Autor Tópico: problemas qnd habilito "efeitos da area de trabalho".  (Lida 3479 vezes)

Offline costin

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 6
    • Ver perfil
problemas qnd habilito "efeitos da area de trabalho".
« Online: 18 de Maio de 2007, 15:06 »
 ???

boa tarde amigos.. Depois de me matar neste forum procurando uma soluçao para esses meus problemas
resolvi postar...

para nao haver duvidas irei detalhar ao maximo.


Tenho dual boot com win xp pro

Instalei o Ubuntu 7.04 Feisty e consegui instalar o driver da minha pl. de video com o ENVY,
(tenho uma GF8800GTS 320MB).
Parece q esta parte está tudo ok, pq até consegui configurar algumas coisas com o driver da nvidia e verifiquei q no gerenciador
de dispositivos está la td certinho da minha placa de video, consigui até por a resoluçao nativa do monitor (1440x900 - samsung 931bw widescreen, fica linda a imagem).

OBS: SEM O BERYL INSTALADO.

Mas acontece q qnd vou la em SISTEMAS/PREFERENCIAS/EFEITOS DA AREA DE TRABALHO e habilito os efeitos ocorrem alguns problemas:
-  Os botoes do meu mouse (microsoft 3.0), nao correspondem mais ao q eram, antes funcionava td certinho. por ex: nao consigo apertar nenhum botao(OK, Cancelar, Aplicar, etc..) só consigo manter as configuraçoes antes dos 30s pq clico com o botao direito do mouse no "Manter habilitaçao dos efeitos" e depois aperto barra de espaço ou enter para "apertar o botao de manter a habilitaçao dos efeitos."
-  Aparecem alguns efeitos nas janelas e tal...
-  Nao consigo nem clicar na barra la em sistemas e tal, tenho q desabilitar os efeitos apertando alt+F1 e indo com o teclado, dai volta tudo ao normal, mas sem os efeitos :(
-  A parte TOOLBAR das janelas somem, nao da para fechar, minimizar, etc... MAS consigo arrastar as janelas clicando em qlquer lugar dela apertando o botao de rolagem do mouse.
-  O cubo aparece qnd clico com o botao direito do mouse no desktop(nao mais aparece as opçoes "criar nova pasta, etc..") e fico mechendo o mouse, mais ele nao sai do 1º desktop só consigo mexer no cubo em 1 plano ele nao gira.
-  E o mais CHATO de todos, qnd eu clico com o botao esquerdo do mouse em qualquer parte da tela e arrasto o mouse, a parte da tela q eu selecionei salva uma screenshot no desktop.

Se alguem puder me ajudar ficaria grato.
vlw!


EDIT: PERGUNTINHA... no caso eu queria instalar BERYL, entao nao precisaria por “Sacudir janelas e Area de trabalho em cubo” só habilitar o efeito 3D? dai o beryl com essas caixas desmarcadas e o beryl iinstalado vao ter os efeitos das janelas?
« Última modificação: 18 de Maio de 2007, 15:32 por costin »

Offline loboloko

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 6
    • Ver perfil
Re: problemas qnd habilito "efeitos da area de trabalho".
« Resposta #1 Online: 20 de Maio de 2007, 18:42 »
Amigo...

No meu caso não apareciam os botões minimizar, maximizar e fechar nas janelas. Eu havia instalado o drive da nvidia em minha placa FX 5200 com o Automatix2... foi um sucesso.

Então digitei este comando no console.

Citar
sudo nvidia-xconfig --add-argb-glx-visuals

No meu caso funcionou.

Qualquer coisa nos avise.

Offline JotaEle

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 56
    • Ver perfil
    • JotaEle's Blog
Re: problemas qnd habilito "efeitos da area de trabalho".
« Resposta #2 Online: 21 de Maio de 2007, 22:55 »
Veja como fica o mapeamento dos botões do mouse antes e depois de você ativar os efeitos 3D usando o comando xmomap em um terminal. Depois disso compare os dois resultados e coloque-os aqui.

