Autor Tópico: Sugestão pra evitar que ressuscitem tópicos antigos  (Lida 7716 vezes)

Offline gabriel0085

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 577
    • Ver perfil
Sugestão pra evitar que ressuscitem tópicos antigos
« Online: 10 de Maio de 2007, 20:22 »
Ultimamente tenho visto muitos tópicos, encerrados a vários meses, sendo ressuscitados por usuários desavisados, por isso queria dar essa sugestão:

Quando alguém clicar para responder um tópico com mais de 3 meses (ou o tempo que acharem ideal), poderia aparecer uma mensagem avisando que é um tópico antigo, com mais de 3 meses.

Poderia ser como aquela mensagem que aparece quando vamos responder algum tópico, mas ao clicar em "pré-visualizar" aparece um aviso informando que alguém postou uma nova mensagem desde a última visualização do tópico.

------

O que vocês acham? 
         

ginho

  • Visitante
Re: Sugestão pra evitar que ressuscitem tópicos antigos
« Resposta #1 Online: 10 de Maio de 2007, 20:33 »
Acho que isso já acontece.

Offline Perícope

  • Vivendo e aprendendo... Liga dos Dinos
  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 299
    • Ver perfil
Re: Sugestão pra evitar que ressuscitem tópicos antigos
« Resposta #2 Online: 10 de Maio de 2007, 20:59 »
Já acontece, sim. Só não recordo qual a "velhice" do tópico...
Usuário Linux n. 414104 - Usuário Ubuntu n. 3048
| Não tenha pressa: pesquise no fórum primeiro! |

Offline gabriel0085

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 577
    • Ver perfil
Re: Sugestão pra evitar que ressuscitem tópicos antigos
« Resposta #3 Online: 11 de Maio de 2007, 02:34 »
Putz,

acabei de testar, já acontece mesmo, eu não sabia,  :-\.
E o pior é que é exatamente no lugar onde eu imaginava, e quase os 3 meses (120 dias na mensagem)....

--------

Bem, pro tópico não ficar completamente inútil, alguém tem alguma sugestão pra evitar esses casos de tópicos antigos que por descuido são ressuscitados?
« Última modificação: 11 de Maio de 2007, 12:09 por gabriel0085 »

Offline Kamei Hyoga

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.095
  • Ubuntu 11.04
    • Ver perfil
Re: Sugestão pra evitar que ressuscitem tópicos antigos
« Resposta #4 Online: 11 de Maio de 2007, 05:41 »
Trancar?? Mas ae se o cara tivesse algum problema igual, criaria outro problema para o forum... topicos duplicados.


-----------------------

Meu Ubuntu enlouqueceu heheh nao tem mais acentuacao no Opera!!! heheh

Offline alexmatos

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 792
  • Arch Linux / Ubuntu 7.04
    • Ver perfil
Re: Sugestão pra evitar que ressuscitem tópicos antigos
« Resposta #5 Online: 11 de Maio de 2007, 09:05 »
Eu tinha dado a idéia em outro tópico de colocar algum ícone do lado da mensagem (da mesma forma que há o cadeado nas mensagens trancadas). Poderia ser uma caveirinha ou, melhor ainda, aquela plaquinha de túmulo com a inscrição "R.I.P." (rest in peace - descanse em paz em português)

Outra coisa, acho que o aumento dessa prática vinha se dando devido aos tópicos relacionados. Agora que eu vi que eles sumiram!

Offline Imigrante

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 145
    • Ver perfil
Re: Sugestão pra evitar que ressuscitem tópicos antigos
« Resposta #6 Online: 18 de Maio de 2007, 00:26 »
A princípio, sou a favor de tópicos serem "ressuscitados". Na verdade acho que nunca deveriam "morrer"!
Acho que o que acaba prejudicando o fórum é a criação de tópicos repetidos. São eles que acabam "matando" os tópicos mais antigos.
Outra coisa que observei, não só neste, mas nos inúmeros fóruns que freqüento é o fato de por serem inibidos por outros membros, usuários acabam resolvendo criar um tópico repetido para não serem chamados de "coveiros". Estes sim são abomináveis.
Oras, se o que importa é o tempo, e não o conteúdo de um tópico, então que o mesmo se torne bloqueado após atingir uma validade pré determinada. Eu discordo completamente disso!

