Problemas com o systray e o quickstart no openoffice

Iniciado por netmind, 19 de Maio de 2007, 17:10

tópico anterior - próximo tópico

netmind

Pessoal, recentemente reinstalei o openoffice 2.2 no ubuntu 7.04 e o icone para quickstart que aparece no systray sumiu, porem, o problema é que quando entro nas opções do openoffice para habilita-lo de novo (quickstart) esta aparece em off, não permitindo ser selecionada seja para ativa-la ou desativa-la. Verdade é que quando reinstalei o openoffice não tirei o quickstart do systray e isto pode ter afetado em alguma coisa. Alguem pode ajudar.

Um abraço

vinicius_aleao

Citação de: netmind online 19 de Maio de 2007, 17:10
Pessoal, recentemente reinstalei o openoffice 2.2 no ubuntu 7.04 e o icone para quickstart que aparece no systray sumiu, porem, o problema é que quando entro nas opções do openoffice para habilita-lo de novo (quickstart) esta aparece em off, não permitindo ser selecionada seja para ativa-la ou desativa-la. Verdade é que quando reinstalei o openoffice não tirei o quickstart do systray e isto pode ter afetado em alguma coisa. Alguem pode ajudar.

Um abraço

E eu estou com o mesmo problema, netmind, só que com o BrOffice. Isso aconteceu comigo depois que eu atualizei da versão 2.2.0 para 2.2.1, e olhe que eu também uso o ubuntu 7.04. Se a atualização que você fez no OpenOffice for a mesma, a conclusão é uma só: o problema é com esta atualização. Eu estou pensando se eu volto para o 2.2.0 ou se me acostumo assim mesmo. O pior é que como eu tenho um computador de apenas 256 de RAM, o iniciador rápido me salva um bocado de processamento na hora de abrir meus documentos. De qualquer forma, vou ver se consigo alguma resposta no site do OpenOffice.org ou no do BrOffice.org. Se você tiver alguma notícia, por favor, responda esta minha postagem. Valeu!

clcampos

Experimentem reiniciar as configurações do open office.

$ cd /home/seu-usuario
$ mkdir backup
$ mv .openoffice* backup

Após isto tente novamente e diga se funcionou.
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Tota

Citação de: clcampos online 23 de Julho de 2007, 19:13

$ cd /home/seu-usuario
$ mkdir backup
$ mv .openoffice* backup

Eu estava pensando em ir por outro caminho:

Verificar na pasta /home/.config/autostart

Se OpenOffice.org 2.2 Quickstarter está lá.

clcampos

Citação de: Tota online 23 de Julho de 2007, 19:18

$ cd /home/seu-usuario
$ mkdir backup
$ mv .openoffice* backup

Eu estava pensando em ir por outro caminho:

Verificar na pasta /home/.config/autostart

Se OpenOffice.org 2.2 Quickstarter está lá.

Não tinha pensado nisto, e não tentaria assim... Acho que o que esta em /home/.config/autostart não é o que esta em Sistema > Preferencias > Sessões??

Eu também normalmente sou drástico nas atitudes, por isto tirar as pastas do openoffice, até porque o problema dele é que a opção do quickstart esta desabilitada no OpenOffice, e não que não esteja simplemente "startando".
Cristiano/Timóteo - MG
Com dúvida? pesquise!

Tota

Não tinha pensado nisto, e não tentaria assim... Acho que o que esta em /home/.config/autostart não é o que esta em Sistema > Preferencias > Sessões??

No meu autostart tem tão somente o OpenOffice quickstarter. Já em Sistema=> Preferências => Sessões eu tenho:
Evolution-drivers restritos-Energia-volumes-network-OpenOffice-updater

Note que o OpenOffice não foi inserido manualmente e sim pela pasta autostart.

Minha linha de raciocínio foi simplista, uma vez eu removi o conteudo de autostart ( Open Office especificamente ) e o icone sumiu bem como sumiu de sessões...

Quando coloquei ele de volta tudo voltou ao normal.

No caso aqui, pensei, se a versão do quicklauncher não foi alterada no Update, poderia ser retirada do autostart e recolocada a versão atualizada.

Com meus conhecimentos não são dos melhores eu ficaria realmente com a tua sugestão clcampos.....

clcampos

kkkkkkkkk... lendo seu texto, que diz que o que esta em Sistema > Preferencias > Sessões não é necessariamente o mesmo que em /homt/USUARIO/.config/autostart eu ia dizer o mesmo (o meu salvo me engano é):

Com meus conhecimentos sobre o tema não são dos melhores eu ficaria realmente com a tua sugestão Tota.....

Mudei um pouco sua frase para não ser plagio total.
Cristiano/Timóteo - MG
Com dúvida? pesquise!

vinicius_aleao

Afinal, o que é mais interessante para eu fazer? Tem algum perigo para o programa?

vinicius_aleao

Citação de: vinicius_aleao online 24 de Julho de 2007, 17:15
Afinal, o que é mais interessante para eu fazer? Tem algum perigo para o programa?

