Autor Tópico: Google indica que meu ubuntu está com vírus  (Lida 3150 vezes)

Offline Pereirão

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
Google indica que meu ubuntu está com vírus
« Online: 22 de Maio de 2007, 22:32 »
Eu acessava a internet através do velox e agora troquei para internet a rádio. Configurei tudo certinho indo em Sistema<Administração<Redes e forneci meu ip fixo, a máscara de sub-rede e o gateway. Consegui acessar a internet, mas ao tentar ir para o Google recebo a seguinte mensagem (traduzida):

"Sentimos muito mas o seu pedido parece muito com um pedido automatizado de um vírus ou spyware. Para proteger nossos usuários não podemos processar seu pedido..."

Ainda oferece dois links para fazer o teste de vírus e spyware, mas é claro que não cliquei nos links.

Uso usuário normal do ubuntu, com pedido de senha para tarefas administrativas e a única proteção que utilizo é o firestarter.

Alguém tem alguma idéia do que possa ser ?
"Embora seja loucura, há método nela." (William Shakespeare)

Offline Pereirão

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
Re: Google indica que meu ubuntu está com vírus
« Resposta #1 Online: 23 de Maio de 2007, 01:35 »
O Google acabou de voltar ao normal, não entendo mais nada  ???

Offline cyberlion

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
    • Nóis na Tira
« Resposta #2 Online: 23 de Maio de 2007, 11:20 »
Isto não foi uma mensagem passada pelo Google, e sim pelo seu provedor de acesso. É comum estas coisas acontecerem quando há algum tipo de falha no servidor - acontece muito comigo também. O problema é que os administradores colocam essa mensagem que nem sempre é correta, de que há um vírus.
Ubuntu 8.10 - LG R405-A MID (160HD - 3GB RAM - ati x1250)
Blog com tirinhas livres: http://noisnatira.com

Offline Pereirão

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #3 Online: 23 de Maio de 2007, 12:57 »
cyberlion, se for isso que você falou então fico mais tranquilo.

O estranho é que consigo acessar outras páginas e a mensagem acima só aparece  quando tento acessar o google.
De ontem para hoje tiveram vezes que o google abriu norma e outras em que não abria e aparecia a mensagem.

Offline cyberlion

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
    • Nóis na Tira
« Resposta #4 Online: 23 de Maio de 2007, 13:40 »
Pode apostar que é isso que estou lhe falando... até mesmo pq o Google não "impede" que ninguém acesse sua página pq o computador está com vírus. :D

Fale com o administrador da sua rede que ele poderá contornar o problema.

Offline Pereirão

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #5 Online: 23 de Maio de 2007, 18:12 »
Valeu pela ajuda cyberlion, vou falar com o meu provedor.

Offline JotaEle

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
    • JotaEle's Blog
« Resposta #6 Online: 25 de Maio de 2007, 23:10 »
Eu tenho uma conexão via rádio também e não tenho um IP privado e a conexão é via NAT, então o IP que é visto pelo google para todos os usuários do mesmo provedor é o IP da interface externa do NAT. Sendo assim não precisa se preocupar, pois pode ser outro usuário do mesmo provedor que esteja com o sistema infectado (e.g. Windows) e dessa forma você acaba sendo avisado por ter o mesmo IP de origem.
AMD Sempron(TM) 2200+, placa-mãe ASUS A7V8X-X ACPI BIOS Revision 1013, memória RAM DDR 512 MB,  HD SAMSUNG SP0802N 80GB particionado com LVM, gravador de DVD LG HL-DT-ST DVDRAM GSA-4167B, placa de vídeo NVidia FX6200 128MB, impressora jato de tinta Epson C65 e webcam A4Tech PK635.
Ubuntu 6.06

Offline cyberlion

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
    • Nóis na Tira
« Resposta #7 Online: 25 de Maio de 2007, 23:40 »
Eu tenho uma conexão via rádio também e não tenho um IP privado e a conexão é via NAT, então o IP que é visto pelo google para todos os usuários do mesmo provedor é o IP da interface externa do NAT. Sendo assim não precisa se preocupar, pois pode ser outro usuário do mesmo provedor que esteja com o sistema infectado (e.g. Windows) e dessa forma você acaba sendo avisado por ter o mesmo IP de origem.

Repito... o Google não verifica a existência de vírus no PC de seus usuários. Essa mensagem com toda certeza é do provedor.

Offline JotaEle

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
    • JotaEle's Blog
« Resposta #8 Online: 27 de Maio de 2007, 00:46 »
Você não entendeu, eu não disse que o Google verifica vírus no seu computador, contudo ele verifica se está havendo um padrão de acessos anormal a uma determinada conta. E avisa o usuário dessa forma.

Nesse tipo de topologia de provedor de acesso, isso é comum de acontecer. Outro dia fui acessar um serviço de IRC e o IP do meu provedor estava em uma black list e fui impedido de entrar, ou seja outra pessoa do mesmo provedor utilizou o serviço de forma indevida e todos os outros usuários entraram para lista negra.
AMD Sempron(TM) 2200+, placa-mãe ASUS A7V8X-X ACPI BIOS Revision 1013, memória RAM DDR 512 MB,  HD SAMSUNG SP0802N 80GB particionado com LVM, gravador de DVD LG HL-DT-ST DVDRAM GSA-4167B, placa de vídeo NVidia FX6200 128MB, impressora jato de tinta Epson C65 e webcam A4Tech PK635.
Ubuntu 6.06