Autor Tópico: Parabéns aos que aculturam essa comunidade!  (Lida 9818 vezes)

Gmendonca

  • Visitante
Parabéns aos que aculturam essa comunidade!
« Online: 24 de Novembro de 2005, 11:40 »
Pessoal,

Primeiramente eu gostaria de iniciar me desculpando caso tenha errado a categoria para esse post, mas foi a que achei mais pertinente, pois não confunde as questões de ordem técnica!

Em segundo lugar, gostaria  dizer que não conseguí ser ausente e me sintí na obrigação de parabenizar à todos os que administram esse fórum assim como os que participam do mesmo. Abaixo fundamentarei a minha imensa satisfação em conhecê-lo.

Apesar de estar no mundo tecnológico há mais de 10 anos, quando dos princípios da utillização em masa dos PCs, até épocas recentes (um mês), nunca tive despertado o interesse pelo linux, pois sempre acreditei que seria um sistema voltado para usuários avançados em programação, e em partes continua sendo.

O fato é que sou iniciante, e como todo ele, tenho 1001 questões, embora 99% sejam de ordem cultural, temos que aceitar que geram inúmeras outras de ordem técnica.

Estimulado por um amigo a conhecer o linux, procurei conhecer antes algumas Distros que satisfizessem as minhas necessidades.

Instalei o Fedora Core 4, que de início me deixou bastante motivado a estudar o linux, pois tinha um ambiente gráfico e de fácil entendimento, bom... como falei, isso foi apenas a primeira impressão, pois também era a primeira distro que havia instalado.

Ao perceber que minha placa de vídeo NVIDIA, Placa de Som Impressora e outros dispositivos não havia sido reconhecidos, foi que vi que precisava realmente "meter a mão na massa" e procurar saber como deveria fazer pra instalá-los, daí veio a decepção, não encontrei comunidades em português que me facilitassem a compreensão dos termos técnicos.

Então, ainda estimulado a continuar a minha saga para migrar para o linux, fui apresentado ao Kurumim 5.0 - live Cd, "testa e se der certo depois instala" me disseram, pois bem, foi o que fiz e de cara ele reconheceu tudo, todos os devices, e  o que mais eu queria, mas... minha animação durou pouco, pois eu havia feito a configuração para que o lilo gerenciasse meu boot e o danando do "ÍNDIOZINHO" não entendeu minha lígua e não gravou as configurações. Ao fazer o BOOT a surpresa Boom! Lá tava eu sem ter como entrar no meu Windows XP, desespero total, pronto, meus arquivos, minhas planilhas, relatórios de trabalhos etc, etc, etc... então fiz o mais provável, pesquisas no google, li uma montanha de textos que parecia mais estar escrito em "aramaico", pois eu não entendia bulhufas, Kernel? SUDO? apt-get? enfim, que seriam essas palavras? Onde usá-las? Pois bem, quem me salvou foi o tio Bill, que tem em seu site uma maneira para recuperar o MBR, que até então não sabia nem que existia.

Ainda motivado, após ter recuperado meu Windows, porém não acessava o Kurumim, decidí  voltar aos fóruns e questioná-los sobre como poderia continuar a utilização do mesmo, nossa, daí a segunda decepção, vi um post de um outro iniciante sendo "esculaxado" por alguém que se acha o pai de todas as ciências tecnológias, o cara só não foi mais snob porque era um só. Pensei, "não vou postar nada aqui, não conheço a fundo e acredito que não haja espaço para iniciantes "REAIS" no mundo linux"!

Daí foi repetitivo, comecei a procurar por distribuições LIVE CDs, assim eu poderia testar, estudar e depois instalar. Só para vocês terem idéia de como eu não sabia nem onde estava pisando, instalei Slackware, RedHat, etc... ou seja, depois que tive todas as dificuldades do mundo é que fui informado que eram mais difíceis ainda, pois eram voltadas pra servidorees e tal.

