Rotina de Backup

Iniciado por joefreire, 23 de Maio de 2007, 10:00

tópico anterior - próximo tópico

joefreire

Ola pessoal tudo joia?

e o seguinte, to montando um servidor para a intranet da minha empresa, como e tudo em php e mysql resolvi optar pelo ubuntu, gostaria de saber se tem algum programa q crie uma rotina de backup diaria em outro pc (servidor de backup).

desde ja valeu

arlei

Olá amigo.

Abaixo segue link com pacotes relacionados a backup dos repositórios do Feisty, então da uma olhada nas opções e procure a que melhor ira atender suas necessidades, lembrando que uma rotina simples de backup com compactação de arquivos e envio dos mesmos para outra maquina pode ser facilmente implementado com um shell-script sem muitas linhas de comando e agendando na crontab.

http://packages.ubuntu.com/cgi-bin/search_packages.pl?keywords=backup&searchon=names&subword=1&version=feisty&release=all

T+
Arlei

joefreire

obrigado ariel mais esse crontab e facil de configurar?
pq nao presisa muita compactaçao nao so quero mesmo passar os arquivos
desde ja obrigado

arlei

Uma barbada meu irmão.

Mais não faça confusão, o crontab será apenas para agendar suas tarefas de backup, ou seja, na sua crontab vc irá configurar quando e a que horas vc quer que seu programa de backup seja executado automaticamente.
Mais um detalhe, alguns programas de backup podem já ter embutidos em seus recursos e configurações um sistema interno de agendamento.

http://pt.wikipedia.org/wiki/Crontab

T+
Arlei

joefreire

como seria uma sintaxe de copiar um arquivo na segunda quarta e sexta ao meio dia de uma maquina para outra usando o samba??
so para eu entender melhor
desde ja valeu

JotaEle

Eu uso o backuppc que pode ser facilmente instalado a partir dos repositórios do Ubuntu. Ele é administrado via interface Web e pode fazer backup de computadores com Linux, Windows e outros.
AMD Sempron(TM) 2200+, placa-mãe ASUS A7V8X-X ACPI BIOS Revision 1013, memória RAM DDR 512 MB,  HD SAMSUNG SP0802N 80GB particionado com LVM, gravador de DVD LG HL-DT-ST DVDRAM GSA-4167B, placa de vídeo NVidia FX6200 128MB, impressora jato de tinta Epson C65 e webcam A4Tech PK635.
Ubuntu 6.06

joefreire

mais como q eu configuro ele para salvar os arquivos em outro pc pela rede com samba...eu instalei mexi e nao consegui
se souber por favor me ensine...desde ja obrigado

JotaEle

Na minha topologia o servidor de backup roda o BackupPC e armazena os arquivos localmente. Os clientes a terem o backup tirado são configurados de forma que o servidor consiga acessar, se for windows o acesso é feito via compartilhamento CIFS e se for unix/linux há várias formas (NFS, scp, rsync, etc.). Cada cliente tem a sua configuração guardada no diretório de configuração do BackupPC (/etc/backuppc) e para aprender a configurá-los por favor consulte a boa documentação que acompanha o software.

Para acessar a console de administração aponte seu navegador para http://localhost/backuppc/
AMD Sempron(TM) 2200+, placa-mãe ASUS A7V8X-X ACPI BIOS Revision 1013, memória RAM DDR 512 MB,  HD SAMSUNG SP0802N 80GB particionado com LVM, gravador de DVD LG HL-DT-ST DVDRAM GSA-4167B, placa de vídeo NVidia FX6200 128MB, impressora jato de tinta Epson C65 e webcam A4Tech PK635.
Ubuntu 6.06