Devido a este tópico não ter sentido, por se tratar de uma função que já existe configurada no fórum, peço licença ao Gabriel para utilizar a deixa e dar uma desabafada.

Ando deparando-me, assim como vcs, com usuários respondendo tópicos com os seguintes embasamentos:
Acho que;
Parece que não sei;
Ouvi dizer que, mas não sei quem falou, quando e nem por que;

Isto é terrível para a pessoa que esta querendo uma solução para seu problema. Poucas vezes podem ser úteis, mas normalmente atrapalham muito o usuário.

E a coisa vai além disso... Alguns respondem afirmando coisas que estão testadas e comprovadas que não são verdadeiras. Por ignorância, displicência, engano, seja lá qual for o motivo, isso "detona" o fórum.

Pesquisar seria o ideal, a ferramenta de pesquisa do fórum funciona muito bem. Basta que, com bom senso, os tópicos sejam criados com títulos claros e intuitivos, dúvidas sejam postadas com o máximo de informação possível e corretas. E ao responderem um tópico, por favor, informações válidas, concretas e não blá, blá, blá.

Estou colocando estas minhas idéias com a melhor das intenções e torço para que não sejam utilizadas para formarem inimizades, mesmo que hajam discordâncias.
Abraços...
Imigrante

Offline pinduvoz

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.494
    • Ver perfil
Re: Sugestão pra evitar que ressuscitem tópicos antigos
« Resposta #7 Online: 18 de Maio de 2007, 02:03 »
Concordo com o "imigrante" e dou um exemplo. Eu tenho um problema, posto aqui no Fórum e ninguém responde por 120 dias ou mais. Eis que, alguém que sabe muito mais do que eu (o que não é difícil de acontecer) topa com o mesmo problema e o resolve. Achando o meu tópico não respondido, quem agora tem a solução não poderia posta-la porque o meu tópico estaria trancado, ou compulsoriamente aposentado pela idade. Isso não faz nenhum sentido.
:: Linux Registered User nº 439378 ::

arlei

  • Visitante
Re: Sugestão pra evitar que ressuscitem tópicos antigos
« Resposta #8 Online: 18 de Maio de 2007, 11:49 »
Olha pessoal,

eu também acho que os tópicos estão ai para serem ressuscitados sim, mais se for por motivos válidos e não apenas para algum comentário sem propósito como já vi acontecendo. Então acredito que se tiver alguma forma que ajude ao usuário a observar que se trata de um tópico antigo, acho interessante, sendo que no caso achei bem legal a dica do alexmatos de botar uma "lápide" ao lado do mesmo (aqui jaz...)  ;D

T+
Arlei

Offline jomafras

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 2.009
  • 17.04 Zesty Zapus
    • Ver perfil
Re: Sugestão pra evitar que ressuscitem tópicos antigos
« Resposta #9 Online: 18 de Maio de 2007, 20:46 »
Acabei de ver alguém concordando que o Terminal deve ser abolido..."aqui jaz"
O Ubuntu sem dúvida é a melhor Distro.
Pesquise primeiro... só depois abra um tópico.
Canal do YouTube - Blog

Offline alexmatos

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 792
  • Arch Linux / Ubuntu 7.04
    • Ver perfil
Re: Sugestão pra evitar que ressuscitem tópicos antigos
« Resposta #10 Online: 18 de Maio de 2007, 23:12 »
Acabei de ver alguém concordando que o Terminal deve ser abolido..."aqui jaz"

Aí, enquanto nenhum administrador adota a idéia, aqui vai uma palhinha do que você, eu, e muita gente quer ver:



Não sou nenhum artista, então já viu, né? De qualquer forma, fica aí a idéia que eu ainda defendo.