Foi então que conhecí o UBUNTU, que de início me assustou pelo nome, mas ao quebrar a barreira inicial, vi que era uma distro maravilhosa, com ambiente para qualquer "Usuário Desktop" utilizar. Muito bem trabalhado graficamente, discreto, sóbrio e com um tom de leveza nas imagens.

Atualizações automatizadas e outras facilidades que fazem a diferença sim, pois o que queremos é tornar cada vez mais difundida a utilização do sistema, e para isso, precisamos satisfazer as necessidades dos usuários mais leigos.

Exposta a minha saga e dito quanto me frustrei em toda ela, queria deixar registrado que ter conhecido UBUNTU me deixou satisfeito e extremamente feliz com a sua organização e compatibilidade com o hardware, mas, o motivador principal da minha decisão em adotá-lo foi realemnte passear por esse fórum, que parece existir pessoas normais, e os que têm conhecimentos mais privilégiados realmente só postam com o objetivo de ajduar!

Realmente vocês estão de parabéns, sei que nem todo mundo gosta de desafios como eu e desistem na primeira dificuldade, mas acredito ser exatamente nessa faixa de usuários que o linux perde espaço e cria uma má imagem com o boca-a-boca gerado.

Muito obrigado à todos vocês que estruturam e aculturam essa comunidade com o verdadeiro espírito UBUNTU, pois assim caminham para que cativemos mais adeptos ao sistema !

Gustavo Mendonça

Offline galactus

  • Equipe Ubuntu
  • Usuário Ubuntu
  • *****
  • Mensagens: 4.683
    • Ver perfil
Parabéns aos que aculturam essa comunidade!
« Resposta #1 Online: 24 de Novembro de 2005, 13:43 »
Mas isso eu já digo a a algum tempo.

A comunidade do Ubuntu é melhor que ele!

Nunca ví nehuma outra comunidade de uma distro Linux ser tão prestativa e realmente querendo ajudar o próximo, digo, companheiro Ubuntista. Também já tentei várias distros até descobrir o Ubuntu. Pontos fortes e fracos todas as distros têm. Mas o que nenhuma outra têm é uma comunidade como esta. Espero que os desenvolvedores do Ubuuntu continuem com essa maneira de ação. Nunca vi uma comunidade tão ativa junto aos desenvolvedores do produto, e muito menos os desenvolvedores dando tanto ouvido a comunidade.


Isso tem contagiado a todos os membros da comunidade, vejam o exemplo da escolha do novo Logotipo do Fórum. Em quantos outros Fórums vocês puderam participar fácil e decisivamente para à escolha da logomarca do Fórum?

Tenho tido alguns problemas com o Ubuntu, como todos aqui acho que têm algum problema. Mas o que não me fez desistir foi o fato de vários colegas do Fórum prontamente me ajudarem assim que pedi ajuda e não ficarem me atirando pedra e me mandando me virar sozinho para resolver o problema.

Fato este que acontece aos montes em outras comunidades. Tenho fé que isto nunca venha a aconteceer com esta comunidade, porque senão o Ubuntu estará fadado a se tonar apenas mais uma Distro no meio de tantas outras.

Parabéns pra gente!!!!

Que todos os Ubuntistas permaneçam assim!

E tenho dito!!!!!



:)
Kubuntu 21.10 / Linux Mint XFCE 20.2

spitfire

  • Visitante
Parabéns aos que aculturam essa comunidade!
« Resposta #2 Online: 24 de Novembro de 2005, 13:59 »
realmente isso (este forum) foi q me motivou também a pesquisar sobre o Ubuntu e espera chega os cds pra instala em casa...
concordo com vc Gmendonça, mtas pessoas q se acham os melhores hackers esnobam as outras pessoas e falam mtas besteiras. Isto faz com que elas não tenham curiosidade em aprender/usar linux .... foi assim comigo.
Td bem q (aprendi isso aki também) não se pode querer td de mão beijada, mas no começo td é mto dificil, mtos nomes, coisas pra 'decorar' e etc, e começar sozinho desde o começo sem ajuda nenhuma fica mto dificil =)

Offline tH.

