Desanimado!!

Iniciado por loc, 08 de Maio de 2007, 09:55

tópico anterior - próximo tópico

loc

Amigos
Estou realmente desanimanto de tentar usar o linux. Não consigo achar soluções ( que não sejam uma lista de comandos de prompt ) para resolver problemas simples.
1- Como atualizo o driver de minha placa de rede? (tenho os arquivos gravados no hd )
2- Como instalo o AVG ( anti-virus )? baixei da internet
Tudo que quero instalar mandam acessar aquele programa de pacotes mas aparece uma lista monstruosa de coisas pra instalar e o meu nao aparece
por favor ajudem
Abs
Luiz

arlei

Olá amigo, seja bem vindo.

Olha não desanima não, principalmente agora que vc esta participando aqui desta comunidade maravilhosa e sempre pronta a contribuir. Pelo que vejo vc parece ser um usuário iniciante então é muito bom começar por aqui.

Estes pacotes que vc se refere são todos programas disponíveis nos repositórios que vc tem configurado ai em seu sistema, a aposto que a lista pode ficar maior ainda, bastando vc adicionar novos repositórios e muito provavelmente irá encontrar o pacote que deseja, apesar de muitas vezes não estarem mesmo presentes, ou pelo menos não na versão desejada.

[EDITED]
Se não encontrar nos repositórios aqui é uma ótima alternativa.
[/EDITED]

É interessante vc informar a versão do seu SO, mais imagino que deva estar usando a última, ou então no máximo a anterior, então segue link para lhe ajudar neste processo de configuração dos seus repositórios.

Versão 7.04 (Feisty) -> http://ubuntuforum-br.org/index.php?topic=18757.0
Versão 6.10 (Edgy)-> http://ubuntuforum-br.org/index.php?topic=13424.0

Quando aos drivers de sua NIC informe também a marca e o modelo para ver se alguém pode lhe ajudar. E quanto ao AVG, bem anti-vírus para Linux, pelo menos ainda por enquanto não se faz necessário, a não ser que seja para verificar maquinas e arquivos do windows, mais se realmente desejar acho que tem outros melhores que vc pode baixar e instalar via APT (apt-get/synaptic - "aquele programa de pacotes").

Então amigo, não desista, afinal poderá contar sempre com esta comunidade. Então sempre que tiver alguma dúvida ou problema, antes de uma pesquisada aqui mesmo, se não encontrar nada que lhe satisfaça abra um novo tópico, mais procurando sempre esclarecer bem e informar sua configuração a respeito.

T+
Arlei

loc

Oi Arlei
Obrigado pela resposta.
Os drivers de minha placa de rede eu já baixei na internet, só não sei mesmo instalar.
Queria também instalar o firefox, pq o que está aparecendo está em ingles. ( ja baixei o portugues da internet também )
A versão do meu ubuntu é a mais nova. 7
Abs
Luiz Otavio

arlei

Cara,

não precisa baixar outra versão do Firefox pra trocar o idioma, basta vc pelo "programa de pacotes" localizar e instalar o pacote mozilla-firefox-locale-pt-br.

Agora quanto a sua placa se vc continuar sem informar o modelo e sobre este programa que vc baixou (é um pacote .DEB, um .tar.gz, ...) dificilmente alguém poderá ajuda-lo.

T+
Arlei

loc

OI Arlei

desculpe.
É um arquivo .tar
A placa de rede é a on board da placa PHITRONICS (phitronics.com.br). Baixei o driver do site.
Aproveitando pergunto: onde acho um tutorial legar para configuração de usuarios? Gostaria de incluir um novo usuario só com direito de acessar a internet e pronto ( tipo lan house )
pode se fazer isso?
Abs

Luiz

rodox12

bom, se voce baixou um tar.gz, provavelmente vc vai ter que digitar algum comando porque deve se o source(os fontes) do driver.

Procure um README dentro deste tar.
Se nao souber ingles, poste o readme aqui que te ajudo, mas provavelmente voce vai ter que extrair o conteudo deste arquivo, entrar na pasta pelo terminal e digitar so comandos
./configure
make
sudo make install...
Temos que fixar o bug #1.

boi

loc, Linux não é Windows, você precisa aprender mais sobre o funcionamento do Linux e do Ubuntu. Esqueça esse driver da placa, para atualizar é só atualizar o kernel, a não ser que não esteja funcionando, e pode também esquecer o antivírus, não é necessário. O firefox pode ser instalado e atualizado pelo apt-get. Enfim, esse seu desânimo não tem razão de ser.

lr.gamito

acho extremamente dificil o ubuntu não ter o driver da placa de rede, a não ser que ela seja uma placa de servidor, tipo IBM, ou uma xing-ling qualquer. mas de qualquer jeito, posta o modelo pra gente, se possivel o FCC-ID, chipset, qqr coisa que facilite a identificação dela... e talvez a solução seja mais simples do que vc imagina...
Quem quer fazer alguma coisa encontra um meio! Quem não que fazer nada encontra uma desculpa!
Dell Inspiron 1525 | Dual Core T4200 | 3GB MEM | 160 GB HD | Ubuntu 10.04

loc

Consegui instalar o fire em portugues atraves dos pacotes. Valeu!
Obrigado.
Qto ao driver da placa de rede, é pq as vezes qdo dou o boot o sistema simplesmente não reconhece a placa de rede... ai achei que poderia ser o driver.
Abs

lr.gamito

Citação de: loc online 10 de Maio de 2007, 09:50
Consegui instalar o fire em portugues atraves dos pacotes. Valeu!
Obrigado.
Qto ao driver da placa de rede, é pq as vezes qdo dou o boot o sistema simplesmente não reconhece a placa de rede... ai achei que poderia ser o driver.
Abs

mas será que reconhece?!?! ou só naum inicia a rede?!?!?
Quem quer fazer alguma coisa encontra um meio! Quem não que fazer nada encontra uma desculpa!
Dell Inspiron 1525 | Dual Core T4200 | 3GB MEM | 160 GB HD | Ubuntu 10.04

boi

Mas, loc, qual o modelo da sua placa? As placas Phitronics são Pcchips remarcadas, mas é preciso saber o modelo, para ver qual é a sua placa de rede.

loc

é a P7V800PRO-M V3.0
Ela não aparece mais nem no setup. Ai qdo desliga a maquina (tira o cabo de força) e liga de novo ela reaparece

.:Shadow:.

Então não tem nada a ver com driver. Pelo que você disse o sistema nem chega a ser carregado e a placa some do setup.
Procure ver se a placa não está com defeitos e troque o slot em que ela se encontra. Pode ser defeito no slot da placa mãe.
Assinatura removida pela equipe do Fórum

loc

mas é só com linux.
Instalei o windows nessa maquina e não deu problema. voltei o linux e voltou o prob.

boi

Você por acaso tem boot duplo? Digo isso porque notei que em algumas placas, se você sai do Windows e vai pro Linux a placa de rede não funciona ou fica com problemas na navegação. Ainda não descobri o que causa isso, mas geralmente é só você desligar depois que sair do Windows, depois ligar o computador de novo e só aí entrar no Linux. Essa placa tem um chipset Via que é bem suportado pelo Linux, é difícil que seja problema com o driver.