Vale a pena atualizar para o Feisty agora?

Iniciado por VB5, 07 de Maio de 2007, 20:23

tópico anterior - próximo tópico

VB5

Pessoal,
estou rodando o Edgy há uns quatro meses, e está tudo perfeito, tudo o que preciso está instalado e funcionando sem qualquer problema.  Justamente por isso, estou com várias dúvidas que não consegui esclarecer sobre a atualização para o Feisty, apesar de várias buscas:
   -- Além do óbvio (versão mais atualizada, etc), há vantagens em fazê-la agora ou é melhor esperar um pouco mais?
   -- É recomendável fazer a atualização pelo Synaptic?
   -- Minha /home não está em partição separada. Posso copiá-la para outro disco e posteriormente restaurá-la no Feisty?
   -- Programas já instalados, como ficam? presumo que a versão mais nova os mantenha, bem como suas configurações (ter que reinstalar tudo, refazer bookmarks e etc. não soa nada animador...) - alguma exceção conhecida?
   Os programas que mais uso são o BrOffice, Gimp, Audacity, Eagle, Gnucash, Firefox, Thunderbird, Gnome-RDP, K3B, Amarok, e o Fgear pra distrair um pouco... nada mais complicado, tipo Beryl ou coisas do gênero.

Agradeço desde já por qualquer esclarecimento que puderem me dar!...

VB5

Ubuntu 10.04 - Semprom 2600+/Asus K8N/1.5 GB RAM DDR 400/GeForce 6200/HDs: 80MB + 320 GB

AlexBR

Rapaz, atualizei do Edgy pro Feisty sem problema algum. Foi a primeira versão do Ubuntu que atualizou bem comigo. Todas as outras vezes, eu atualizava, mas o sistema ficava tão bugado que eu resolvia formatar e instalar do zero. Dessa vez, foi tudo perfeito!

Recomendo! Faça já!

VB5

Alex,

Valeu, isso é animador!...  :D Como você procedeu, usou o Synaptic? E a minha maior questão: agora que o meu sistema está redondinho, não vou precisar reinstalar / reconfigurar tudo?...

VB5
Ubuntu 10.04 - Semprom 2600+/Asus K8N/1.5 GB RAM DDR 400/GeForce 6200/HDs: 80MB + 320 GB

AlexBR

Quando atualizei, fui na linha de comando e digitei update-manager -c -d. Daí.. Ele baixa tudo da net e instala tudo. Você tem que ficar de olho, pois, durante a instalação dos pacotes, você tem que responder algumas perguntas.

Quanto as configurações.. Normal. Fica tudo como está. Você nem percebe direito que ocorreu atualização. :-)

VB5

Alex,

continuando assim, atualizo ainda hoje... de fato, levei cerca de um mês para instalar e configurar tudo como queria, mas depois disso nunca mais nem pensei no Rwindows; meu receio era perder todo esse trabalho e ter que usá-lo novamente até reaprumar o sistema. Você praticamente já me convenceu... mas se não for abuso, pode me confirmar sobre como fica a pasta /home? A sua estava em partição separada ou não?

Obrigado!

VB5

.:Shadow:.

Amigo eu também atualizei a partir do meu Edgy com a home na mesma partição da / (partição raíz).
Sem qualquer problema, todas as configurações se mantiveram e não perdi nenhuma arquivo.
Assinatura removida pela equipe do Fórum

VB5

Shadow,

agora foi...  ;D ;D  Se tiver tempo atualizo hoje mesmo. Essa era uma das maiores preocupações, pois muita gente falava nisso. Obrigado!

VB5

Blues

Você não pode se esquecer da lei de murphy: "se há chance de algo dar errado, então dará errado."

Não se esqueça das dicas de segurança: fazer backup, deixar seu /home numa partição separada e ter o CD do Feisty prontinho, caso algo dê errado e aí você não faz up, mas troca seu sistema pelo mais atualizado.

A minha eu fiz a instalação do zero, nem dei chance pro update e correu tudo muito bem.
Assinatura removida pela Equipe do Fórum

VB5

Bem lembrado, Blues!...  ;D ;D De fato, já tinha decidido deixar para o fim de semana, quando posso ter tempo para fazer isso com calma. Pretendo fazer uma imagem do volume, copiar a /home e tudo o mais. Ao que entendo, fazer a atualização pelo Synaptic ou pelo Terminal dá na mesma; seria apenas mais simples, mas seria possível apenas atualizar ( e não instalar do zero) pelo LiveCD do Feisty - estou certo?...

VB5

IgorM0L

Estou usando o Dapper, daria pra fazer isto tabém?

VB5

Igormol,

pelo que entendi para atualizar parao Feisty é preciso estar rodando o Edgy com todas atualizações em dia.

VB5

Jesus

Fazer uma imagem do disco: vejo que és sensato! E eu, talvez, medroso! Cada vez que uma nova versão sai, mesmo oficialmente, ainda vejo muitas incertezas e necessidades de acertos. Assim, como eu preciso de um computador pra dar conta do recado, sempre prefiro esperar um pouco mais, até a nova versão ficar madura.

Claro que aplaudo os corajosos que são os que ajudam o sistema a evoluir... Um segundo pc, no meu caso, ajudaria a enfrentar essas fases de acertamento de versões novas. Mas, por ora, vou me contentando com o estabilíssimo Ubuntu 6.06 LTS.

IgorM0L

Então, para eu atualizar para o 7 eu teria de formatar e configurar tudo novamente?!

VB5

Jesus,

mais do que sensatez, é experiência...  :(  já me dei mal muitas vezes em mexer no SO, e isso antes do Ubuntu. Talvez eu espere mesmo; está tudo rodando tão bem que dá medo de mexer. E como também não tenho um micro de reserva...

Igormol,

Acho que podes primeiro atualizar para o 6.10 e então para o 7.04. Mas ( vide acima) vai na manha!...   Primeiro backup de tudo ( ou imagem do volume, acho melhor) e só depois arriscar. Daí se não dá certo é só restaurar a imagem e tudo bem.

VB5

Eunir Augusto

Pessoal, meu Edgy tah funcionando bonitinho. Com o Feisty não consegui configurar a net, não sei se por causa do Havaii, sei lah...

O procedimento mais seguro para migrar, na minha modesta opinião, é o seguinte:

- Faça uma cópia de segurança da sua partição Home;
- Crie uma mídia e execute pelo Live CD;
- Inicialize o Pc pela mídia criada;
- Veja se os conflitos existem idênticos aos da versão anterior, ou surgiram novos? No meu caso, surgiram novos, e estou solucionando ao pouco, pelo Live CD msmo, testando;
- Existem duas formas seguras para o update do sistema, sem riscos:

1º) Se vc testou pelo Live CD e seu hardware aceitou o Feisty, e seu backup tá feito, então instala do zero msmo;
2º) Há uma opção de buscar as atualizações do Live CD pro Edgy, só não descobri onde, mas vi isso no synaptic, tenho certeza.

No mais, boa sorte pra vcs, no update. Abraços
Comunidade PCLinuxOS Brasil - Assinatura modificada a pedido do grande amigo Ricardo (rjbgbo)