Ex.:
Código: [Selecionar]
$ xmodmap
xmodmap:  up to 3 keys per modifier, (keycodes in parentheses):

shift       Shift_L (0x32),  Shift_R (0x3e)
lock        Caps_Lock (0x42)
control     Control_L (0x25),  Control_R (0x6d)
mod1        Alt_L (0x40),  Alt_L (0x7d),  Meta_L (0x9c)
mod2        Num_Lock (0x4d)
mod3
mod4        Super_L (0x7f),  Hyper_L (0x80)
mod5        Mode_switch (0x5d),  ISO_Level3_Shift (0x71),  ISO_Level3_Shift (0x7c)
AMD Sempron(TM) 2200+, placa-mãe ASUS A7V8X-X ACPI BIOS Revision 1013, memória RAM DDR 512 MB,  HD SAMSUNG SP0802N 80GB particionado com LVM, gravador de DVD LG HL-DT-ST DVDRAM GSA-4167B, placa de vídeo NVidia FX6200 128MB, impressora jato de tinta Epson C65 e webcam A4Tech PK635.
Ubuntu 6.06

Offline gustavofrezza

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 11
    • Ver perfil
Re: problemas qnd habilito "efeitos da area de trabalho".
« Resposta #3 Online: 30 de Agosto de 2007, 13:41 »
Amigão, poderia me passar o seu xorg.conf para mim?

Não consigo configurar ele de jeito algum aqui... tenho um lcd de 19' widescreen...

Offline vinicius_aleao

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.275
    • Ver perfil
Re: problemas qnd habilito "efeitos da area de trabalho".
« Resposta #4 Online: 05 de Setembro de 2007, 22:23 »
Cara, quando eu habilitei os efeitos da área de trabalho pela primeira vez via Sistema > Preferências, também tive um monte de problemas (não exatamente os mesmos, mas tive). Mas foi só instalar o compiz e habilitar os efeitos por ele que ficou tudo belezinha...

Offline romaosn

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 4
  • "yare yare..."
    • Ver perfil
Re: problemas qnd habilito "efeitos da area de trabalho".
« Resposta #5 Online: 12 de Setembro de 2007, 18:04 »
Olá eu tenho um fx5200...
Habilitei os efeitos da área de trabalho, mas não funfou... :-\
Ae segui as dicas do fórum aqui...

digitei: sudo nvidia-xconfig --add-argb-glx-visuals

a saída do console foi a seguinte:

Using X configuration file: "/etc/X11/xorg.conf".
Option "AddARGBGLXVisuals" "True" added to Screen "Default Screen".
Backed up file '/etc/X11/xorg.conf' as '/etc/X11/xorg.conf.backup'
New X configuration file written to '/etc/X11/xorg.conf'

porém, quando eu habilitei novamente os efeitos, os mesmos problemas persistiram  :(

Alguém teria mais alguma idéia que ajudasse na questão ou algum problema parecido com o meu?

Offline Vintersorg

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 12
    • Ver perfil
Re: problemas qnd habilito "efeitos da area de trabalho".
« Resposta #6 Online: 26 de Setembro de 2007, 11:07 »
Eu tenho o mesmo problema  :'(
Uso uma placa de GeForce 6200 com os drivers devidamente instalados, mas as bordas somem quando ativo os efeitos de desktop do beryl. Já tentei usar o comando sudo nvidia-xconfig --add-argb-glx-visuals, conforme haviam indicado em outro tópico, mas não adiantou.
O que posso fazer?

Offline vinicius_aleao

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.275
    • Ver perfil
Re: problemas qnd habilito "efeitos da area de trabalho".
« Resposta #7 Online: 26 de Setembro de 2007, 12:47 »
É melhor instalar o compiz-fusion. Quanto as bordas das janelas, procurem por "emerald" no Synaptic e instalem tudo o que tiver a respeito que deve resolver. Pelo menos resolveu comigo.

O link aqui do fórum para instalação do compiz-fusion é esse: http://ubuntuforum-pt.org/index.php/topic,21999.0/topicseen.html

Offline carloss

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 69
  • Java Dev
    • Ver perfil
    • Blog
Re: problemas qnd habilito "efeitos da area de trabalho".
« Resposta #8 Online: 19 de Novembro de 2007, 14:40 »
Oi!

essa é minha primeira postagem no fórun..

no meu tbm sumiu as bordas..

estou tentando arrumar..



e o pior é q sumiu do nada..

desliguei de manha..
eqdo liguei de tarde tinha sumido..
o

meio estranho..


alguem tem ideia do q pode ser??

abraço

Offline vinicius_aleao

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.275
    • Ver perfil
Re: problemas qnd habilito "efeitos da area de trabalho".
« Resposta #9 Online: 19 de Novembro de 2007, 22:46 »
carloss, você usa o Gutsy ou o Feisty? Se for o Feisty, instale o compiz-fusion seguindo o tutorial que eu indiquei mais acima, no meu outro post.