hoje o Ubuntu fez upgrade do Kernel e, como eu tenho o driver da nVidia instalado, o primeiro boot no novo Kernel não sobe o X.

A solução, no entanto, é mais fácil do que nunca. Basta usar o Envy assim que o novo Kernel for instalado e antes de reiniciar o sistema.

Pegue-o aqui (http://albertomilone.com/ubuntu/nvidia/scripts/envy_0.9.4-0ubuntu6_all.deb). Depois, basta instala-lo com o gDebi (duplo clique no pacote).

Agora reinicie pelo novo Kernel e quando, pela quebra do X, vc. for jogado para o modo texto (responda não para a reconfiguração do X), faça login e digite "envy -t" e escolha a opção 1, que é instalar o driver da nVidia. Responda sim quando ele pedir para configurar e X e sim quando ele perguntar se vc. quer subir o X.

Pronto. Seu driver nVidia estará instalado e funcionando no novo Kernel.

Finalmente, mantenha o Envy instalado e refaça os passos acima a cada upgrade do Kernel.

Sejam Felizes ;D
Note DV2710us

gabriel0085

Aqui não deu problema algum com vídeo.
Eu uso uma nVidia gforce 2 mx400

Sobre esse tema - o X cair em toda atualização de kernel, em algumas placas de vídeo -, eu acho uma grande falha da equipe do ubuntu.

Se o lema aqui é fazer uma distro em que o usuário tenha que acessar o mínimo possível o terminal, esse tipo de situação deveria ser prevista e evitada.

O ubuntu dará um grande passo em sua popularização em desktops quando não for mais necessário (porém opcional é claro) o uso de terminal por um usuário leigo para resolver seus problemas.

Deus Ex Machina

Só pra saber, tenho que fazer tudo isso pra ATI também?

::) ::) ::)
Notebook Asus A7Jc; Core Duo 1,66 GHz; ATI Mobility Radeon X1600 256 MB; 2GB DDR2.
Hardy Heron funcionando (quase) perfeitamente!

golfinho

Galera, desde de que atualizei meu kernel pro 20-16 não consigo fazer o X subir de maneira nenhuma.
Já tentei
dpkg-reconfigure xserver-xorg
já tentei pelo arquivo do site da nvidia via terminal
já tentei pelo envy
e até agora o unico resultado q obtive foi conseguir subir o X sem o driver da nvidia fazendo igual o cara falou ai Sistema > Administração > Drivers Restritos

Já baxei o module restrict
já fiz bastante  coisa e não consigo subir o X

se alguem puder me ajudar
:D

rayabusa

Eu tenho uma VGA nVidia GeForce 6200 TurboCache NX6200TC-TD256E, eu ñ precisei re instalar o driver 3D da VGA.
Atualizei e funcionou perfeitamente. Precisei só reiniciar.

CPU AMD Athlom 64 X2 5000+, Placa mãe Asus M2A VM, Memória 3GB DDR2 800MHz, Vídeo: nVidia GeForce 6200 TurboCache, HD 1TB Seagate SataII

SuperEly

Nossa, faz é tempo que estou tentando responder aqui mas o fórum nunca funcionava.

Eu consegui deixar tudo beleza!

Primeiro tentei a dica do joao.zanella, mas não funcionou.

Não tentei usar o Envy, porque da última vez que fiz isso o sistema apresentou erros sem precedentes!

Então segui a dica do RodrigoFSS, e reinstalei o driver na mão com o tutorial do Wolwerine. E dessa vez deu tudo certo!

Pessoal, muito obrigado mesmo pela ajuda!  ;)

orlleite

Ae, o meu problema foi muito sinistro tá?!

Eu, como um newba ubuntuzeiro fiquei muito p*to, hahaha. Xinguei muito, tá?! Mas num vale lembrar esta parte aqui.

O lance foi assim, de manhã tinha acabado de ficar atualizado, Desliguei, e quando cheguei de noite, Liguei. e derrepente congelava no ubuntu, num era no carregando. Ai funcionava, depois parava,.. Eu sinceramente não sabia o que fazer, e digo mais, se num fosse eu ter percebido que no dual boot, (imagine se só tivesse o ubuntu?! tava ferrado, nunca que ia ver as outras opções), tinha 4 opções ai invés de 2 como de sempre. Pensei que eu que estava errado, depois reparei que a de baixo era 15 e não 16. Ai juntei as coisas, e to aqui postando usando o kernel 15. Ufa! Vou fazer a dica de vocês ai para poder ir para o 16 logo.

Acho que devia ser feito ao em relação a isto hein?! Tipo, drivers restritos deveriam ser conferidos antes de concluir a instalação de qualquer kernel novo.

Flws.

TIOZZENGA

Minha placa de vídeo não é tão nova "GeForce4 MX4000" - não instalei o software da NVidia - Meu UBUNTU funciona perfeitamente sem essa instalação.

Agora eu pergunto....

Posso comentar a opção do kernel antigo pro Grub não ficar muito poluido?
Já que além do formidável Ubuntu, ainda tenho o BigLinux e o não desvencilhado WXP-Pró.

PS. Apesar de conhecer o GNU-Linux há tempos, somente agora estou tendo tempo para me aprofundar no sistema, então me considero leigo no assunto.

rcarreiro

Citação de: TIOZZENGA online 03 de Junho de 2007, 16:39
Posso comentar a opção do kernel antigo pro Grub não ficar muito poluido?
Já que além do formidável Ubuntu, ainda tenho o BigLinux e o não desvencilhado WXP-Pró.

Com toda certeza.

Abs
Rafael Carreiro
Linux user number 432422
BigLinux 3.0 / Ubuntu 7.04
Athlon XP 2.4 512mb/400 A7V600 - HD 30Gb Quantum Fireball 5600 GeForce 6600GT 128/128 GDDR3

lucianolnx

Blz, mas minha maquina nao entrar em nenhum kernel no modo grafico, como posso desabilitar os drivesr restritutos?

orlleite

Alas cara, usa o buscador. Mas como somos ubuntus...

sudo nano /etc/X11/xorg.conf

Procure por nvidia, substitua por nv. Saia do programa com Control + X, e salve antes de fazer isto.

Reinicie...

Se instalou pelo automatix deveria ter prestado atenção, (isto serve para mim tbm), que você pode mandar restore. automatix-nvidia-restore. (se não me é engano).