Olá colegas,
Tentei instalar o Ubuntu 7.04 e o Dapper versóes amd64. Porém náo iniciava o live CD (check sum ok) só ficava no shell, tentei um recoveryCd recomendando no site do ubuntu ficava do mesmo jeito travava no STARTX. X algo assim, como sou iniciante em Linux, abandonei o Ubuntu e tentei o cd do Xubuntu peguei a versao amd64 mesmo mas Feisty. Tudo bem o liveCd funcionou entáo decidi fazer a instalaçao dualboot com XP. Aconteceram vários problemas
As 3 particoes do XP nao encurtavam pra caber o Linux.
Os arquivos que eu conseguia ler pelo liveCd no xubuntu não conseguia copiar (tudo bem - ele nao estava instalado) assim destrui a particáo do XP e seu Swap e só fiquei com a de dados pessoais (sda5)
Instalei entao o xubuntu
swap 2179 -
ext3 /boot - 2179
ext3 para - 32Gb`
sda5 /media/disk1 eu acho ficou com meus docs do XP 23mb
Na hora de Instalar no HD sata, notei que havia a opçao avançada de definir (hd0,6) só que isso deu um erro FATAL e instalação abortou para o LiveCD.
Depois disso reiniciei dei boot pelo HD e caiu no Grub dando 10 sec para dar ESC ou escolher no menu. Deixei passar a máquina TRAVA e o teclado fica piscando,o monitor fica preto e HD parado.
Dei RESET escolhi a RECOVERY MODE ou algo assim e ai caiu no shell, depois dei STARTX (institivamente) e o ubuntu iniciou como root. Entáo dei logoff e mudei de usuario, sei lá cada hora a coisa muda.
Tentei GDM também entra no Ubuntu só que com tela
AMARELA, náo estou entendendo mais nada.
Tentei mexer no GRub mudado a opçao (hd0,6) para sda0,6 - porque o HD é SATA. e os outros estao com sda0-n.
Ai o Grub deu erro 23 e náo consigo dar boot sem passar por todo esse processo difícil.
Estou também notando que náo consigo acertar o relógio ele só me dá opçao de mudar pra digital ou LED estilo.
Há uma lista enorme de programas instalados mas só tenho uns 8 no menus, eu preciso grava umas imagens de DVD que estáo nos meus docs do XP e náo sei como fazer isso, onde estáo os aplicativos? É tudo tela preta com mil parämetros complicados?
Será que alguém de dá umas dicas, já estou lendo há duas semanas e náo achei soluçao...
Adam