Offline alexmatos

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 792
  • Arch Linux / Ubuntu 7.04
    • Ver perfil
Re: Sugestão pra evitar que ressuscitem tópicos antigos
« Resposta #11 Online: 25 de Maio de 2007, 11:51 »
Pô, fiquei mó tempão fazendo a lápide, espremendo o que tinha de artista dentro de mim e ninguém deu bola! >:(

Offline gabriel0085

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 577
    • Ver perfil
Re: Sugestão pra evitar que ressuscitem tópicos antigos
« Resposta #12 Online: 25 de Maio de 2007, 21:17 »
alexmatos,

tenho que admitir, essa é a mais bela "lápide para ilustrar tópicos antigos" que eu já vi em TODA a minha vida! :D ;D :P   

Citar
A princípio, sou a favor de tópicos serem "ressuscitados". Na verdade acho que nunca deveriam "morrer"!
Acho que o que acaba prejudicando o fórum é a criação de tópicos repetidos. São eles que acabam "matando" os tópicos mais antigos.

Imigrante,

eu discordo um pouco de você nesse ponto. Temos em questão dois problemas distintos:

-A reutilização de tópicos muito antigos
-A criação de tópicos repetidos

A diferença entre as duas situações é muito sutil. Para se definir entre os dois casos a melhor ferramenta é o bom senso. Eu particularmente costumo ver da seguinte forma:

-O problema dos tópicos repetidos só existe no caso de uma dúvida, em que já existe uma reposta no fórum. E com uma simples pesquisa teria sido resolvida.

-Se existe uma nova dúvida que não foi solucionada com a base de dados deve-se então criar outro tópico e não ressuscitar um tópico relacionado.
Ex: Uma dúvida em relação aos modens "agere", no qual não há uma reposta no fórum que resolva o problema. Nesse caso eu não vejo sentido em postar a dúvida num tópico antigo, com uma dúvida diferente, só por tratar-se também de modens "agere".


-Também acho errado que se desenterrem tópicos com dúvidas muito semelhantes, mas que excessivamente antigos. Este excesso pra mim seria acima de 6 meses, pelo simples fato de termos uma distro nova nesse tempo. E é importante que os tópicos, mesmo que com dúvidas semelhantes se renovem. Pois as vezes pequenos detalhes diferentes nas versões do ubuntu podem fazer uma solução quase perfeita não funionar. E também pela tendência de não darmos atenção a tópicos muito antigos numa busca.

--------

Bem, acho que é isso.
Por esses motivos sou contra a ressurreição de tópicos. Mas contra o trnacamento de tópicos antigos também. Sou a favor da lápide ou algo parecido... 

 


« Última modificação: 25 de Maio de 2007, 21:40 por gabriel0085 »

Offline Imigrante

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 145
    • Ver perfil
Re: Sugestão pra evitar que ressuscitem tópicos antigos
« Resposta #13 Online: 28 de Maio de 2007, 07:32 »
alexmatos,

tenho que admitir, essa é a mais bela "lápide para ilustrar tópicos antigos" que eu já vi em TODA a minha vida! :D ;D :P   

Citar
A princípio, sou a favor de tópicos serem "ressuscitados". Na verdade acho que nunca deveriam "morrer"!
Acho que o que acaba prejudicando o fórum é a criação de tópicos repetidos. São eles que acabam "matando" os tópicos mais antigos.

Imigrante,

eu discordo um pouco de você nesse ponto. Temos em questão dois problemas distintos:

-A reutilização de tópicos muito antigos
-A criação de tópicos repetidos

A diferença entre as duas situações é muito sutil. Para se definir entre os dois casos a melhor ferramenta é o bom senso. Eu particularmente costumo ver da seguinte forma:

-O problema dos tópicos repetidos só existe no caso de uma dúvida, em que já existe uma reposta no fórum. E com uma simples pesquisa teria sido resolvida.

-Se existe uma nova dúvida que não foi solucionada com a base de dados deve-se então criar outro tópico e não ressuscitar um tópico relacionado.
Ex: Uma dúvida em relação aos modens "agere", no qual não há uma reposta no fórum que resolva o problema. Nesse caso eu não vejo sentido em postar a dúvida num tópico antigo, com uma dúvida diferente, só por tratar-se também de modens "agere".


