Autor Tópico: Instalando moldem DSLink 180U no Ubuntu 7.04  (Lida 3671 vezes)

Offline Ti

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
Instalando moldem DSLink 180U no Ubuntu 7.04
« Online: 24 de Abril de 2007, 16:07 »
Oi,
Eu não sei se é ignorância minha ou se é problema do sistema (o mais provável é que seja a primeira opção), mas eu estou tentando instalar meu moldem DSLink 180U, porém quando acesso as configurações de conexão não consigo fazer nada. Digo, o sistema não reconhece a existência do moldem (me falaram que reconhecia automaticamente).
Não sei se estou conseguindo ser clara, mas basicamente é isso. Qualquer coisa eu tento apertar a tecla sap. ^^
Obrigada.

Offline Diego Marcelino

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
Re: Instalando moldem DSLink 180U no Ubuntu 7.04
« Resposta #1 Online: 24 de Abril de 2007, 16:36 »
Bom não tenhu certeza!

mais para internet Adsl digita-se o  comando pppoeconf(se não me engano é isso)
no root, como configurar o modem eu não sei!!!!

Offline Ti

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #2 Online: 24 de Abril de 2007, 18:38 »
Ok... Sem vergonha de assumir sua ignorância.......

Bom, o negócio é o seguinte: Eu instalei o Ubuntu 7.04 esta tarde depois de uma vida inteira usando Windows (e olha que até o Windows eu sou meio imbecil). Então, depois de pesquisar no nosso amigo Google eu não achei nenhuma solução (entendível) para a instalação do maldito moldem, apenas reclamações e mais reclamações.

Então, alguém com disposição, por favor, pode me dizer como devo proceder?

Como disse anteriormente, antes de instalar, me disseram que o Ubuntu reconheceria minha internet automáticamente, se não seria apenas questão de configurar no manual. O problema é que quando eu ligo o molden (USB), o sistema não reconhece que tem um dispositivo espetado ali...

=/

Offline Ti

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #3 Online: 24 de Abril de 2007, 19:24 »
Ok.... Achei um tutorial que parece aceitável... Se der tudo certinho eu o posto aqui

^^

Agora só me respondam como é que eu faço para acessar o root?

Offline Etori

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #4 Online: 24 de Abril de 2007, 20:44 »
Ti, é o seguinte: DsLink 180u é de conexão USB e por isso o Ubuntu ou qualquer outro sistema não o reconhecerá até que seja instalado o driver correto para isso. Contudo, a fabricante deste modem não dá suporte para Linux.

Mandei um e-mail para eles e me ligaram dizendo que não há como funcionar no Linux.

Há alguns usuários que postaram algumas técnicas para fazer instalá-lo, mas mesmo eles advertem que há poucas chances dele funcionar.

O que podes fazer e é o caminho certo, é comprar um modem router, hoje na casa dos 130 a 150 reais e que já dá suporte a ADSL2. Configurando este modem como roteador, a internet funcionará no Ubuntu ou em qualquer outro sistema operacional.

Com o roteador você não precisa mais ficar discando toda vez que liga o computador, porque o modem é que conecta e lhe atribui o IP. Ele funciona com DHCP.

Fica agora para você decidir.

Um abraço!
Apaixonado pelo UBUNTU como você!

Offline Fat Cat

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #5 Online: 28 de Abril de 2007, 02:10 »
Gente ate que e facil a instalação, faz assim por padrão o linux reconece todos os modens adsl, ja "usb" num sei mas o tente isso e vai dando sim
suso pppeoconf.

Offline Ti

• Usuário Ubuntu
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #6 Online: 28 de Abril de 2007, 12:07 »
Tá... Ok... Vamos com calma....

Tem um monte de gente aqui em casa gritando pra mim instalar o Windows de volta. Eles tão quase me convencendo...

Como disse essa é a minha primeira experiecia com Linux... Me xinguem a vontade (só não precisa postar)

Então, alguém pode me dizer onde é que eu tenho que colocar esses códigos!??!?!?!?
Eu tô quase louca já

Vejam só o tutorial que eu peguei:
Etapa 1 - Baixar os programas e drivers necessários

Para iniciar o processo de instalação é necessário um driver, os arquivos de sincronização do modem e o pacote rp-pppoe.

O driver chamado eciadsl-usermode pode ser baixado no seguinte endereço:
•   http://eciadsl.flashtux.org/download/eciadsl-usermode-0.11.tar.gz

Os arquivos de sincronização podem ser baixados aqui:
•   http://eciadsl.flashtux.org/download/eciadsl-synch_bin.tar.bz2

E o rp-pppoe normalmente vem em sua distribuição, mas em todo o caso, o endereço é o seguinte:
•   http://www.roaringpenguin.com/penguin/pppoe/rp-pppoe-3.8.tar.gz

Após os downloads (por meio de outro sistema) você está pronto para o próxima etapa.

Etapa 2 - Iniciar a instalação de pacotes e drivers

Bem, aconselho estar logado como root para não ser necessário a entrada de senhas a cada passo.

Como root, abra um terminal (konsole, etc) e navegue até onde foram salvos os pacotes. O primeiro a ser instalado tem de ser o driver eciadsl-usermode.

