Particao cheia... mas não está! - Ubuntu 7.04

Iniciado por autodidata, 10 de Maio de 2007, 20:24

tópico anterior - próximo tópico

autodidata

Pessoal, uso Ubuntu a poucos meses, estou com problema de HD cheio, mas não está!

Já procurei solução não encontrei respostas, alguma boa alma me ajude por favor!

Obs: Não consigo fazer imagem da partição somente dos dados - não quero clonar a partição e muito menos o HD inteiro.

1. Ainda uso dual boot(rwin... e Ubuntu) - estou agora usando o 7.04.

2. Usava o Ubuntu 6.10 em uma partição de 28GB e fazia uma imagem com o True image, tanto das partições fat, ntfs e EXT3 sem problemas, compactado e rapidinho, restaurava(com o mesmo true image) tambem sem problemas, pois o mesmo faz a imagem somente dos dados.

3. No Ubuntu 7.04, quando entro no True Image o mesmo diz que a partção está CHEIA, sendo que vou no GParted e a mesma só tem 4GB com dados.

4. No rwin, o partition magic tambem mostra todo o conteudo da partição ocupada, até o último byte! e não me permite redimensiona-la.

O que tentei:
1. Deletei o dir lost+found, pois andei lendo que o mesmo só da suporte a EXT2 e minha partição é EXT3.

2. Estive lendo sobre symlinks e brokemlinks(não sei se é assim que se escreve) mas não consegui entender muito bem, portanto não deletei eles, porque parece que um desses são links futuros(simbólicos).

3. Tentei redimensionar a partição com o GParted-liveCD mas não consegui fazer o boot.

4. Socorro... help... me ajudem por favor... pois o que não quero é voltar pro 6.10 porque o 7.04 está ótimo!

Se alguem quiser fazer uma boa ação e ajudar um iniciante em Linux eu ficarei muito grato.
Pode ser ajuda direta, algum link ou tutorial que me oriente.

Obrigado!
Quanto mais aprendo mais percebo que nada sei!

autodidata

Resolvi parcialmente o problema:

Usei o LiveCD do Ubuntu 7.04 e redimensionei de 28GB(com o Gparted) para 8GB e fiz a imagem em 6 minutos que ocupou 4.7GB(ainda é muito pois não ficou compactada), deveria ficar com uns 3GB.

Até ai tudo bem, mas continua mostrando os 8GB ocupados, resumindo: partção totalmente cheia!

O que preciso agora é tranferir meu /home para a outra partição de 20 GB com as permissões nomal da própria /home, tem como fazer ?

Toda ajuda será muito bem vinda!

Obrigado
Quanto mais aprendo mais percebo que nada sei!