Pequenas dúvidas de um grande negócio chamado Ubuntu.

Iniciado por belletti, 24 de Maio de 2007, 21:03

tópico anterior - próximo tópico

belletti

Pessoal, mais uma vez venho aqui pedir ajuda pois estou cada vez mais apaixonado pelo nosso querido Ubuntu 7.04. Estou tendo albuns problemas para passar a usar  definitavamente o Pinguim, são eles:

- Ainda não consegui configurar corretamente a rede e fazer com os outros micros da empresa onde trabalho vejam minhas HDS e consigam compartilhar arquivos.

(Já peguei varios tutos pela rede e sempre acontece a mesma coisa, configuro o smb.conf do jeito correto mas mesmo assim ao tentar entrar no Sda2 - da maquina com Ubuntu - nao consigo ver os arquivos lá dentro, embora na rede toda aparece a maquina com Ubuntu e seus Hds)

- Ainda não consegui instalar de uma maneira satisfatoria o Wine. Alguem teria algum bom tutorial ou post aqui no forum?

- Não consigo ir até a resolução máxima de meu monitor e placa de video. Tenho uma GeForce 6200 e aqui no Ruindows vamos até 1600 x 1200... no Ubuntu consigo no maximo 1024x768... Tenho um monitor de 17 polegadas da Samsung, um SyncMaster 796MB.

- Alguém teria idéia de como calibrar cores no Ubuntu?

É isso, desculpem pelo excesso de perguntas.

Abraço e sucesso para todos,
Belletti.

VB5

Belleti,

são muitas dúvidas, e não é possível respondê-las de uma só vez. Mas muitas delas já foram discutidas aqui ( Wine, rede, etc), de modo que uma pesquisa rápida já deve ajudar a encontrar algumas respostas. O que posso lhe dizer é que:

- também tive problemas com a rede, mas hoje estou com 11 máquinas em Windows e 2 em Edgy, todas se "vêem" e compartilham a impressora; se você postar seu smb.conf, talvez dê para encontrar algo.

- Quanto ao Wine, nada posso dizer pois ainda não usei.

- Placa de vídeo: o problema deve estar nos drivers. Mas adianto que monitores de 17" devem ficar em 1024, pois acima disso a taxa de 'refresh' cai muito e seus olhos sofrem.

- Calibração de cores: também depende de ter os drivers da placa de vídeo corretamente instalados, em princípio.

Com mais algumas informações, acho que podemos dar uma mãozinha...

VB5
Ubuntu 10.04 - Semprom 2600+/Asus K8N/1.5 GB RAM DDR 400/GeForce 6200/HDs: 80MB + 320 GB

belletti

Olá VB5, obrigado pela rapidez na resposta.

Vamos lá então: Sobre a rede, nao consegui achar alguma resposta especificamente sobre essa questao de ter configurado o smb.conf de forma correta e depois nao conseguir ter acesso aos hds da maquina com o Ubuntu. (Diz que nao tenho permissao, embora consiga visualizar a partição - só nao consigo entrar na mesma e ver os arquivos)

Sobre o Wine: rapaz, como é dificil instala-lo!

Sobre a placa: creio que os drivers estao corretamente instalados da Nvidia, pois estou com o  Beryl fuzilando aqui, com mil e uma animações, a renderização 3D está ok.

Enfim, por enquanto é isso, saio da empresa agora as dez, amanha posto meu smb.conf.

Mais uma vez obrigado,
Abração e sucesso,
Belletti.

VB5

OK, vou comparar com o meu e ver se noto alguma coisa. Quanto à calibração das cores, se seus drivers estão corretamente instalados, em Aplicações > Ferramentas de Sistema você deve ter uma opção tipo "Nvidia Settings" - é por aí. tenho uma GForce 440 e até ela já tem isso...

Continuamos amanhã, então!...

VB5
Ubuntu 10.04 - Semprom 2600+/Asus K8N/1.5 GB RAM DDR 400/GeForce 6200/HDs: 80MB + 320 GB