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 64
    • Ver perfil
Parabéns aos que aculturam essa comunidade!
« Resposta #3 Online: 24 de Novembro de 2005, 16:16 »
Se iniciar no linux é sempre frustrante, pelo menos pra mim foi, é a minha segunda 'iniciacao' no linux e sempre tive problemas pra botar a internet pra funcionar(q eu acho muito frustrante pq vc tem ficar indo no windows pra epsquisar na internet e voltar pro linux) primeiro no meu Lucent "Winmodem" e agora no meu modem adsl q tava conectado em usb e nao tem jeito de funcionar e depois comprei uma placa de rede que o driver nao tinha driver q funcionasse, mas fiquei alguns dias pesquisando na google,forums e irc até encontrar uma alma que me ajudou.
 O negocio é que o pessoal ja tem essa ideia de que o linux é pra usuario avancado, "nerd", mas na verdade qualquer pessoa com conhecimentos medianos se vira, é só nao desistir no comeco que geralmente vc acha alguma coisa q é só vc copiar e colar que resolve seu problema.
 Nessa caminhada vc vai encontrar muita gente que usa debian ou slackware só pra tirar onda e se acha Deus, mas tambem gente muito prestativa, que parece que tem em bom peso na comunidade Ubuntu, acho que a filosofia atras do ubuntu atrai esse tipo de pessoas.

Offline LaSSarD

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 1.144
    • Ver perfil
Parabéns aos que aculturam essa comunidade!
« Resposta #4 Online: 24 de Novembro de 2005, 18:54 »
A comunidade que o Ubuntu tem é gerada desde o momento que a pessoa clica no botão para os CDs serem enviados até o momento que ela os recebe na sua casa sem custo algum. À partir dali ela se sente obrigada em fazer algo para agradecer, e muita gente escolhe ajudar os outros :)

O importante aqui é a troca de conhecimentos e não medir conhecimentos. Cada um entende mais de determinada área, ninguém faz nada sozinho ;)

Ah, a seção tava errada sim :mrgreen: Notícias é para postar novidades sobre o mundo do Ubuntu e tal ;)
desculpem as mensagens não respondidas, mas eu tô afastado há mais de ano...
um dia eu volto ;)

Offline RC2006

  • Usuário Ubuntu
  • *
  • Mensagens: 820
  • Ubuntu 10.10
    • Ver perfil
Parabéns aos que aculturam essa comunidade!
« Resposta #5 Online: 25 de Novembro de 2005, 14:15 »
O bom do Ubuntu é que transmite a filosofia que prega. O fato de enviar CDs e não cobrar nada porisso faz a gente se sentir na obrigação de ajuda-lo, de fazer alguma coisa que está ao nosso alcance. Acho que é isso que faz o fórum ter gente tão disposta e interessada em ajudar o próximo. Não se nota uma discriminação entre os usuários, coisa que não acontece com algumas distros.
Só como exemplo, tem uma distro que só libera de imediato para download  a versão final para sócios do seu clube e só depois de um bom tempo, para os usuários não pagantes. Depois de instalar a distro, um simples pedido de auxilio online para repositórios oficiais para instalar um plugin (flash),vem a mensagem - só membros do clube tem acesso a esse arquivo, registre-se. Existem vários tipos de sócios: prata, ouro, etc o que torna válido dizer: somos todos desiguais.
Nada contra a maneira de ser de cada firma. Mas a atitude dos criadores do Ubuntu é mais simpatica e demonstra um espirito de distribuição de conhecimentos e igualdade para todos tornando contagiante.
HP All-in-one 4GB HD760 - windows7 home premium - Netbook Asus 1005PEB - Windows 7 - Ubuntu 11.04
Macbook branco 13.3" 2gb 160HD - Mac OS X 10.6 - Tablet Asus Eee Pad Transformer com dock - Android 3.2

spitfire

  • Visitante
Parabéns aos que aculturam essa comunidade!
« Resposta #6 Online: 25 de Novembro de 2005, 14:30 »
eh msm RC2005, comigo tah sendo assim... hehe...
por isso to ajudando em traduções lá no rosetta =)