Descompacte o pacote com o comando:

# tar -xzvf eciadsl-usermode-0.11.tar.gz

Entre na pasta:

# cd eciadsl*

Depois dê os seguintes comandos:

# ./configure
# make
# make install

Depois de instalado, descompacte os arquivos de sincronização (eciadsl-synch_bin.tar.bz2) para a pasta /etc/eciadsl com o seguinte comando:

# tar jxvf eciadsl-synch_bin.tar.bz2 -C /etc/eciadsl

Agora é a vez de instalar o rp-pppoe. No terminal, navegue até a localização do pacote compactado. Descompacte com o seguinte comando:

# tar -xzvf rp-pppoe-3.8.tar.gz
# cd rp-*

e finalmente instale com o comando:

# ./go-gui

Depois serão abertas duas janelas, feche-as.

Pronto, agora iniciaremos a etapa 3 de configuração.

OBS: Se em seu sistema já houver o pacote rp-pppoe instalado, não será necessária a instalação do mesmo como descrito acima.

Etapa 3 – Configurações

Bem, se até agora tudo está funcionando, não se anime tanto, este modem é traiçoeiro, tome cuidado com a ansiedade!

Com o Modem DESLIGADO (DESCONECTE SEU MODEM DO PC), abra o terminal (tudo como ROOT) e dê os seguintes comandos:

# mknod /dev/net/tun5 c 10 200
# ln -s /dev/net/tun5 /dev/net/tun

Feito isso, agora iniciaremos a configuração do driver. Ainda no terminal (como ROOT):

# eciadsl-config-tk

Com isso você abrirá uma janela para configuração. Na parte superior digite sua senha e nome de usuário e preencha os campos com os seguintes dados:

VPI/VCI = Neste, minha ajuda é limitada já que muda conforme o provedor, aconselho que olhe em seu discador no Windows, no caso do speedy em São Paulo, o números são 8, 35 respectivamente.

No campo:

Select your modem = Selecione OTHER
Chipset = GS7470
VID1/VID2 = 1690
PID1/PID2 = 0212
Alt Synch = 5
Alt pppoeci = 14 Select a PPP mode = VCM_RFC_1483_BRIDGED_ETH

Não se esqueça de selecionar a opção Use DHCP.

Feito isso Clique em CREATE CONFIG, irá abrir uma janela, nela clique em QUIT.

Depois reabra o eciadsl-config-tk no terminal.

Voltando a nossa querida janela, clique em CHANGE SYNCH .BIN FILE (ONLY IF DRIVER HANGS UP) e escolha a opção: gs7470_synch06.bin.

Não se esqueça de preencher novamente o campo da senha somente por segurança caso ele tenha limpado o campo.

Depois clique em Change synch .bin e depois em Create config! novamente abrirá uma janela e nela clique em QUIT.

Agora conecte seu MODEM ao COMPUTADOR!

No terminal dê o comando:

# modprobe tun

Em seguida digite:

# eciadsl-start

Isso irá fazer com que seu modem sincronize (isto pode demorar alguns minutos). Se tudo der certo, confirme digitando ifconfig no terminal, verifique se aparece a interface tap0.

Feito isso, falta configurar o rp-pppoe:

# pppoe-setup

Ele irá te perguntar seu nome de usuário, configure isso, depois quando ele perguntar a interface, digite tap0.

Servidor DNS = muda conforme a operadora; para o speedy em São Paulo, os DNS's são os seguintes:

DNS1 = 200.204.0.10
DNS2 = 200.204.0.138

Digite sua senha quando pedido, depois a confirme, logo após isso segue a configuração normal, em firewall digite a opção 1, depois ele irá perguntar se quer mesmo salvar a configuração, digite y depois dê ENTER.

Feitos todos os passos, a configuração está pronta, passe para a próxima etapa.

Etapa 4 - Divirta-se!

Bom, agora você já está na reta final, se tudo deu certo até aqui, não se anime tanto assim, este modem é imprevisível!

Para se conectar agora digite no terminal como ROOT:

# pppoe-start

Se aparecer conected, abra o navegador e verifique, se não deve haver alguma etapa ou número que em sua localização deve ser diferente.

Para se conectar normalmente é necessário três comandos, sendo que eu aconselho que pelo menos dois sejam adicionados na inicialização, mas isso já muda de distro para distro.

Os comandos são:

# modprobe tun
# eciadsl-start
# pppoe-start

OBS: SE algo der errado na sincronização (eciadsl-start) dê o seguinte comando para ver o que aconteceu:

# eciadsl-doctor

Este tutorial foi feito baseado nos seguintes sites:
•   http://eciadsl.flashtux.org/index.php?lang=en
•   http://forum.slackware-brasil.com.br/viewtopic.php?t=4584...

Com a maior participação do segundo, embora alguns valores fossem diferentes para minha região e meu SuSE 10.1.

Mesmo quando funcionar, aconselho que compre um modem de verdade, que funcione de forma independente (modens ligados na placa de rede), pois a velocidade destes são maiores que o Dslink 180u, embora funcione igual ao Windows.

Agora o que eu preciso é que alguém me diga onde eu devo inserir esses códigos e comandos.
Por favor, façam uma pessoa (que está precisando da sua internet) feliz!