Eclipse usando Visual Editor no Ubuntu 7.04

Iniciado por LSeibt, 27 de Maio de 2007, 20:35

tópico anterior - próximo tópico

LSeibt

Olá pessoal,

Instalei o Eclipse através da ferramenta Automatix...
Depois disso instalei os plugins GEF, EMF, e VE (Visual Editor) utilizando
a opção de instalação e atualização do Eclipse mesmo através do repositório do Callisto.
Inicio um projeto visual adicionando as bibliotecas do SWT no mesmo ocorre tudo legal.
Qdo adiciono uma Visual Class ele mostra a paleta de componentes vazia.
Onde deveriam aparecer os componentes do AWT, SWT e Swing não tá aparecendo nada.
O Form da aplicação onde deveria soltar os componentes para ir "desenhando" o formulário também não tá aparecendo.
Tentei instalar outra versão do Eclipse baixando direto do site deles e o problema persiste...

Alguem saberia me dizer o q poderia estar acontecendo?

Grande abraço

augustonunes

Olá, amigo,

Eu também estou com problemas, um pouco anteriores aos seus, pois gostaria de saber como instalar o VE. Instalei o Eclipse 3.1.2 através do Synaptic e procurei na Internet informações sobre o Visual Editor (como instalar, quais as dependências, etc...).

Baixei o seguintes arquivos .zip: VE-runtime-1.2.3_jem.zip, VE-Automated-Tests-1.2.3_jem.zip e VE-examples-1.2.3_jem.zip. Descompactei o primeiro deles e foi criada uma pasta chamada eclipse com uma sub-pasta chamada plugins, com diversos .jar

Agora a dúvida: como instalar estes plugins?

Poderia dar uma ajuda?

Abraços,

Augusto Cesar

LSeibt

Citação de: augustonunes online 09 de Julho de 2007, 13:06
Olá, amigo,

Eu também estou com problemas, um pouco anteriores aos seus, pois gostaria de saber como instalar o VE. Instalei o Eclipse 3.1.2 através do Synaptic e procurei na Internet informações sobre o Visual Editor (como instalar, quais as dependências, etc...).

Baixei o seguintes arquivos .zip: VE-runtime-1.2.3_jem.zip, VE-Automated-Tests-1.2.3_jem.zip e VE-examples-1.2.3_jem.zip. Descompactei o primeiro deles e foi criada uma pasta chamada eclipse com uma sub-pasta chamada plugins, com diversos .jar

Agora a dúvida: como instalar estes plugins?

Poderia dar uma ajuda?

Abraços,

Augusto Cesar

Olá amigo....

A melhor maneira de instalar os plugins necessários para uso do VE é através da opção do menu...
Help > Software Updates > Find and Install

Na janela "Install/Updates" q será aberta selecione a opção "Search for new features to install" e clique em Next...

Abrirá uma outra janela denominada "Update sites to visit".
Nela vc marca o site "Callisto Discovery Site" e clica em Finish....

Lembre-se q para isso ocorrer sem problemas vc tem q estar com a conexão com a internet ativa....

Feito isso o eclipse irá acessar o site Callisto e procurar pelos pacotes disponíveis...

Quando abrir a janela "Search results" listando somente o "Callisto Discovery Site" clique na setinha q estará antes do nome de site
para mostrar os pacotes disponíveis para download e instalação.....

Depois disso vc clica nas setinhas das categorias q serão listadas e encontre entre elas os pacotes VE, EMF, GEF.....
Os 3 pacotes devem ser selecionados...
Caso exista alguma outra dependência o próprio eclipse sinalizará no momento q vc estiver selecionando os pacotes....

Feita a seleção dos pacotes clique em Next e depois marque a opção "I accept the terms in the licence agreements" e clique em Next e depois em Finish

Neste momento será feito o download dos pacotes....
Quando forem finalizados abrirá uma outra janela mostrando os pacotes baixados....
Clique em "Install All" e os pacotes serão instalados....

Prontinho....
Feito isso o eclipse solicitará q a IDE seja reinicializada... Confirme o reinicio e depois é só festa...   :-)

Grande abraço....

augustonunes

Eu fiz o passo-a-passo indicado por você, mas ao tentar baixar o(s) pacote(s) do VE, é exibida a mensagem abaixo:

Unable to retrieve remote reference "http://download.eclipse.org/callisto/releases/features/org.eclipse.jem_1.2.1.v20060815-M----6zXJJzKIRGVU.jar".

