Duvida duvidas duvidas...

Iniciado por cleiton anderson, 24 de Maio de 2007, 20:46

tópico anterior - próximo tópico

cleiton anderson

Ola amigos! tenho aprendido bastante aqui no forum, mas como todo bom iniciante, cheio de curiosidade, medo de fazer algo errado, ou simplismente pra deixar de ser iniciante, vim aqui outra vez!!
Minhas duvidas sao as seguintes:

• No Windows exite opçoes de ferramentas de sistema para: desfragmentar, limpar hd...e no Ubuntu 7.4? como funciona isso? o Linux é "auto-limpante?" rsss...
  • Quando se instala um programa baixado de internet ou dos repositorios, onde ficam??

• se o sistema começar a ficar pesadao como faz pra afinar outra vez?

Bom, por enquanto sao essas!! espero que me ajudem!!
Tenho instalado o Ubuntu 7.04 e estou gostando muito mesmo!! ja nao troco Microsoft por Linux mais!!!

Valeu moçada!! abraçao!
[/list]

arlei

Olá Cleiton.

Amigo, em primeiro lugar vc deveria alterar este título, pois o mesmo além de estar contra as regras aqui do fórum, não permite que os demais membros se façam interessar pelo seu tópico.
Agora quanto a suas duvidas, tenho certeza que se vc fizer uma busca aqui mesmo pelo fórum ira encontrar respostas a todas elas.

T+
Arlei

gabriel0085

Citar* No Windows exite opçoes de ferramentas de sistema para: desfragmentar, limpar hd...e no Ubuntu 7.4? como funciona isso? o Linux é "auto-limpante?" rsss...

Não é preciso desfragmentar o HD no linux, pois os sistemas de arquivos do linux (ext3, reiserfs...), diferentemente do windows (fat32, NTFS...), aloca arquivos de forma inteligente. 

Citar* Quando se instala um programa baixado de internet ou dos repositorios, onde ficam??

No caso dos programas baixados na internet, estes irão para onde você ordenar que seu navegador ou gerenciador de downloads os coloque. Em geral eles são salvos na "pasta pessoal" ou no "desktop".

No caso dos programas baixados por repositórios, via synaptic, eles não são excluídos após a instalação automática. O instaladores ficam neste diretório: /var/cache/apt/archives 

Citar* se o sistema começar a ficar pesadao como faz pra afinar outra vez?

Neste caso, você pode desabilitar algumas tarefas que são carregadas na inicialização. Assim seu sistema será iniciado de forma mais rápida, e será consumido menos memória após o início.

Para isso eu te recomendo estes dois links:

http://wiki.ubuntubrasil.org/AcelerandoBoot

http://www.guiaubuntupt.org/wiki/index.php?title=Guia_de_Optimizacao