Autor Tópico: Manutenção do Sistema  (Lida 3559 vezes)

Offline lonstile

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
Manutenção do Sistema
« Online: 28 de Abril de 2007, 18:15 »
Opa blz pessoal?!  ;)
No windows periódicamente fazemos uma "manutenção" no sistema como limpeza de registro, desfragmentação do disco, limpeza de arquivos temporários e etc... No linux qual o procedimento p/ a manutenção do sistema? Existe algum programa ou não é necessário?

Agradeço desde ja! flw!  :D

Offline VB5

• Usuário Ubuntu
  • *
  • Liga dos Dinos
    • Ver perfil
Re: Manutenção do Sistema
« Resposta #1 Online: 28 de Abril de 2007, 18:34 »
Bem-vindo ao mundo Linux, Ionstyle... e esqueça tudo isso  ;D !  O Linux não usa registro, não fragmenta o disco, e quanto a arquivos temporários, acho que o máximo é de vez em quando limpar a pasta /tmp (a minha até hoje tem uma meia dúzia de arquivos, se tanto!). Ah, esqueça também o anti-vírus... não precisa.
De todo modo, sei que esta pergunta já foi respondida aqui. Faça uma busca pelo assunto (procure sempre no fórum e no Guia Dapper antes de postar; isso ajuda a diminuir as questões repetidas)e veja o que os gurus têm a dizer - sou só iniciante...  Mais uma vez, bem-vindo!

VB5
Ubuntu 10.04 - Semprom 2600+/Asus K8N/1.5 GB RAM DDR 400/GeForce 6200/HDs: 80MB + 320 GB

Offline clcampos

• Administrador
  • Usuário Ubuntu
  • .:: User Linux #439596 ::.
    • Ver perfil
« Resposta #2 Online: 28 de Abril de 2007, 18:47 »
A pasta /tmp é limpa a cada boot.
Cristiano/Timóteo - MG
.: Como Fazer Perguntas de Forma Inteligente :.                
Com dúvida? pesquise!

Offline VB5

• Usuário Ubuntu
  • *
  • Liga dos Dinos
    • Ver perfil
« Resposta #3 Online: 28 de Abril de 2007, 19:03 »
Valeu, aprendi mais uma!...  ;) ;)  Mas a minha pasta /tmp contém algumas pastas ( 2 do root), a maioria vazias ou com apenas um link, e 3 arquivos. A maior parte disso parece se referir a programas instalados há tempo, como o k3b, codecs, etc. Podem / devem ser apagadas ( afinal, não ocupam espaço...)?

VB5
Ubuntu 10.04 - Semprom 2600+/Asus K8N/1.5 GB RAM DDR 400/GeForce 6200/HDs: 80MB + 320 GB

Offline lonstile

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #4 Online: 28 de Abril de 2007, 20:26 »
Bem-vindo ao mundo Linux, Ionstyle... e esqueça tudo isso  ;D !  O Linux não usa registro, não fragmenta o disco, e quanto a arquivos temporários, acho que o máximo é de vez em quando limpar a pasta /tmp (a minha até hoje tem uma meia dúzia de arquivos, se tanto!). Ah, esqueça também o anti-vírus... não precisa.
De todo modo, sei que esta pergunta já foi respondida aqui. Faça uma busca pelo assunto (procure sempre no fórum e no Guia Dapper antes de postar; isso ajuda a diminuir as questões repetidas)e veja o que os gurus têm a dizer - sou só iniciante...  Mais uma vez, bem-vindo!

VB5

Vlw mesmo amigo!
acho que depois de saber disso não volto mais pro ruindows!  :D

Offline VB5

• Usuário Ubuntu
  • *
  • Liga dos Dinos
    • Ver perfil
« Resposta #5 Online: 28 de Abril de 2007, 20:44 »
Eu não volto...  ;D Já encontrei no Ubuntu todos os programas que uso normalmente, inclusive editor de de áudio, de imagens, de HTML, gerenciador financeiro, linguagem de programação, e até um simulador de vôo!... pra citar só uns poucos. Voltar pra quê?... Vá em frente, não desanime com pequenas dificuldades (o pessoal tá aqui para ajudar!) e não se preocupe que não demora não: em menos de dois meses você vai estar totalmente à vontade no Linux.

VB5