É com muita triteza que eu estou deixando o Ubuntu.
Migrei para esse sistema afim de um sistema que me proporcionasse melhor desempenho, e segurança do que o rival do Bill. Mas as coisas não funcionaram como eu achei que iriam funionar. O Ubuntu é um sistema rápido, mas depois de um tempo em execução vai se tornando pesado, e isso foi o que mais me irritou. Tentei algumas soluções mas nada de grande melhora. Quando meu computador fica ligado, po muito tempo ele chega a consumir mais de 380 Mb de RAM e 250 de SWAP, isso me deixa encabulado. Outra coisa eu não entendo, é o espaço que some do meu HD. Tenho um Hd de 80 GB, não tenho nem 500Mb de Músicas nele e nem 2Gb de Vídeos, fora FIFa 06, NFS Underground 2, Warcraft III, NFS Most Wanted, instalados pelo Cedega. E só estou com 40Gb de espaço livre. No "win" eu tinha 7 Gb de Música e 15 Gb de vídeos, e mais os jogos que eu tenho que são FIFA 06, NFS Undergroun 2, NFS Most Wanted e Warcraft III, isso fora as imagens de cds de playstation que eu tinha para jogar de vez enquando. E eu ainda tinha 30 Gb livres.
Além de não possuir softwares a altura dos que são preciso para uma vida tranquila. Todos os softwares são deficientes precisam melhorar muito, mas muito mesmo. Eu entendo que o software pago é mais desenvolvido por que tem mais pessoas envolvidas, além de possuir mais recursos para que haja esse desenvolvimento. Eu migrei tão tranquilo para o Ubuntu, com a promessa de poder jogar meus jogos com o Cedega, mas também não foi bem assim. Os jogos ficam lentos e pesados, mesmo possuindo um computador rasoavelmente bom (instalei todos os drives corretamente). Alguns jogos rodam muito bem mas esses são os mais simples, como exemplo o Warcraft III, já um jogo que não chega a ser tão pesado no Sistema do Bill, como é o caso do FIFA 06, no Ubuntu com Cedega ele fica muito ruim. Para vocês terem uma noção, eu jogava FIFA no meu "win' com placa on-board de 16 Mb, e jogava tranquilo.
Outra frustração minha são os editores de áudio e video, são muito ruins. Sem comentários. Já o Gimp supriu minhas necessidades, gostei dele até, apesar da dificuldade de mexer com ele.
Os programas para gravação de Cds e DVDs até que cumprem o seu papel, mas também precisam evoluir. em relação a opções de Formas de gravação.
A única coisa que eu não reclamo é em relação a segurança. Não Sei se realmente Linux é tão seguro assim, quem é que garante!
Nossa quantas noites eu ganhei estudando Ubuntu e Linux, mas ainda vou continuar estudando e ajudando o Ubuntu, mas por enquanto eu vou usar o sistema do Bill.
Que fique claro não estou criticando o Ubuntu, adoro Linux, mas agora não dá, quem sabe num futuro.
Estou quase chorando, mas é isso!