Problema ao tentar instalar a maioria dos programas!

Iniciado por Anhaca, 06 de Maio de 2007, 03:38

tópico anterior - próximo tópico

Anhaca

É o seguinte: Instalei o Ubuntu junto com o Windows 2003 na minha maquina virtual e deu tudo certo. Acontece que fui tentar instalar uns programinhas pra testar antes de formatar de vez meu PC, eis que me deparo com algo muito esquisito. 90% dos programas da lista (depois de atualizada) aparece a descrição do programa que eu aponto o cursor, e depois da descrição tá assim:

"Este programa é fornecido pela comunidade Ubuntu.
XXX (nome do programa) não pode ser instalado no seu computador. A aplicação requer características específicas de hardware ou o vendedor decidiu não suportar mais o seu tipo de computador (i386)".

Todos os aplicativos que diz que sao fornecidos pela comunidade Ubuntu, diz essa mesma coisa. E se eu tico na caixinha pra instalar o aplicativo, entra uma mensagem de erro dizendo exatamente essa mesma mensagem. Isso acontece com a grande maioria dos aplicativos disponiveis.... todos com essa mesma mensagem. Nao tenho ideia do porque disso. Vale lembrar que ja instalei TROCENTAS vezes o Ubuntu em maquinas virtuais, mas nunca deu esse problema.

Será que tem algo a ver com o fato de eu ter instalado em dual boot com o 2003? acho que nao mas enfim...  ???

PS: O Ubuntu que instalei aqui é o Edgy Eft. o Feisty Fawn ainda ta baixando aki por isso ainda naum instalei (e vou esperar o download acabar pra ATUALIZAR o Edgy da maquina virtual).

paozinho

Olá amigo,

Não sei se vou falar besteira, mas tenho alguns palpites:

1- Por acaso, você instalou o ubuntu 64 bits ??
2- Todos os pacotes estão dando problema ou só esses 90% ai que você disse ? (90% + ou -)

Acho que o windows 2003 não tem nada a ver com o problema...mas creio que a máquina virtual tenha, porque você sabe que ela EMULA um hardware né ?? Ela meio que "inventa" as placas que você tem, de rede, de vídeo e talz. Talvez seja isso, você quer instalar um programa pruma arquitetura...e seu computador FÍSICO realmente é dessa arquitetura, mas a máquina virtual não.

Espero ter ajudado...tchauzinho ^^ beijos ^^

gansinho

nao é por nada, mais nao vale mais a pena particionar o disco e instalar o ubuntu?
A menos que você seja programador e desenvolva em windows e quer testar seus programas no linux, nao vejo utilidade de se ter uma vm...
voce nao precis formatar para particionar... espere baixar o 7.04 e rode o live CD ele deve particionar automaticamente seu hd deixando o windows intacto (a menos que voce mude isso) instalando o ubuntu no seu pc, dessa forma voce podera testa-lo e se nao gostar é só apagar a partição!
espero ter ajudado

Anhaca

Paozinho, eu instalei a versao 32 bits mesmo normal... e nao chegam a ser TODOS nao.... tem uns que sao instalaveis mas poucos... e todos os que naum da pra instalar diz que sao desenvolvidos pela comunidade Ubuntu rsrs

Gansinho... a intenção da maquina virtual é TESTAR se eu vou conseguir fazer o que eu quero no HD real (instalar 2003 e Ubuntu em dual boot), e ver se tudo vai funfar direito.... ja imaginou depois que eu formatar se naum conseguir fazer? como vou vir aqui pedir ajuda? hehe

Mas depois disso o q vou fazer é de fato instalar os dois no HD :)

paozinho

Olá amigo,

Uma coisa legal do Ubuntu, é que ele pode reparticionar....se você tiver um HD com windows ocupando 50gb...você pode redimensionar ele para 30gb e usar 20gb pro Ubuntu....mas lembre uma coisa...antes de reparticionar...faça uma desfragmentação no Windows, se for Linux que você for reparticionar não há necessidade de desfragmentar pois ele já faz sozinho.

=) qualquer coisa estamos ai...

beijos ^^

gansinho

o paozinho disse exatamente o que eu disse explicando melhor, ou seja, voce deveria particionar e testar
e sobre
"a intenção da maquina virtual é TESTAR se eu vou conseguir fazer o que eu quero no HD real (instalar 2003 e Ubuntu em dual boot), e ver se tudo vai funfar direito.... ja imaginou depois que eu formatar se naum conseguir fazer? como vou vir aqui pedir ajuda? hehe"
a maquina virtual não vai testar isso para voce... ela serve para testar outras coisas, mas não isso que voce quer

Anhaca

Gansinho, como não? se voce quer fazer um desenho, vc faz um esboço antes :P
Eu nao tinha certeza de qual SO eu deveria instalar antes, de como particionar, de se daria ou nao certo, e instalando na maquina virtual tirei todas essas duvidas :D

Paozinho, realmente eu TENTEI fazer isso.... mas na hora, o GPArted da erro dizendo que nao foi possivel redimensionar a partição NTFS do Windows e para... e só tinha o Windows e a partição tinha espaço de sobra :O

Darcamo

Só lembrando que você deve desfragmentar a partição antes de tentar redimensioná-la.
Se os arquivos na sua partição estiverem fragmentados você vai ter arquivos "espalhados" na partição e você não vai poder "extrair um pedaço" da partição para criar outra porque vai ter parte dos arquivos do windows nessa parte que você quer extrair.