Crontab

Iniciado por odlinavi, 19 de Maio de 2007, 09:55

tópico anterior - próximo tópico

odlinavi

bom dia pessoal estou usando a versao 6.10 do ubuntu, estou tentando gerar de forma automatica os relatorios do squid com o sarg.

No meu crontab está assim:

* * * * * echo 'Alerta do cron' > /dev/tty1
* * * * * sudo sarg > /dev/tty1

Assim funciona o sudo sarg , mas preciso que funcione sem o redirecionamento para o terminal tty1 " > /dev/tty1", porque se eu reiniciar a maquina o tty1 não é aberto automaticamente.
Desde ja agradeço.

rafasnn

aproveitando, como faço para automatizar os relatórios do sarg de hora em hora?
Macbook Pro 2,33 4GB 250GB
iPhone 8GB

VB5

Citação de: odlinavi online 19 de Maio de 2007, 09:55
* * * * * sudo sarg > /dev/tty1
Assim funciona o sudo sarg , mas preciso que funcione sem o redirecionamento para o terminal tty1 " > /dev/tty1", porque se eu reiniciar a maquina o tty1 não é aberto automaticamente.

Não sei se não estou dizendo bobagem, mas se é como no DOS, bastaria você redirecionar para outro dispositivo , como /dev/hda1 ou mesmo a impressora... seria isso?

VB5

Ubuntu 10.04 - Semprom 2600+/Asus K8N/1.5 GB RAM DDR 400/GeForce 6200/HDs: 80MB + 320 GB

alexszis

Para gerar os relatorios diariamente a 0:30 configurem o cron da seguinte maneira:

30 0 * * * /usr/bin/sarg > /caminho/relatorio\-$(/bin/date +%Y\-%m\-%d)

Neste caso será gerado um arquivo chamado relatorio-Ano-Mes-Dia no diretorio "caminho".

Para gerar o relatorio de hora em hora:

0 * * * * /usr/bin/sarg > /caminho/relatorio\-$(/bin/date +%Y\-%m\-%d\-%H%M)

Neste caso será gerado um arquivo chamado relatorio-Ano-Mes-Dia-HoraMinutos no diretorio "caminho".

Estou deduzindo que o diretorio onde está o executável do sarg é /usr/bin. Não lembro se ele por default fica nesta pasta. Para saber o caminho para o executável digitem:

which sarg

O ideal é agendar na conta do root para gerar este relatorio pois o uso do sudo necessita a digitação da senha, logo a tarefa não será automatizada.