-Também acho errado que se desenterrem tópicos com dúvidas muito semelhantes, mas que excessivamente antigos. Este excesso pra mim seria acima de 6 meses, pelo simples fato de termos uma distro nova nesse tempo. E é importante que os tópicos, mesmo que com dúvidas semelhantes se renovem. Pois as vezes pequenos detalhes diferentes nas versões do ubuntu podem fazer uma solução quase perfeita não funionar. E também pela tendência de não darmos atenção a tópicos muito antigos numa busca.

--------

Bem, acho que é isso.
Por esses motivos sou contra a ressurreição de tópicos. Mas contra o trnacamento de tópicos antigos também. Sou a favor da lápide ou algo parecido... 

 



Poxa, não sei por que não recebi notificação sobre as novas postagens deste tópico, será por se tratar do tópico mais fúnebre do fórum?! :-) Brincadeiras a parte... Por acaso estava navegando na sessão e resolvi acessá-lo.

Então Gabriel, eu consigo entender perfeitamente o seu ponto de vista. Mas como não concordo completamente com ele, e também sei que meu ponto de vista não é absolutamente conclusivo, enquanto não me é apresentada uma solução perfeita, continuo apostando no bom senso.
Abraços...
Imigrante

Offline Lex Luthor

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 628
    • Ver perfil
Re: Sugestão pra evitar que ressuscitem tópicos antigos
« Resposta #14 Online: 12 de Julho de 2007, 09:09 »
Vou dar minha opinião (desculpe-me a mensagem extensa). SOU A FAVOR DE "ressuscitar" !

 TODO DIA aparecem usuários novos, que tem a mesma dúvida sobre um certo assunto.

 Se eu tenho uma dúvida no fórum, fiz uma pesquisa, apareceu um tópico com a minha dúvida, só que antigo, mas ele não me atende totalmente, mas o assunto é o mesmo, e este seria o lugar certo. O que eu devo fazer ? Criar um tópico novo ?
 É, para quem está no fórum há muito tempo, vai ver um tópico antigo e pensar: "poxa, essa discussão novamente"... mas quem é novo, toda aquela informação é nova, E ÚTIL, e ele pode adicionar muito mais conhecimento lá.
 É até ilógico pensar que ninguém poderia postar em algo de interesse público que pode ajudar muitas pessoas. É pior ainda você fazer uma procura sobre um assunto, achar trocentos tópicos sobre ele e ter que ir em um por um, e cada um igual a outro, para achar o que é útil ou não. Assim o fórum fica muito extenso e as pessoas acabam ser impelidas a postar sempre novos tópicos sem ao menos ficar procurando.
 Aí vem os administradores e todos ficar dando lição e falando: procure antes de perguntar, etc....

 Não vejo problema nenhum em reutilização de tópicos antigos. O conhecimento não envelhece, só as pessoas. Se alguém acha que um tópico é antigo e não presta mais para se discutir, então o mais lógico é que ele deve ser excluído. Isso mesmo, EXCLUÍDO. Pra que deixar algo lá que não serve pra nada ? Fórum é para se discutir, e se tem algum assunto que não se pode discutir, então não serve para nada em um fórum.

 Já sobre as dúvidas, nenhum conhecimento vem sozinho. Fala-se muito de dúvida em um tópico, dúvida em outro tópico, mas muitos se esquecem que um conhecimento leva a outro. Algumas vezes dá para separar, masa maioria das vezes os assuntos são tão relacionados que não tem como abrir uma nova discussão separada.

 Radicalismo não leva a nada. NUNCA na minha vida vi um conhecimento ficar velho por causa do tempo, e um usuário novo no Ubuntu tem o mesmo direito de postar uma mensagem sobre uma dúvida já existente no fórum  a mais de X meses atrás, que um outro usuário teve o direito aos mesmo X meses atrás, que era novo também...

 Acho que se querem colocar algo como expiração de tópicos, que façam por um motivo claro e objetivo e não por achismos e desejos de só ver assunto novo.
Analista de Redes- Segurança da Informação
Bacharel em Ciências da Computação - UnB
Ubuntu Forever - Compiz Fusion -