Realmente, o Quickstarter não está em .config/autostart. Mas como é que eu coloco? Se vocês souberem, eu agradeço.

Tota

Citação de: vinicius_aleao online 24 de Julho de 2007, 17:15

Perigo para o sistema não tem não.

Nem do jeito do clcampos ( Note que ele faz um back up do OpenOffice => mkdir backup
e depois sómente move o Office para o diretório backup criado, logo dá para reverter.

Nem do meu jeito, pois eu sómente verifico se o quicklauncher esta na pasta autostart.

Citação de: vinicius_aleao online 24 de Julho de 2007, 18:26

Realmente, o Quickstarter não está em .config/autostart. Mas como é que eu coloco? Se vocês souberem, eu agradeço.

Vamos ver...

O OpenOffice.org 2.2 Quickstarter contido na pasta /home/usuário/.config/autostart é um link para /usr/lib/openoffice/share/xdg/qstart.desktop

http://img393.imageshack.us/img393/1169/quicklauncherda6.jpg

crie o link como root e veja no que dá.

clcampos

A solução do Tota é muito mais simples, então faça ela, se funcionar pronto. De qualquer forma se não souber criar um arquivo de ligação como ele diz, faça assim:

$ ln -s /usr/lib/openoffice/share/xdg/qstart.desktop /home/SEU-USUARIO/.config/autostart/qstart.desktop

Tota porque criar a link como root?
Cristiano/Timóteo - MG
Com dúvida? pesquise!

Tota

Clcampos,

No meu está assim:

Dono: Root
Grupo: Root

Logo eu assumi que não vai funcionar com permissão de usuário.

vinicius_aleao

Tota, sua dica deu e não deu certo ao mesmo tempo. O caminho para o quickstart era um pouco diferente do que você me indicou (era /opt/broffice.org/share etc.) porque o meu BrOffice não faz parte dos repositórios do Ubuntu, ele foi baixado e instalado em substituição ao OpenOffice.org. Mas encontrei sem problemas e segui os procedimentos que você me indicou. Quando loguei na minha conta, não apareceu o iniciador rápido; mas quando acionei o writer via painel, o BrOffice iniciou rapidamente e sem a tela de apresentação, o que ocorre quando se tem o iniciador na bandeja. Eu até me contentaria se permanecesse dessa forma, mas isso só se dá na primeira vez: basta fechar o programa e abrir novamente, e volta a aparecer a apresentação e o carregamento convencional. Se eu der dois cliques no atalho criado, mais uma vez o iniciador volta a funcionar, embora nunca apareça na bandeja. E mais uma vez, quando fecho o programa e volto a abrir, tudo se perde...

Não sei se o fato de eu não estar usando o BrOffice disponibilizado pelos repositórios tem algo a ver com isso. De fato, logo que instalei o Ubuntu, eu atualizei o OpenOffice para BrOffice via repositórios , mas tive muita raiva com essa atualização: sempre que eu "negritava" uma palavra, o espaçamento entre a linha onde estava o negrito e a inferior aumentava, o que deixava o texto todo irregular. Além disso, o BrOffice "original" tem um assistente para instalação de fontes muito prático, o que terminou me convencendo pela troca. Mas isso já é uma outra estória.

Se você estiver usando o BrOffice.org 2.2.1 dos repositórios e possa me garantir que não há problema nenhum com fontes e que o iniciador rápido funciona, eu posso até pensar em voltar para a versão do Ubuntu. Mas se você ainda conseguir me dar uma luz para terminar de consertar o iniciador da maneira como você tem sugerido, melhor ainda.

Ainda há uma última possibilidade para que eu tenha um "iniciador rápido". Eu instalei recentemente o "AllTray", que joga qualquer programa para a bandeja, inclusive o BrOffice. O problema é que quando o BrOffice está na bandeja e você abre um documento via Nautilus, o BrOffice não maximiza, continuando na bandeja. Se você souber de alguma maneira para fazê-lo maximizar quando um documento é aberto, eu desisto dessa peleja toda e fico com o alltray.

De qualquer forma, muito obrigado pelas dicas, você tem sido muito atencioso. :)

Abraço!

p.s.: cicampos, a sua dica não deu certo, mas brigadão pela ajuda!  ;)

Tota

Mais do que isto eu não saberia como ajudar.

Se você estiver usando o BrOffice.org 2.2.1 dos repositórios e possa me garantir que não há problema nenhum com fontes e que o iniciador rápido funciona, eu posso até pensar em voltar para a versão do Ubuntu. Mas se você ainda conseguir me dar uma luz para terminar de consertar o iniciador da maneira como você tem sugerido, melhor ainda.

Veja:

Broffice dos repositórios

http://img259.imageshack.us/my.php?image=capturadatelask6.png

vinicius_aleao