Tem alguma idéia do por quê isso está ocorrendo?

Mais uma vez, obrigado aí pela ajuda !

Augusto

LSeibt

Citação de: augustonunes online 10 de Julho de 2007, 11:36
Eu fiz o passo-a-passo indicado por você, mas ao tentar baixar o(s) pacote(s) do VE, é exibida a mensagem abaixo:

Unable to retrieve remote reference "http://download.eclipse.org/callisto/releases/features/org.eclipse.jem_1.2.1.v20060815-M----6zXJJzKIRGVU.jar".

Tem alguma idéia do por quê isso está ocorrendo?

Mais uma vez, obrigado aí pela ajuda !

Augusto

Mas ele chega a baixar algum pacote ou na primeira tentativa ele já apresenta o erro?
Vc não está em rede por acaso com um proxy configurado para acesso a internet?

Abraço

augustonunes

Após a pesquisa, ele me retorna uma série de pacotes que podem ser instalados:

VE
   C and C++ Development
      Eclipse C/C++ Development Tools 3.1.2.200702150621
   Charting and Reports
      ...
      ...
   Database Development
      ...
      ...
   Graphical Editors and Frameworks
      Visual Editor 1.2.1.v20060817-M-zXJUB0fxM-0vSdc
      Graphical Editing Framework 3.2.2.v20070208
   Java Development
      Eclipse Java Development Tools 3.2.2.r322-v20070104.....
      Eclipse Plugin Development....
      Visual Editor 1.2.1....

Quando eu marco qualquer uma das disponibilidades, ocorre o erro informado...

E como se resolve isso????

Obrigado pelas ajudas...!!!

Augusto

Smosher

Citação de: LSeibt online 27 de Maio de 2007, 20:35
Olá pessoal,

Instalei o Eclipse através da ferramenta Automatix...
Depois disso instalei os plugins GEF, EMF, e VE (Visual Editor) utilizando
a opção de instalação e atualização do Eclipse mesmo através do repositório do Callisto.
Inicio um projeto visual adicionando as bibliotecas do SWT no mesmo ocorre tudo legal.
Qdo adiciono uma Visual Class ele mostra a paleta de componentes vazia.
Onde deveriam aparecer os componentes do AWT, SWT e Swing não tá aparecendo nada.
O Form da aplicação onde deveria soltar os componentes para ir "desenhando" o formulário também não tá aparecendo.
Tentei instalar outra versão do Eclipse baixando direto do site deles e o problema persiste...

Alguém saberia me dizer o q poderia estar acontecendo?

Grande abraço

Também instalei através do Callisto, aqui não esta dando mensagem de erro nenhum, mas a barra que deveria aparecer os componentes para ir desenhando simplesmente não aparece.  :-\

Alguém tem ideia do que pode estar acontecendo? Seria erro de versões mesmo pegando todos do Callisto?

Smosher

Alguem pode me guiar para "desinstalar"? Não sei como remover.  :-\

EDIT: Desculpem a confusão, depois que reiniciei o computador e abri o eclipse de novo a barra apareceu, agora esta funcionando normalmente.

marciods

Boa tarde a todos!!!!

cara to com um baita de um problema aqui
e ja to quase desistindo... to a mais de 3 dias fuçando na net e em varios forum e nao consigo resolver meu problema com o eclipse
primeiro q o eclipse q instalei do repositorio deu pau e nao funciona de jeito nenhum
depois cansei de tentar fazer ele funfar, e baixei uma distribuição direto do site... descompactei coloquei o classpath... bom ate ai tudo certo funcionando certinho , ate eu ter q instalar o plugin VE...cara nao tem como!!!!! pelo metodo sujerido a cima nao da de jeito nenhum da pau no eclipse e ele para de responder ... e quando finalizo ele tbm nao volta a funcionar ...
alguem sabe como posso proceder preciso muito desse pugin instalado , to com um trabalho pra entregar na facul enao tem jeito de fazer esse danado funfar...
to usando a distribuição europa da eclipse...

valew!!!!!!!!!!!!