Autor Tópico: Tem como colocar o Grub em modo gráfico, como no Kurumin? [Resolvido]  (Lida 2359 vezes)

Offline f.viana

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 54
    • Ver perfil
Uso o ubuntu 7, e estou adorando.

Depois de diversas tentativas frustradas de ir para o Linux, e após um namoro sincero com o Kurumin (ainda gosto muito dele), mudei para o ubuntu. Ele é um show!!! De fato, para quem está com Windows nas veias, depois de séculos de uso, não é fácil mudar para o Linux, mas o Ubuntu é um excelente caminho. É o verdadeiro caminho das pedras.

Nessa "travessia", ainda tenho programas que só rodam no Windows, e preciso de um certo tempo para migrar todos eles. Já instalei o Wine e vou começar a testá-lo. Se tudo der certo, apago o Windows. Mas, por enquanto, isso não é possível.

Gostaria, assim, de saber como fazer o Grub (cuja configuração sei que não é fácil) trabalhar em modo gráfico no Ubuntu, como acontece no Kurumin, assim como estender um pouco mais o tempo em que ele fica na tela.
« Última modificação: 03 de Maio de 2007, 21:41 por f.viana »

ChausDevereaux

  • Visitante
Re: Tem como colocar o Grub em modo gráfico, como no Kurumin?
« Resposta #1 Online: 03 de Maio de 2007, 09:25 »
Configuração não é fácil? Eu acho até melhor que o LILO, que o Kurumin usa.

Para colocar uma imagem gráfica no GRUB, é só salvar o imagem desejada em 640x480, em 14 cores! Mais do que isso, não pode. E a imagem tem que ser em formato XPM, se quiser compactar com GZIP (gzip nome-da-imagem), melhor. Isso no GIMP é fácil.

Então, você tem que editar o arquivo /boot/menu.lst e colocar a seguinte linha:

Código: [Selecionar]
splashimage <caminho>/<nome da imagem>
Por exemplo, se eu coloquei a imagem em /boot com o nome imagem.xpm.gz, faço o seguinte:

Código: [Selecionar]
splashimage /boot/imagem.xpm.gz
Aí tem outros detalhes, como a posição da lista (comando viewport), só que eu estou meio sem tempo e não dá pra explicar direito. É só reiniciar e testar.

arlei

  • Visitante
Re: Tem como colocar o Grub em modo gráfico, como no Kurumin?
« Resposta #2 Online: 03 de Maio de 2007, 14:41 »
Ola amigo f.viana.

A versão 2 do grub é em modo gráfico (http://www.gnu.org/software/grub/grub-2.en.html), mais o que vc pode fazer por enquanto é usar o grub-gfxboot no lugar do grub, e isso pode ser facilmente implementado seguindo os passos do link abaixo.

http://planeta.ubuntubrasil.org/post/917

T+
Arlei

Offline f.viana

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 54
    • Ver perfil
Re: Tem como colocar o Grub em modo gráfico, como no Kurumin?
« Resposta #3 Online: 03 de Maio de 2007, 21:41 »
Obrigado, ChausDevereaux e arlei.
Valeu a atenção e as dicas.
Isso é o melhor do mundo Linux!