Eu gostaria que vocês compreendessem que algumas especificações nas regras solicitadas criariam um conteúdo muito grande, quase uma constituição. Se pouca gente lê, imagina se o conteúdo fica maior. Por exemplo, dizer que não pode falar de esporte de forma a criar rixa, poderia dar margem a a ter outro assunto que criasse problema entre os usuários e não fosse previsto.
Eu, particularmente, sou totalmente contrário a discussão filosóficas sobre pirataria neste fórum, mesmo que fique apenas em idéias e sem links para conteúdo pirata. Acredito que este posicionamento deve ser feito em blogs ou páginas pessoais, não em um fórum de software livre.
Mesmo com a grande quantidade de usuários, vejo que este fórum tem uma imensa maioria de pessoas que se dão bem, e estão dispostas a ajudar. Os atritos são mínimos, e devemos preservar.
PS: Existe uma nova lei a ser votada no Senado brasileiro que prevê crime para material que cause dano computacional.
Acho que os moderadores deveriam decidir de uma vez por todas se isto aqui é um fórum
principalmente para suporte ou
apenas para suporte. Afinal, se existe aqui o
Café Ubuntu, definido como um "espaço para descontração", por quê diabo não poderia haver conversas filosóficas sobre pirataria ou qualquer assunto: jogar conversa fora pode, mas conversa filosófica sobre pirataria não pode? Aliás, qualquer pessoa com boa vontade entenderia que discutir a pirataria como crime não chega a ser exatamente uma "conversa filosófica" sobre o assunto. O assunto de fato é tão polêmico que muitas condutas que são pirataria nos Estados Unidos não são definidas como tal fora daquele país. Temas como estes interessam diretamente ao
software livre, pois, muitas vezes, já se pretendeu atacar os sistemas e programas de código aberto sob o pretexto de combater a pirataria e com as normas anti-pirataria.
Então acho que "a priori" qualquer tema deveria ser objeto de discussão, evitados ou punidos eventuais abusos. Como os moderadores não concordam, há uma boa lista de temas sobre os quais não se pode discutir de qualquer maneira, mesma a educada! Tudo bem, mesmo contrariado, eu aceito, pois havia um ou dois argumentos razoáveis em favor da censura.
Agora, no caminho em que o fórum foi colocado por esta nova mudança de regras, acho que se está matando qualquer possibilidade de conversa interessante. E duvido que este fórum sobreviva com o mesmo sucesso se não houver conversas interessantes. Duvido que ele sobreviva tão bem como hoje
apenas como fórum de suporte.
Aliás, sinto que, de uns tempos para cá, discussões interessantes sobre qualquer tema têm sido cada vez mais raras. Foi por excesso de censura que já vi muito fórum bom morrer na Internet: pelo visto o Ubuntu está indo pelo mesmo caminho. Lamento.