Autor Tópico: Win2003 + Ubuntu num HD zerado.  (Lida 1652 vezes)

Offline Anhaca

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 28
    • Ver perfil
Win2003 + Ubuntu num HD zerado.
« Online: 03 de Maio de 2007, 04:47 »
Pois bem. Eu atualmente uso o WIndows 2000 no meu PC mas pretendo mudar para o linux Ubuntu que eu ja venho ha uns 7 meses usando na maquina virtual pra aprender a mexer. No entanto como aki em ksa só eu quero usar o Linux, tenho que instalar ele em "segundo plano"... com isso quero dizer, Instalar o Linux Ubuntu e o Won2003 Server (pois nao mais usarei o 2000) juntos, mas de forma que a opção "padrao" de inicialização seja do Windows, pra que não haja reclamações aqui hehe.

Por onde começo? Preciso entender todos os passos pois eu me perco fácil com essas coisas de partição hehe. Suponhamos que acabei de dar format F: no meu HD e ele esta zerado, entao eu inicializo pelo CD do Ubuntu e instalo ele normalmente certo? depois que o Ubuntu esta instalado, o que fazer exatamente?


MSN: lahfabri@hotmail.com

Offline samuelbh

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 582
    • Ver perfil
Re: Win2003 + Ubuntu num HD zerado.
« Resposta #1 Online: 03 de Maio de 2007, 10:03 »
O recomendável é você instalar o Windows primeiro eu recomendo separar seu HD em 4 partições (Ex: Se ele tiver 80GB, pode ser 20 para Windows, 20 para Ubuntu, 39,5 para downloads e arquivos importantes e 0,5 para Swap).
Depois de instalado, intale o Ubuntu em outra partição e  ele automaticamente instala o GRUB (se você sleecionar), que automaticamente cria um seletor de boot para os sistemas. Em seguida, você deve configurar para que o Windows seja o sustema default, deixando junto a ele a linha "default=0" (sem aspas) no arquivo que estiver no diretorio /boot/grub/menu.lst.
Assinatura removida pela Equipe do Fórum

Offline Anhaca

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 28
    • Ver perfil
Re: Win2003 + Ubuntu num HD zerado.
« Resposta #2 Online: 04 de Maio de 2007, 15:53 »
OK, mas entao suponhamos que o HD ta zerado, e eu vou instalar o Windows 2003.... como eu particiono ele nesse ponto? posso simplesmente instalar, e deixar pra reparticionar tudo com o GPARTED depois? Afinal, o Windows nao vai criar partições ext3 nem linux-swap... o que eu faço entao?


MSN: lahfabri@hotmail.com

Offline samuelbh

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 582
    • Ver perfil
Re: Win2003 + Ubuntu num HD zerado.
« Resposta #3 Online: 04 de Maio de 2007, 17:15 »
Bem, eu não conheço a instalação do Windows 2003, mas se tiver duvida, usa um livecd de Linux e faz o particionamento com ele. Depois instale o Windows 2003 e em seguida o Ubuntu.
Assinatura removida pela Equipe do Fórum

Offline Anhaca

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 28
    • Ver perfil
Re: Win2003 + Ubuntu num HD zerado.
« Resposta #4 Online: 04 de Maio de 2007, 17:54 »
Ahhh Entendi.... mas tem como abrir o particionador do LiveCD, particionar e NAO instalar o Linux (sair e instalar o Windows antes)?


MSN: lahfabri@hotmail.com

Offline samuelbh

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 582
    • Ver perfil
Re: Win2003 + Ubuntu num HD zerado.
« Resposta #5 Online: 07 de Maio de 2007, 10:43 »
Claro! Se for usar o Ubuntu, é só cancelar o processo depois de particionado.
Assinatura removida pela Equipe do Fórum